Illiabum 91-83 SL Benfica: O dia em que o sonho se tornou realidade

- Advertisement -

Para a final da Taça de Portugal de Basquetebol, partia como claro favorito o Benfica, que depois de eliminar o FC Porto num jogo equilibradíssimo, havia trucidado o Terceira Basket para confirmar a sua primeira final com José Ricardo ao comando. Mas, já se sabe, final é final e tudo pode acontecer e certamente que acreditavam nisso os homens do Illiabum que para alcançar a sua primeira final em 26 anos tinham passado por uma convincente vitória sobre o CAB Madeira e uma reviravolta contra o Galitos Barreiro só confirmada já no prolongamento.

Com as bancadas cheias de adeptos de parte a parte, a equipa de Ílhavo deixou que o sonho comandasse a sua entrada em campo e, logo nos primeiros minutos, encostou o Benfica às cordas e, antes que os encarnados fizessem sequer o seu primeiro ponto, construiu uma vantagem de nove pontos. Rapidamente se reagiu no banco e José Ricardo pediu o desconto de tempo. A partir daí, o jogo equilibra mais e há uma maior troca de pontos, mas em vez da esperada recuperação das águias, é o Illiabum que continuam a aumentar a vantagem e dobra o resultado (24-12) e não para, continuando até ao parcial de 34-18.

O segundo quarto voltou a ter uma entrada mais forte do Illiabum, que não abrandava e rapidamente se colocou com uma vantagem acima dos 20 pontos. Nos instantes finais o Benfica começa a anular o adversário e consegue colocar a diferença abaixo das duas dezenas, mas 5 pontos de rajada nos segundos finais voltam a dar conforto aos de Ílhavo que vão para o intervalo com um saudável 55-33.

Carlos Andrade tentou liderar a equipa, embora sem sucesso
Fonte: Bola na Rede

Com o jogo a entrar na segunda metade nota-se o nervosismo e a tensão de parte a parte. Os jogadores do Illiabum começam a acreditar que é mesmo possível e jogam bem em equipa, dando tudo para alcançar o sonho e o Benfica começa a parecer desesperado com mostram as reações quando vê dois pontos serem invalidados a Pitts por falta técnica. O problema é que há uma razão para certas equipas serem chamadas de grandes e o Benfica se inserir nesse lote. Com um Soares endiabrado, os encarnados finalmente tomam conta da partida e, depois de uma bela troca de afundanços, começam a cortar na diferença. O Illiabum tenta aguentar como pode, mas a pressão aumenta e a vantagem vai caindo bocadinho a bocadinho até chegar aos 8 pontos com que termina o quarto da recuperação benfiquista, 71-63.

Puxados pelos adeptos, todos acreditam que podem levar para casa o troféu, mas com apenas um quarto pela frente está a chegar o tempo da decisão. Há equilíbrio nos primeiros momentos, mas nota-se a crescente do Benfica que vai aproveitando os erros do opositor para se chegar mais perto e colocar-se a meros 5 pontos da liderança. Nota-se a dificuldade do Illiabum em manter a compostura sob tanta pressão e de aguentar a exigência física da partida, mas a vontade é tanta que arranja maneira não deixar descansar o Benfica e aproveitar-se dos erros de quem ainda corre atrás de um jogo que lhe devia ser de feição para voltar a subir no marcador. Chega até aos 12 pontos na frente e começa também a aproveitar o implacável andamento do relógio para se demorar o mais possível e tirar ao adversário o tempo tão precioso para dar a volta. E não deu mesmo para mudar o destino traçado desde o primeiro momento do jogo.

O Illiabum, numa exibição soberba como equipa, agarrou a vantagem desde o primeiro instante e, à equipa grande, fez o jogo todo na frente, e aguentou tudo o que o Benfica tentou para causar surpresa no Pavilhão da Universidade do Minho e vencer a Taça de Portugal por 91-83. Uma tarde emocionante e com um lindo espetáculo na quadra e nas bancadas para culminar um fim-de-semana de bom basquetebol nacional.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lyon de Paulo Fonseca escapa com triunfo pela margem mínima na receção ao Lille

Este domingo, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Lille por 1-0, apesar da exibição pouco conseguida. Tiago Santos foi titular nos visitantes.

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.

Arábia Saudita em choque: Karim Benzema perto de deixar o Al Ittihad de Sérgio Conceição e de se mudar para o maior rival

Karim Benzema levou a sua avante e está de saída do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Avançado a caminho do Al Hilal.

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.