Jornada Nove e o Duelo de Gigantes

O campeonato continua aceso. A caminho da jornada nove do campeonato encontram-se, no grupo A, seis equipas que fizeram, até à data, um campeonato tanto incansável como disputado. Aliás, tudo isto é comprovado pelos números dignos de menção honrosa. Até esta altura do campeonato, o Benfica lidera o campeonato em conjunto com o Oliveirense, com pontos e, logo atrás, o FC Porto, com três pontos a menos. Em quarto lugar encontra-se o CAB Madeira, bastante perseguido pelo Vitória de Guimarães, em quinto lugar, e pelo Illiabum, que ocupa a sexta e última posição do grupo A.

No dia 29 do mês de abril inicia-se mais uma rodada de jogos com uma importância acrescida. E tudo começa com o FC Porto a receber a equipa madeirense no Dragão Caixa. A partida, que se realizará pelas 15h, tem a equipa portista como favorita. Mas em causa está mais do que o favoritismo. O FC Porto, para conseguir lutar ainda pelo título do campeonato, não tem margem para erros. Com três pontos a separá-lo do segundo e primeiro classificados, o FC Porto precisa de vencer o jogo caso queira aproximar-se do título. “Mas então porquê?” pergunta você, caro leitor. No entanto, manterei o suspense até ao final deste artigo. No caso do CAB Madeira, a equipa madeirense precisa da vitória se quiser segurar o quarto lugar que ocupa no momento. Em resumo, o jogo, que será defrontado na Invicta, portará uma carga emocional e física bastante grande. Todavia, não poderemos ignorar o poderio da equipa portista em todos os lados da quadra.

Logo a seguir a este jogo, ocorrerá a partida que coloca frente a frente o Vitória de Guimarães e o Illiabum. A importância neste jogo reside na possível colocação do Vitória de Guimarães no último lugar do campeonato, ou no afastamento da equipa vimaranense do Iliabum, que ocupa, atualmente, o sexto lugar na tabela. Sendo assim, contar-se-á com um jogo equilibrado e muito disputado, que poderá definir o último lugar do grupo A.

Espera-se grande espetáculo em Guimarães
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Por último, mas não menos importante… Aliás, muito pelo contrário, teremos o jogo mais relevante da temporada. O SL Benfica recebe o UD Oliveirense, num jogo onde será claramente relevado o ocupante isolado da primeira colocação do campeonato, uma vez que os dois clubes se encontram a partilhar a primeira posição, com os mesmos pontos. Teremos duas equipas que têm estado fortes, tanto ofensiva, como defensivamente. De um lado, teremos a equipa capitaneada por Carlos Andrade: uma equipa com um jogo coletivo forte e com uma excelente eficácia. Além do mais, as águias apresentam uma equipa mais que habituada a converter estas situações para o seu lado. Do outro lado da moeda, encontra-se uma equipa que, nos últimos anos, se tornou numa referência no basquetebol nacional. Só este ano, a equipa de Oliveira de Azeméis encontra-se invencível frente ao clube portista e pretende levar a taça para casa. Para tal, precisa de vencer o campeão da época passada. Este duelo de gigantes poderá definir o rumo da temporada daqui para a frente.

Em suma, esta jornada ficará marcada por jogos com um caráter decisivo e, talvez, com mudanças radicais na classificação. A um passo do fim, o campeonato está aceso e imprevisível. Será que o Benfica voltará a ser campeão? Será o Oliveirense a levar a taça? Ou irá o Porto voltar a sentir o doce sabor da vitória? As perguntas são muitas, mas espera-nos aguardar pela resposta.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Manique

Alexandre Freitas
Alexandre Freitashttp://www.bolanarede.pt
Estuda Ciências da Comunicação no Porto e não perde uma oportunidade para o seu FC Porto a jogar nas diferentes modalidades. No que toca a basquetebol, é um treinador de bancada, e adora discutir as diferentes movimentações e jogadas que ocorrem durante um jogo.                                                                                                                                                 O Alexandre escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.