Pista Curta, hegemonia longa: Sporting faz o pleno e deixa Benfica para trás | Atletismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Fim de semana histórico no Fórum Braga. Dois anos depois, o Sporting CP recuperou o trono masculino e manteve a coroa feminina, selando uma “dobradinha” autoritária nos Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Curta. Num duelo titânico com o SL Benfica, decidido no pormenor, na tática e na profundidade das equipas, o leão rugiu mais alto no Minho.

Quem entrou no Fórum Braga este fim de semana sentiu o peso da história e a eletricidade da rivalidade. Com as bancadas praticamente cheias, o atletismo português viveu dois dias de exaltação, onde cada ponto foi disputado como se fosse o último. O Sporting CP chegou ao Minho com uma missão clara: acabar com o jejum de dois anos no setor masculino e cimentar o domínio no feminino. Missão cumprida com distinção.

SÁBADO: O VOO DE BALDÉ E A GUERRA DOS CENTÉSIMOS

O primeiro dia foi desenhado a verde e branco, mas teve contornos de suspense. O momento que definiu o campeonato aconteceu na caixa de areia: Gerson Baldé desafiou a gravidade e “voou” para uns estratosféricos 8.32 metros, estabelecendo um novo Recorde Nacional de Pista Coberta. Foi o tónico anímico que a equipa de Alvalade precisava.

Na velocidade pura, o Sporting foi demolidor. O olímpico Emmanuel Eseme (6.62s) não deu hipóteses nos 60m masculinos, enquanto no setor feminino, a jovem Beatriz Castelhano p  bateu a favorita Arialis Martinez e fixou um novo recorde nacional sub-23 (7.33s).

Mas a verdadeira “guerra” travou-se nos 400 metros. Num duelo de titãs, o experiente Omar Elkhatib (Sporting) e o prodígio Pedro Afonso (Benfica) lutaram metro a metro. A vitória sorriu ao leão por uns ínfimos dois centésimos (46.86s contra 46.88s), num final dramático que fez tremer o pavilhão.

O Benfica resistiu como pôde ao vendaval. Salomé Afonso foi imperial nos 1500m femininos, com uns últimos 200 metros brutais, e Agate Sousa segurou o forte no comprimento (6.69m). Já perto das 22h00, num pavilhão quase vazio, Pedro Buaró lutou sozinho contra a fasquia na vara, garantindo a vitória com 5.40m, mas sem conseguir evitar que o Sporting dormisse na liderança de ambos os setores. Destaque ainda para a “eternidade” de João Vieira, que na marcha bateu o benfiquista Eduardo Camarate, e para o lançamento de classe mundial de Auriol Dongmo (19.15m) no peso.

DOMINGO: A RESPOSTA DE NADER E O XEQUE-MATE TÁTICO

O dia de todas as decisões amanheceu com o Benfica obrigado a arriscar. E a resposta veio no duelo mais aguardado do fim de semana: os 3000 metros masculinos. Isaac Nader (Benfica) e José Carlos Pinto (Sporting) protagonizaram uma batalha tática que explodiu nas últimas voltas. Nader, com um motor de Fórmula 1, disparou para a vitória (8:11.30), batendo no peito e apontando para o símbolo encarnado num grito de “eu estou aqui”, numa clara mensagem de vitalidade das águias.

Contudo, campeonatos ganham-se com equipas, e o coletivo do Sporting foi irrepreensível na resposta. Nos 800 metros, a tática falou mais alto: Patrícia Silva bateu Salomé Afonso e David Garcia impôs a sua força bruta na reta final, garantindo 16 pontos cruciais que começaram a fechar as contas. Nos concursos, Tsanko Arnaudov dominou o peso (18.64m) e anulou a recuperação tentada pelas vitórias do Benfica no triplo salto (Tiago Pereira com 15.94m e Amélia Pinga com 12.81m).

Se Nader teve a celebração, Mariana Machado (SC Braga) teve a emoção. Nos 3000m femininos, a correr em casa, a bracarense travou um duelo ombro a ombro com Teresiah Gateri (Benfica). Ambas cortaram a meta com o mesmo tempo (09:01.86), mas o photo-finish deu a vitória à atleta da casa, levando as bancadas ao delírio.

Houve ainda espaço para o futuro brilhar: no salto em altura, o jovem de 18 anos Eduardo Carrolo (GD Estreito) foi gigante. Garantiu mínimos para os Mundiais de Juniores e discutiu a vitória com o vencedor Vladyslav Lavskyy (Benfica), terminando num honroso segundo lugar (2.12m).

(Nota negativa para a organização técnica: os rádios dos juízes interferiram, por diversas vezes, com o sistema de partida, prejudicando a concentração dos atletas em momentos chave).

O Veredito: Estafetas e a queda do Estreito

A confirmação matemática dos títulos chegou com as estafetas 4×400 metros. O Sporting venceu ambas as corridas. No masculino, o Benfica ainda ameaçou com uma recuperação fantástica de Pedro Afonso no último percurso, mas o quarteto leonino segurou a vitória (3:08.65).

No final, a festa foi verde e branca. O Sporting CP recupera o título masculino que fugia há dois anos e segura com “unhas e dentes” o título feminino. O ACD Jardim da Serra confirmou-se como a terceira força nacional, fechando o pódio em ambos os géneros com uma prestação muito sólida.

No reverso da medalha, o domingo foi negro para o GD Estreito. A equipa madeirense viveu um pesadelo, sendo despromovida em ambos os setores, acompanhada pelo Marinha Grande (masculinos) e Fundação Salesianos (femininos). A renovação faz-se com a subida da Juventude Vidigalense e Grecas Vagos (Femininos) e CPT Sobral de Ceira e Olímpico Vianese (Masculinos).

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

I Divisão – Femininos:

Pos.ClubePontos
1.ºSporting CP (Campeão)93
2.ºSL Benfica74
3.ºACD Jardim da Serra70
4.ºJOMA52
5.ºSC Braga50
6.ºAtlético da Póvoa50
7.ºGD Estreito (Desce)42
8.ºFundação Salesianos (Desce)29

I Divisão – Masculinos:

Pos.ClubePontos
1.ºSporting CP (Campeão)97
2.ºSL Benfica94
3.ºACD Jardim da Serra60
4.ºAtlético da Póvoa50
5.ºJuventude Vidigalense50
6.ºSC Braga44
7.ºCA Marinha Grande (Desce)37
8.ºGD Estreito (Desce)36

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho deve falhar o regresso ao Santiago Bernabéu devido à expulsão no Benfica x Real Madrid

José Mourinho foi expulso ao minuto 85' do jogo entre Benfica e Real Madrid, e deverá falhar o regresso ao Santiago Bernabéu.

Portugal supera a Finlândia em jogo de preparação para a fase de qualificação do Euro de Futsal Feminino

Portugal venceu a Finlândia por 2-1, no primeiro jogo de preparação para a fase de qualificação do Euro de Futsal Feminino.

Leandro Barreiro e as dificuldades do Benfica: «Senti que desta vez estávamos a correr muito mais»

Leandro Barreiro marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Os 4 destaques do Benfica 0-1 Real Madrid

O Benfica e o Real Madrid enfrentaram-se esta terça-feira para a Champions League e a partida terminou com um 1-0. Eis os destaques.

PUB

Mais Artigos Populares

Acusações de racismo, golaço de Vinícius Júnior e Mourinho expulso: Benfica perde contra o Real Madrid e está em desvantagem na eliminatória

O Benfica e o Real Madrid enfrentaram-se na noite desta terça-feira, num encontro que se realizou na Luz. A partida terminou com um 1-0.

José Mourinho expulso no Benfica x Real Madrid por pedir 2º amarelo a Vinícius Júnior

Benfica e Real Madrid estão a jogar durante a noite desta quarta-feira. José Mourinho foi expulso com duplo amarelo.

Raphinha critica arbitragens nos jogos do Barcelona: «Se tivermos de jogar contra todos para ganhar, não há problema»

Raphinha expressou, através de uma publicação nas redes sociais, o seu descontentamento com as arbitragens dos jogos do Barcelona.