Guia LPB: AD Ovarense #9

AD OVARENSE

Classificação final época 2020-2021: 9º lugar

Treinador: João Tiago Silva

Fonte: Ovarense Basquetebol

A equipa de Aveiro acabou por desiludir (muito) na época passada. A AD Ovarense, inclusive, chegou mesmo a estar na ‘corda bamba’, e viu-se obrigada a lutar até ao fim pela manutenção. Ainda assim, apesar de tudo, acabou por segurar o seu lugar na elite, com três vitórias consecutivas sobre o vizinho Esgueira Basket no play-out (3-1).

O início da época 20-21 foi algo catastrófico para o histórico de Aveiro, que apenas conseguiu três vitórias nos primeiros 15 jogos da época. Talvez por má preparação, ou porventura por escassez de opções no plantel, a AD Ovarense não conseguiu cumprir com o objetivo mínimo exigido pelo clube – a ida aos playoffs. Recorde-se que foi a primeira vez em 10 anos que a turma aveirense não atingiu a fase decisiva da temporada.

Nem a temporada menos positiva de clubes habituados a estas andanças, tais como o Vitória SC ou o CAB Madeira, permitiram à equipa de Ovar fugir do play-out que, diga-se, começou muito tremido.

Pelo meio, a dança de treinadores traduziu bem época oscilante da turma de Ovar. Depois do mau começo de Nuno Manarte, foi Pedro Nuno a assumir o comando técnico e a conduzir a equipa à manutenção.

No que toca aos jogadores, os norte americanos Marcus LoVett Jr e George Beamon foram os que estiveram em melhor plano, sendo que no jogo crucial da época (jogo que garantiu a manutenção diante o Esgueira Basket) executaram, em conjunto, 60 pontos!

Enfim, há dado mais elucidativo do papel decisivo destes atletas? Marcus LoVett – uns furos acima – encontra-se neste momento na Finlândia e continua a revelar-se um jogador absolutamente brutal do ponto de vista ofensivo. George Beamon também foi muito útil, mas acredito que será mais facilmente substituído.

Agora, com João Tiago Silva no leme e um leque heterogéneo de jogadores, a turma de Ovar tem que imperativamente regressar à «fase de decisões» do basquetebol português.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.