Sporting CP 32-32 SL Benfica: Empate num derby à derby

- Advertisement -

A CRÓNICA: O EMPATE QUE MEXE COM O TÍTULO

O Pavilhão João Rocha voltou a ser palco de mais um derby de andebol e, desta vez, viu-se um jogo muito equilibrado, com muitas alternâncias no marcador. Estava-se perante um jogo de grande qualidade, com o andebol praticado a ser um verdadeiro espetáculo.

Tanto o Sporting CP como o SL Benfica entraram neste jogo com as mesmas ambições e objetivos, o que levou a que este derby fosse ainda melhor disputado do que se pensaria. Manuel Gaspar parecia ser uma autêntica muralha, mas Gustavo Capdeville não ficava atrás. Kiko Costa transformou-se em homem-golo, mas do lado do SL Benfica também se fazia estragos.

Estava a ser um verdadeiro espetáculo, até que a acumulação de erros por parte do Sporting CP levou a pausa técnica pedida por Ricardo Costa. Essa pausa fez bem aos leões com Manuel Gaspar a continuar imperial e Carlos Ruesga a fazer diferença.

Francisco Tavares encerrou a primeira parte com um golo a dar a vantagem ao Sporting CP por 16-15, na ida para os balneários.

O jogo permanecia mais do mesmo durante a segunda parte, à exceção da quantidade de vezes que o jogo parou devido a limpeza do solo. O fairplay estava lá e tudo estava dentro das expectativas que existem num derby, só isso falhou.

As decisões ficaram para os últimos dez minutos. E foram dez minutos vivamente emocionantes, como assim deveria ser num derby. Com o jogo aguerrido, tanto no campo, como na bancada, jogava-se andebol a sério. Mas, mesmo no andebol a sério, os erros estão lá e beneficiam quem os quer aproveitar. O Sporting CP conseguiu passar para a frente do marcador (algo que não acontecia desde os 18-17) e faltava apenas, pouco mais, de um minuto e meio.

O jogo voltou a parar para limpeza do terreno de jogo, mas ninguém arredava pé da bancada. Daí, veio o empate. Kiko “é absurdo o que jogas” Costa empatou o jogo a dois segundos do final, mas Ricardo Costa fez parar o cronómetro. E, nesses dois segundos, nada mais houve a fazer. Fica o empate no derby e um bom jogo de andebol.

 

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Kiko Costa – Tem apenas 17 anos, mas, quem o vê jogar, demonstra uma maturidade incrível. Este jogo frente ao SL Benfica mostrou o quão absurdo a jogar é Kiko Costa e a sua relevância para o panorama do andebol nacional.

O FORA DE JOGO

Paragens na segunda parte – Foi uma segunda metade marcada pelas paragens constantes e prolongadas para limpeza de solo, o que estancou muito daquilo que era o ritmo de jogo bastante alto que foi imposto.

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Com a agressividade ofensiva já conhecida e utilizada pelo Sporting CP, existiram dois fatores-chave para a credibilidade nesse momento de jogo: Kiko Costa e Carlos Ruesga. Kiko foi o atacante mais incisivo dos leões, com Ruesga a ser o “joker” e a virar o jogo a favor da equipa verde e branca, quando este parecia estar fora do alcance.

A nível defensivo, a defesa à zona esteve presente em muitos momentos do encontro, com Manuel Gaspar a ser uma verdadeira muralha durante o tempo de jogo em que esteve no terreno.

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Matevs Skok (7)

Kiko Costa (9)

Natán Suarez (6)

Jonas Tidemand (6)

Carlos Ruesga (7)

Salvador Salvador (7)

Erekle Arsenashvili (7)

Mamadou Gassama (6)

Francisco Tavares (6)

Manuel Gaspar (8)

Jens Schongarth (6)

Josep Folques (6)

Martim Costa (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

A nível ofensivo, o SL Benfica privilegiou sempre os ataques rápidos e jogar no erro do Sporting CP – o que lhe valeu, muitas vezes, um alargar da vantagem no resultado. A nível defensivo, a marcação homem a homem prevaleceu na maioria das ofensivas sportinguistas, dado a estatura dos jogadores envolvidos.

Nos minutos finais, o SL Benfica optou por jogar num 7×6, com três pivôs, mas falhou no momento crucial onde tinha de o fazer (no último lance).

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Jonas Kallman (7)

Belone Moreira (7)

Paulo Moreno (6)

Alexis Borges (6)

Ole Rahmel (7)

Lazar Kukic (7)

Sergey Hernandez (6)

Demis Grigoras (6)

Rogério Moraes (7)

Luciano Silva (6)

Gustavo Capdeville (7)

Petar Djordjic (7)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.