Defender mal e atacar pior nunca dá bom resultado | FC Porto 79–62 SL Benfica

modalidades cabeçalho

Foi a partida em que o SL Benfica menos pontos marcou desde 4 de fevereiro. Foi a terceira derrota consecutiva das águias esta temporada. Foi uma partida em que o SL Benfica só conseguiu estar “dentro” do jogo em um dos quatro quartos.

Sem retirar qualquer mérito ao FC Porto, que esteve em vantagem do princípio ao fim, que foi altamente eficaz atrás da linha de três pontos e que colocou em campo um claro candidato a MVP da fase regular (pelo menos), Anthony Barber, este foi um jogo quase concedido pela ineficácia, pelos ataques sem nexo, pelos turnovers sem sentido das águias.

O FC Porto atacou rápido e com eficácia, deu espetáculo (sobretudo por Barber) em alguns momentos e, no último quarto, entrou em modo Golden State Warriors, versão prime, com uma chuva impressionante de triplos. Mereceu vencer, apesar de não ter feito sequer a exibição mais extraordinária que já vimos dos dragões de Fernando Sá.

Mas do outro lado houve muito pouco SL Benfica, sobretudo tendo em conta a necessidade que as águias tinham de colocar para trás das costas as duas derrotas caseiras ante a UD Oliveirense. Os pupilos de Norberto Alves entraram ineficientes na defesa e demasiado “pastosos” e ineficazes no ataque.

Para lá da linha de 6,75 metros, os encarnados só existiram na reta final do encontro, num momento em que o FC Porto tinha já a vitória no bolso. As principais figuras dos encarnados estiveram em dia não. O melhor que o SL Benfica fez na partida foi a utilização do jogo interior, com o poste Carter a destacar-se.

Foi, no entanto, longe de ser suficiente e as águias acentuam assim a espiral negativa, na antecâmara da visita à Grécia para defrontar o PAOK, no início da caminhada europeia “a sério”. O FC Porto triunfa sobre um rival direto de forma clara e ganha um extra de confiança para os seus próprios compromissos europeus.

A época ainda é longa, é certo, e futurologia com base em uma partida apenas é pouco fiável. Mas fica a sensação clara de que se o SL Benfica não der um “abanão” na equipa, pode terminar a época com um sentimento completamente oposto ao do início da temporada, em que conquistou a Supertaça e se qualificou novamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.