📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 portugueses com mais participações no Eurobasket | Basquetebol

- Advertisement -

Em 2025, a Seleção Nacional regressa aos grandes palcos. Pela quarta vez, Portugal vai participar no Eurobasket. A estreia já foi há muito tempo. Em 1957, os portugueses estiveram representados na Bulgária e acabaram por serem eliminados na fase de grupos, na Bulgária. Portugal acabou concluir a participação no 15.º lugar, ao vencerem a Escócia, no jogo de atribuição dessa classificação, na competição disputada em Espanha.

56 anos depois, os lusos voltaram à fase final do Eurobasket. Em Madrid, em 2007, Portugal obteve duas vitórias em seis jogos e conseguiu chegar à segunda fase de grupos, ficando a um ponto dos quartos de final. Quatro anos depois, a Seleção Nacional não obteve qualquer vitória, nos cinco jogos disputados e acabou por ser eliminada no último lugar da primeira fase de grupos.

Foram cinco os jogadores que tiveram duas participações, tanto na edição de 2007, como na de 2011. Nesse sentido, o Bola na Rede relembra os cinco jogadores que estiveram presentes simultaneamente nestas duas edições, em jeito de lançar a participação nacional, no Eurobasket 2025.

  1. Miguel Minhava (Base/Extremo)

Miguel Minhava destacou-se como base/extremo, representando clubes como o Benfica e o Galitos Barreiro. A sua versatilidade permitiu-lhe contribuir tanto na organização de jogo como na finalização. Durante o EuroBasket de 2011, teve uma média de 13,7 pontos e 6,1 assistências por 36 minutos.

  • Elvis Évora (Poste)

Elvis Évora foi um poste influente no basquetebol português, com passagens míticas na Ovarense e nas águias, tendo curiosamente iniciado a carreira sénior no FC Porto. Conhecido pela sua presença física e capacidade de ressalto, registou uma média de 10,6 pontos e 9,1 ressaltos por 36 minutos, na sua segunda presença em Europeus.

  • Carlos Andrade (Extremo)

Carlos Andrade, extremo, teve uma carreira de alto nível nacional, sendo um dos jogadores de destaque no Porto e no Benfica, com passagens por Espanha e Alemanha. Na edição de 2011, destacou-se com médias de 15,5 pontos e 7,7 ressaltos por 36 minutos, evidenciando a sua importância na equipa nacional.

4. João Santos (Extremo/Poste)

João Santos Basquetebol
Fonte: FPB

João Santos desempenhou funções de extremo/poste, oferecendo versatilidade tanto no perímetro quanto no jogo interior. O jogador chegou a passar pelos campeonatos universitários dos Estados Unidos, Grécia e Espanha, tendo ainda jogado nas águias e dragões, em Portugal. No campeonato europeu, em 2011, teve uma média de 10,7 pontos e 4,4 ressaltos por 36 minutos.

  • Phillippe da Silva (Base)

Philipe da Silva, como base, foi fundamental na organização ofensiva da seleção. O jogador passou boa parte na carreira em França, depois de ter despontado no CAB Madeira. No EuroBasket de 2011, registou médias de 12,3 pontos e 4,7 assistências por 36 minutos, o que a sua influência no retângulo de jogo.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.