PRINCIPAIS CONTRATAÇÕES
Começamos pela posição um, onde verificamos, desde logo, várias mudanças. Rafael Lisboa e Nic Moore deixaram o clube e juntaram-se dois jogadores que encaixam na perfeição naquilo que Norberto Alves prioritiza nos seus bases – capacidade de liderança e conhecimento do jogo. Diogo Gameiro e José Barbosa foram os nomes escolhidos e aqueles em que Norberto Alves mais deposita confiança.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Inclusive, o técnico do SL Benfica já comentou as transferências dos dois bases, referindo exatamente estas qualidades, salientando ainda em José Barbosa algumas particularidades mentais, que acabam por ser igualmente fulcrais no desempenho da sua função, tais como humildade, atitude, compromisso e sentido coletivo.
Apesar disso, a contratação de Aaron Broussard poderá contradizer a preferência por estes dois, sendo que o base norte americano – mais extrovertido com o drible, experiente e eletrizante – poderá mesmo ser o titular e jogador de referência para a posição de base, ainda que Barbosa/Barroso/Gameiro possam co-existir com o norte americano dentro de campo.
Depois, Travis Munnings. Foi, a par de Barbosa e Norberto Alves, mais um «achado» que o SL Benfica encontrou em Oliveira de Azeméis. Norberto Alves trabalhou com o extremo na época passada, tendo sido, portanto, um pedido expresso do técnico português.
O extremo terá a concorrência para a posição (tendo em conta as suas caracterísiticas) de Betinho Gomes e Arnette Hallman, conferindo versatilidade, dimensão física para defender qualquer posição e capacidade de explosão no ataque ao cesto.
Por fim, a posição onde ocorreu – à semelhança da posição 1 – mais mudanças. Entraram os norte americanos James Farr e Dennis Clifford e saíram os homólogos Cameron Jackson e Eric Coleman. Um upgrade evidente para posição 5, com jogadores de cariz semelhante porém mais versados no contexto europeu e com maior qualidade nas exigências de Norberto Alves para a posição.
Double delight for Makram Ben Romdhane who was named @Tissot MVP as Tunisia clinched back-to-back #AfroBasket titles! 🥇🇹🇳
Here are some of his top moments 🔥👇 pic.twitter.com/eDy5FWsyur
— FIBA (@FIBA) September 6, 2021
De sublinhar, por fim, a contratação do internacional pela Tunísia – Makram Ben Romdhane. Extremo-poste que será – se não tiver grandes contratempos em termos físicos – um dos jogadores mais preponderantes na turma da luz. Um jogador que, segundo o técnico encarnado, apresenta-se como um líder, com capacidade de anotar quer de frente, quer de costas para o cesto e que dispõe uma atitude de vencedor.