📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os momentos decisivos do FC Porto x SL Benfica | Basquetebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Futebol Clube do Porto venceu o Sport Lisboa e Benfica, por 92-89. O público funcionou como sexto jogador dos azuis e brancos, num pavilhão muito bem preenchido. Já o jogo também é um bom exemplo do que deveriam ser todos os jogos da Liga nacional de Basquetebol, com muita emoção e qualidade.

Os dragões são agora líderes isolados com mais um ponto do que as águias e do que o Sporting, no grupo A do Campeonato. De relembrar que faltam apenas três jornadas para o final desta fase e para o início do playoff.

O Bola na Rede traz-te os momentos de destaque do clássico, no Dragão Arena.

Quarto triplos seguidos para as águias 

O melhor período do Benfica foi mesmo o primeiro. Os encarnados chegaram a dispor de 18 pontos de vantagem, nos últimos segundos, e terminaram os primeiros dez minutos, com uma diferença de 16 (38-22).

Para este resultado parcial, contou o acerto dos visitantes nos triplos. A 22 segundos do final, José Silva conseguiu marcar o quarto triplo consecutivo para o Benfica. A vantagem de oito passou para 18 pontos.

Tímida recuperação dos dragões 

Sem a pressão necessária sobre o ataqur encarnado, nos primeiros dez minutos, o Porto acabou por tentar mudar de abordagem.

As melhorias fizeram-se sentir até meio do segundo período. A diferença caiu para nove (30-42), nessa altura. Destaque para uma das jogadas que permitiram seis pontos seguidos e que levou à diferença minima, nos segundos dez minutos. Passe longo de Voytso para Clark que sacou dois pontos e ajnda uma falta que o levaria à conversão de um lance livre.

 Contudo, a distância até ao intervalo voltou a alargar-se e, para o descanso, a diferença fixou-se em 14 (44-58).

Show de Miguel Maria 

Na segunda parte, a pressão defensiva portista aumentou ainda mais e deu resultados. Para tal, o base Miguel Maria foi o jogador que funcionou como a primeira linha de pressão sobre o movimento ofensivo adversário, especialmente no terceiro período.

A nível ofensivo, o internacional português também foi um dos desbloqueadores. De salientar o lance em que o base decidiu sozinho. Miguel Cardoso conseguiu penetrar na área e arranjar espaço para fazer um lançamento de dois pontos e encurtar a distância para cinco pontos, à entrada do último minuto do terceiro período (70-75).

No final do terceiro quarto da partida, o Benfica seguia na frente do marcador, por 77-71.

Reviravolta completa

O treinador do FC Porto, Fernando Sá, resolveu guardar o lançador Myers para os derradeiros minutos e apostou em Max Landis.

O base/extremo foi o melhor marcador do encontro, com 22 pontos, e concretizou mesmo a reviravolta. A pouco mais de 4′, Landis estabeleceu a primeira vantagem portista no encontro. O norte americano concretizou seis pontos consecutivos, nessa altura, onde se destacou a sua capacidade de pressão sobre o portador da bola.

Douglas falha lançamento 

Depois de Toney Douglas reduzir a desvantagem encarnada dois pontos (91-89), a 34 segundos do final, houve várias situações ofensivas não concretizadas para as duas equipas. Assim, a emoção disparou. 

Primeiro, Myers foi displicente diante do cesto, ao falhar um lançamento aparentemente fácil de dpis pontos. A seguir, o Benfica partiu para contra ataque, mas desta vez, Douglas não conseguiu concretizar, em boa posição, sendo relevante a pressão defensiva de um jogador portista.

O Benfica perderia assim uma boa ocasião para empatar ou até passar para a frente. Só Clark, do FC Porto, viria a pontuar até ao término do encontro, num dos dois lançamentos livres de que dispôs.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.