📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

EHF European League Final Four: Mais um passo na afirmação do Andebol português

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Lisboa recebe duelos decisivos na segunda maior competição europeia.

Depois de ter garantido a presença na Final Four da Liga Europeia de Andebol, o Sport Lisboa e Benfica conseguiu assegurar a organização do evento em Portugal.

A realização dos jogos decisivos da segunda competição mais importante a nível europeu traz benefícios à divulgação da modalidade no país e à melhoria da imagem de Andebol Português para o resto da europa e obviamente financeiros pela presença das equipas e adeptos de três países que dão importância ao Andebol. Este passo vem no seguimento de outros marcos que a competição nacional atingiu.

SELEÇÃO A CRESCER

Em 2019, a Seleção Nacional voltou a qualificar-se para a fase final de uma grande competição, o Euro 2020. Desde 2006, Portugal não marcava presença num Europeu. A Seleção orientada por Paulo Jorge Pereira conseguiu ainda ficar em sexto lugar.

Em 2021, nova subida no patamar nacional com a participação na fase final do Mundial 2021, 18 anos depois da última presença. Portugal não ficou por aí nesse ano: conseguiu assegurar a melhor participação de sempre com um décimo lugar em Campeonatos do Mundo e garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, pela primeira vez na sua história. O desaparecimento precoce de um dos esteios deste percurso, o guarda redes Alfredo Quintana, ainda uniu mais a Seleção para alcançar os objetivos e assim honrar a memória do colega.

PRESENÇAS EUROPEIAS CADA VEZ MAIS RELEVANTES

Em clubes, a evolução também é notória. Em 2015/2016, o ABC conseguiu vencer a terceira competição europeia, a Taça Challenge, atual Taça da Europa da EHF, troféu ganho em 2009/2010 pela primeira vez por uma equipa portuguesa, o Sporting.  Na edição da época seguinte, foram precisamente os leões a derrotarem o ABC na final, uma final 100% portuguesa. De referir que a equipa minhota disputava a terceira final consecutiva do Torneio. Em 2018/2019, o Madeira SAD foi finalista vencido da Taça criada em 1993.

Em relação à segunda maior competição europeia entre clubes, a Liga Europeia da EHF, antes Taça EHF, o FC Porto conseguiu assegurar a presença de uma equipa nacional pela primeira vez na Final Four. Os dragões alcançaram o terceiro lugar. Em 2022, o Benfica assegurou não só a participação nos jogos decisivos como também a sua organização.

Quanto à Liga dos Campeões, Porto e Sporting conseguiram várias presenças na fase de grupos nos últimos anos com algumas vitórias importantes e surpreendentes que chocaram o mundo do Andebol. Em 2019/2020, pelo seu progresso na Europa, Portugal assegurou uma dupla representação na Champions League com leões e dragões.

As razões deste sucesso incluem certamente um maior investimento na formação de jogadores e na contratação de jogadores estrangeiros de qualidade. Contudo, o aparecimento de vários atletas de origem cubana a jogar na Liga Portuguesa e depois de naturalizados na Seleção, Quintana à cabeça, funcionou como um estimulante para alcançar níveis superiores nas competições nacionais e europeias dos clubes nacionais e a afirmação da Seleção nos grandes palcos.

UM TUBARÃO E O SL BENFICA COM MOTIVAÇÃO EXTRA

Fonte: Bola na Rede

Quanto ao Benfica na Liga Europeia, melhorar o terceiro lugar do Porto é possível. Os encarnados vão certamente utilizar o fator casa a seu favor com as bancadas cheias de adeptos portugueses e benfiquistas. O primeiro duelo é frente aos polacos do Wisla Plock, na meia final, que, apesar das participações regulares nas competições europeias e dos títulos nacionais, não tem qualquer título internacional tal como as águias.

O favorito a vencer a competição parece ser a equipa alemã do SC Magdeburg, o detentor do troféu em título e que tem ainda três Ligas dos Campeões e três Taças EHF no palmarés europeu. Os germânicos enfrentam na noutra meia final, os croatas do RK Nexe, equipa que os encarnados já eliminaram na Taça EHF em 2019/2020.

Foto de Capa: EHF European League 

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Cemitério de treinadores: Ruben Amorim junta-se a uma longa lista de técnicos despedidos do Manchester United no pós Alex Ferguson

Ruben Amorim foi despedido nas últimas horas do comando técnico do Manchester United, depois de um ano e dois meses no cargo.

Estes foram os números de Ruben Amorim ao comando do Manchester United

Esta segunda-feira, Ruben Amorim foi despedido pelo Manchester United, terminando uma ligação de mais de um ano com o clube.

Clube dividido e ambiente tenso: eis os motivos do despedimento de Ruben Amorim do comando do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United durante esta segunda-feira. A informação já foi oficializada.

O golo que caiu do céu e a equipa que não caiu nunca | Santa Clara 0-1 FC Porto

O FC Porto venceu o Santa Clara, num daqueles jogos que não se explicam pelo brilho, mas pelo peso que pode ter na conquista de um campeonato

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim sai do Manchester United: eis a sua comparação com Erik ten Hag

O Manchester United vai confirmar nas próximas horas a saída de Ruben Amorim do comando técnico do emblema do Old Trafford.

Manchester United já tem definido o sucessor de Ruben Amorim

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United. O técnico português deve ser rendido por Darren Fletcher no comando da equipa.

Análise às equipas #4: Aston Martin, quando a promessa caiu mais rápido do que o projeto

A temporada de 2025 da Aston Martin foi, acima de tudo, uma desilusão proporcional à ambição que a própria equipa criou.