O caricato mundo da antidopagem: O caso Miguel Martins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Há uns bons anos, este mesmo autor que agora vos escreve gastou umas quantas palavras em mais de um artigo neste espaço sobre o caso de Sun Yang, um episódio bizarro que envolveu amostras destruídas a martelo. Felizmente, desta vez não se chegou aos mesmos extremos, mas o caso Miguel Martins tem, ainda assim, uma dose q.b. de surrealismo.

Comecemos pelos básicos. Miguel Martins é um andebolista português desde muito jovem visto como uma das pérolas nacionais deste desporto. Depois de longos anos ao serviço do FC Porto, acabou por emigrar para a Hungria, onde jogou no Pick Szeged, tendo rumado nesta temporada para o Aalborg, da Dinamarca.

Estava o Mundial para começar quando caiu a notícia de que o jogador havia sido suspenso provisoriamente por ter acusado uma substância proibida (testosterona) num controlo realizado durante o Europeu de 2024. O jogador rapidamente veio reiterar a sua inocência e a Federação de Andebol de Portugal também se colocou ao seu lado.

Desde logo, há que considerar que a tempestividade é um componente fulcral na justiça. E, por isso, os momentos e os prazos do processo merecem o devido escrutínio. Ora, a celeridade é desejável nestes casos e esperar um ano para agir face a um teste é manifestamente desadequado, ainda para mais quando sabemos que o resultado positivo já era conhecido das instituições competentes há vários meses. Além disso, anunciar a suspensão a dias do começo da maior competição de seleções deixa a imagem de que se trata mais de entreter o ciclo mediático do que de administrar boa justiça.

Mais grave ainda é o que se vai sabendo sobre os procedimentos que levaram a este positivo. Particularmente as declarações de responsáveis da Federação Europeia de Andebol a afirmar que a amostra teria sido testada duas vezes, só acusando na segunda e a informação de que a amostra terá sido recolhida em Manheim quando o jogo referente à mesma se disputou em Munique. Um completo caos que traz a público a falta de rigor e transparência que continua a pairar sobre o combate ao doping. Um assunto sério e com grande impacto na vida dos atletas não merecia este amadorismo.

Por último, a resposta da Federação de Andebol de Portugal certamente merece também uma reflexão. Por um lado, parece legítimo que a Federação coloque em causa a demora e a opacidade do processo, cumprindo o seu dever de zelar pelo justo tratamento dos praticantes da modalidade. Todavia, o órgão nacional excede-se quando afirma que “Miguel Martins (…) sempre representou Portugal de forma honesta e íntegra”. Caso se venha a confirmar que este recorreu a substâncias proibidas enquanto representava a seleção, tal não será verdade. Assim, é abusiva esta declaração, devendo a Federação escusar-se deste tipo de comentários – que implicitamente advoga a inocência do jogador – enquanto o processo ainda decorre.

Ou seja, mais um caso pouco claro e que ajuda duplamente a manchar o nome do desporto, quer porque traz a modalidade para a ribalta pelo pior dos motivos, quer porque coloca em causa a credibilidade das instituições a quem foi confiado garantir os direitos e os deveres dos atletas.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Champions League: Real Madrid dá preferência a um encontro frente ao Benfica no playoff

A maioria dos elementos que compõem a estrutura e o plantel do Real Madrid querem enfrentar o Benfica no playoff da Champions League.

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

Benfica lança camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin ao Real Madrid

O Benfica lançou uma camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin frente ao Real Madrid, para a Champions League.