📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Do Céu ao Inferno

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Neste fim de semana de março o FC Porto e o SL Benfica jogavam dois jogos decisivos nas aspirações europeias de ambas as equipas. O jogo do SL Benfica era teoricamente mais fácil, jogando em casa contra os finlandeses do Cocks, enquanto o FC Porto ia jogar a Espanha num complicado jogo frente ao Granollers.

Comecemos pelo jogo do SL Benfica. Podia colocar aqui a análise da primeira parte do jogo da semana passada, na Finlândia, porque a história foi praticamente a mesma. O ponta-esquerda e capitão da equipa da Luz, João Pais, inaugurou o marcador aos dois minutos. Ambas as equipas demonstraram uma enorme dificuldade ofensiva na primeira parte, sendo que aos vinte minutos o resultado era 5-5. Nessa altura Mariano Ortega pediu o primeiro time-out e fez as primeiras alterações na equipa.  Ao intervalo o SL Benfica vencia 11-10, o mesmo resultado ao intervalo do último jogo, numa primeira parte marcada pelo equilíbrio e pelas alternâncias no comando do marcador.

Alexandre Cavalcanti decisivo! Uma imagem de marca na Luz nos últimos jogos Fonte: SL Benfica
Alexandre Cavalcanti decisivo! Uma imagem de marca na Luz nos últimos jogos
Fonte: SL Benfica

Na segunda parte, os comandados de Mariano Ortega estiveram em vantagem a maior parte do tempo. Logo nos momentos inicias conseguiram uma vantagem de dois golos (12-10), a primeira vez que acontecia. O equilíbrio continuou, mas os “encarnados” conseguiram algumas vezes vantagens de dois golos (17-15; 20-18).  Nos últimos cinco minutos, o SL Benfica vencia 23-21 levando o treinador da equipa visitante a pedir um time-out que teve resultados práticos, sendo que a sua equipa empatou o jogo 23-23.  Logo a seguir Mariano Ortega pediu também pausa técnica quando faltavam apenas três minutos. Após dois golos para cada lado tivemos um momento final onde se pôs em prática as novas regras. Na jogada final por parte do SL Benfica Ales Silva sofre uma falta que seria sancionado com 2 minutos para o defensor e lançamento de 9 metros durante o tempo normal de jogo; como o jogo se encontrava nos últimos 30 segundos a mesma falta teve sanções mais graves, ou seja, desqualificação para o defensor e lançamento livre de 7 metros que Cavalcanti converteu. Com esta vitória o SL Benfica está em segundo lugar do seu grupo com 6 pontos. O próximo jogo em Espanha será também decisivo. Alexandre Cavalcanti continua em grande forma, marcando 9 golos.

Seguimos, então, para Espanha, num jogo com um apontamento histórico. Foi com a equipa espanhola do Granollers a estreia de uma equipa portuguesa em competições europeias em 1958. Este jogo também marcou alguns reencontros interessantes. O internacional português Jorge Silva voltou a encontrar a equipa onde se formou e Michael Kasal voltou a defrontar a sua ex-equipa onde esteve emprestado pelo FC Barcelona. O ex-guarda-redes e capitão do SL Benfica Vicente Alamo voltou a defrontar uma equipa portuguesa. Pessoalmente, foi muito satisfatório voltar a ver este senhor a jogar… E que jogo! A história do jogo é muito simples: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino estiveram muito longe daquilo que já nos habituaram, o FC Porto teve uma displicência ofensiva e defensiva muito raramente vistas e quando encontravam situações de finalização, Vicente Alamo esteve gigante e fez uma exibição fenomenal. Resultado final: 33-22. Muito dificilmente o FC Porto conseguirá passar à fase seguinte e deve agora concentrar-se apenas nas competições nacionais o que trará ainda mais dificuldades aos seus adversários.

 

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.