O que nos diz a primeira fase do Campeonato Português? | Andebol

modalidades cabeçalho

A primeira fase do Campeonato Português de Andebol já está. Os dois jogos em atraso, disputados neste fim-de-semana, apenas serviram para adiar o término das contas do campeonato, já que o desfecho não provocou grandes surpresas. Tal não se verifica na tabela classificativa, pois, com 2024/2025, chega-nos um novo paradigma à entrada para as fases finais.

Grupo A: surpresa insular

Sporting CP e FC Porto terminam com um registo idêntico: apenas escorregaram por duas vezes, com uma derrota e um empate nas 22 partidas. O Sporting leva a melhor no confronto direto e na diferença de golos, assumindo, assim, a liderança. O seu registo de invencibilidade apenas se quebrou perante o rival da Segunda Circular.  Já o FC Porto continua a ter pesadelos com os leões: nos dois confrontos, o empate foi o melhor que conseguiram. Nos restantes duelos do campeonato, só souberam vencer.

Falando do SL Benfica, não se trata de uma campanha ao nível dos outros dois “grandes”. Terminam a primeira fase na terceira posição, há semelhança da época passada, desta vez com 60 pontos. Quanto a motivos para celebrar, não só verificaram uma melhoria de três pontos em relação ao ano passado, como também conquistaram o estatuto de única equipa a bater o Sporting em solo português nesta época.

O quarto lugar, que nos últimos anos pertenceu ao ABC Braga, tem um novo dono: o CS Marítimo. A formação insular supera já o quinto posto da época passada, garantindo cedo o bilhete para as competições europeias. Após as 22 jornadas, somam 52 pontos, quatro a mais que a turma bracarense, imediatamente abaixo na tabela.

Destaque, também, para Délcio Pina. O lateral dos madeirenses voltou a comandar a lista de melhores marcadores, pela terceira temporada consecutiva.

Na fase final, tudo pode acontecer. As diferenças entre as equipas encurtam-se, já que os pontos se dividem na metade.

Classificação do grupo A:

Sporting CP – 32 pontos

FC Porto – 32 pontos

SL Benfica – 30 pontos

CS Marítimo – 26 pontos

Grupo B: A corrida pelos palcos europeus

A viagem à Europa está garantida para os quatro participantes do grupo A, mas, no grupo B, encontra-se o último lugar no avião. ABC Braga, AA Águas Santas, Vitória SC e CF Os Belenenses formam a lineup da corrida pelo quinto lugar.

Na frente parte a formação academista, que conseguiu assegurar a passagem ao playoff de acesso à Liga Europeia nas duas últimas épocas, sendo que, no ano passado, participaram mesmo na fase de grupos. O ABC Braga soma 48 pontos, quatro a mais que os maiatos. O pódio da lista de marcadores conta com duas assinaturas amarelas. A dupla de “Andrés”, Sousa e José, instalou-se no segundo e terceiro postos, com 130 e 128 tentos, respetivamente.


A AA Águas Santas tentará superar o sexto posto de 2023/2024. Na altura, até começou a fase final no quinto posto, à frente dos insulares, mas o confronto direto tramou o desfecho final dos maiatos na 1ª divisão.

De volta ao Minho temos o carro do Vitória SC. Na sua segunda época no principal escalão nacional, os vimaranenses já garantiram a permanência, alvejando agora garantir a melhor classificação neste século. Terminaram o arranque do campeonato na sétima posição, com 42 pontos, e, com a repartição pontual, encontram-se a apenas um ponto da AA Águas Santas.

Partimos do Norte de Portugal para a capital, com Os Belenenses a fecharem o grupo B. Três pontos separaram a formação lisboeta da luta pela manutenção, no grupo C, mas a tarefa concluiu-se bem mais cedo. No tanque de combustível, os azuis do restelo têm 19 litros (por outras palavras, 19 pontos na tabela classificativa).

Classificação do grupo B:

ABC Braga – 24 pontos

AA Águas Santas – 22 pontos

Vitória SC – 21 pontos

CF Os Belenenses – 19 pontos

Grupo C: muita resiliência para fugir à “Honra”

Por aqui, está tudo em aberto. As três últimas equipas da tabela seguem para a última etapa da competição empatadas: AA Avanca, Nazaré D. Fuas e SC Horta possuem 14 pontos, com o Póvoa AC a fechar o grupo, com 18.

A vantagem é poveira, mas as equipas abaixo já demonstraram, nos primeiros meses de competição, que são capazes de encarar de frente o líder do grupo C: destaque para o empate forçado pela AA Avanca, na 11ª jornada, e outros três encontros da formação da Póvoa de Varzim cujo resultado se fixou na margem mínima.

O SC Horta distingue-se como o melhor ataque deste lote. Tal dado poderia impulsionar uma classificação mais favorável para os recém-promovidos, mas os problemas na defesa empurraram-nos para a posição de lanterna da prova. No total, são 581 golos marcados e 758 sofridos, com um saldo de -177, o pior da 1ª divisão.

Classificação do grupo C:

Póvoa AC – 18 pontos

AA Avanca – 14 pontos

Nazaré Dom Fuas – 14 pontos

SC Horta – 14 pontos

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Figo revela que jogador levaria do Barcelona para o Real Madrid

Luís Figo foi um dos jogadores que trocou o Barcelona pelo Real Madrid, uma transferência que marcou o futebol mundial.

A realidade do Sporting na posição de extremo: as opções de Rui Borges

O Sporting esteve no mercado em busca de um extremo até ao final da janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhum nome.

Nottingham Forest pondera despedir Nuno Espírito Santo e já há um candidato ao lugar do português

O Nottingham Forest está a ponderar seriamente demitir Nuno Espírito Santo. Domenico Tedesco é visto como o grande candidato ao posto.

Luís Filipe Vieira apresenta regulamento eleitoral alternativo para as eleições do Benfica

Luís Filipe Vieira é um dos candidatos à presidência do Benfica e quer um regulamento eleitoral alternativo para as eleições de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores da lesão de Luuk de Jong pelo FC Porto

Luuk de Jong saiu lesionado da partida entre o FC Porto e o Lusitânia Lourosa, deixando Francesco Farioli furioso.

Particular dramático para Francesco Farioli: as alternativas do FC Porto aos jogadores lesionados

O FC Porto viu Luuk de Jong e William Gomes saírem lesionados da partida particular frente ao Lusitânia Lourosa

Bernardo Silva rendido a Cristiano Ronaldo: «É um líder e a sua experiência é muito importante para os objetivos»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.