Os 5 portugueses com mais participações no Eurobasket | Basquetebol

Em 2025, a Seleção Nacional regressa aos grandes palcos. Pela quarta vez, Portugal vai participar no Eurobasket. A estreia já foi há muito tempo. Em 1957, os portugueses estiveram representados na Bulgária e acabaram por serem eliminados na fase de grupos, na Bulgária. Portugal acabou concluir a participação no 15.º lugar, ao vencerem a Escócia, no jogo de atribuição dessa classificação, na competição disputada em Espanha.

56 anos depois, os lusos voltaram à fase final do Eurobasket. Em Madrid, em 2007, Portugal obteve duas vitórias em seis jogos e conseguiu chegar à segunda fase de grupos, ficando a um ponto dos quartos de final. Quatro anos depois, a Seleção Nacional não obteve qualquer vitória, nos cinco jogos disputados e acabou por ser eliminada no último lugar da primeira fase de grupos.

Foram cinco os jogadores que tiveram duas participações, tanto na edição de 2007, como na de 2011. Nesse sentido, o Bola na Rede relembra os cinco jogadores que estiveram presentes simultaneamente nestas duas edições, em jeito de lançar a participação nacional, no Eurobasket 2025.

  1. Miguel Minhava (Base/Extremo)

Miguel Minhava destacou-se como base/extremo, representando clubes como o Benfica e o Galitos Barreiro. A sua versatilidade permitiu-lhe contribuir tanto na organização de jogo como na finalização. Durante o EuroBasket de 2011, teve uma média de 13,7 pontos e 6,1 assistências por 36 minutos.

  • Elvis Évora (Poste)

Elvis Évora foi um poste influente no basquetebol português, com passagens míticas na Ovarense e nas águias, tendo curiosamente iniciado a carreira sénior no FC Porto. Conhecido pela sua presença física e capacidade de ressalto, registou uma média de 10,6 pontos e 9,1 ressaltos por 36 minutos, na sua segunda presença em Europeus.

  • Carlos Andrade (Extremo)

Carlos Andrade, extremo, teve uma carreira de alto nível nacional, sendo um dos jogadores de destaque no Porto e no Benfica, com passagens por Espanha e Alemanha. Na edição de 2011, destacou-se com médias de 15,5 pontos e 7,7 ressaltos por 36 minutos, evidenciando a sua importância na equipa nacional.

4. João Santos (Extremo/Poste)

João Santos Basquetebol
Fonte: FPB

João Santos desempenhou funções de extremo/poste, oferecendo versatilidade tanto no perímetro quanto no jogo interior. O jogador chegou a passar pelos campeonatos universitários dos Estados Unidos, Grécia e Espanha, tendo ainda jogado nas águias e dragões, em Portugal. No campeonato europeu, em 2011, teve uma média de 10,7 pontos e 4,4 ressaltos por 36 minutos.

  • Phillippe da Silva (Base)

Philipe da Silva, como base, foi fundamental na organização ofensiva da seleção. O jogador passou boa parte na carreira em França, depois de ter despontado no CAB Madeira. No EuroBasket de 2011, registou médias de 12,3 pontos e 4,7 assistências por 36 minutos, o que a sua influência no retângulo de jogo.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão x Sporting: leões reencontram-se com ex-jogador que está a ser uma das revelações de 2025/26

O Sporting enfrenta o Famalicão na quinta jornada da Primeira Liga. Pedro Bondo deverá figurar entre as opções de Hugo Oliveira.

Bruno Lage pode apresentar alteração importante no 11 do Benfica para a partida contra o Santa Clara

Bruno Lage poderá dar a oportunidade a Samuel Soares de participar na partida do Benfica contra o Santa Clara, para a Primeira Liga.

Sporting anuncia lucro de 20 milhões de euros

O Sporting comunicou durante esta quinta-feira que a sua SAD gerou 20 milhões de euros de lucro na temporada 2024/25.

Bruno Fernandes vai continuar a ser pretendido nas próximas janelas de transferências: Arábia Saudita não desiste do médio

Bruno Fernandes continua a ser pretendido pela Arábia Saudita e o Manchester United pode receber propostas em janeiro de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

João Mário de saída do Besiktas para rumar ao campeonato da Grécia

João Mário pode vir a deixar o Besiktas neste mercado de transferências. O AEK de Atenas fez proposta pelo médio português.

Treinou Cristiano Ronaldo no Real Madrid mas escolheu Mohamed Salah: «É mais completo»

Rafa Benítez foi chamado a escolher os melhores jogadores do mundo. O técnico espanhol surpreendeu ao colocar Mohamed Salah à frente de Cristiano Ronaldo.

Tiago Margarido elogia FC Porto e garante: «O Nacional, como princípio, nunca coloca autocarros»

Tiago Margarido fez a antevisão do FC Porto x CD Nacional, da quinta jornada da Primeira Liga. O técnico elogiou a equipa azul e branca.