Universíadas 2019: Um bronze histórico no basquetebol

Nas meias-finais tivemos pela frente a Austrália e a coisa não correu da melhor forma. Apesar de mais uma grande exibição individual de Laura Ferreira (21 pts, 7 res e 3 ast) e de toda a equipa, Portugal perdeu. As australianas venceram por 56-49 e passaram à final (que acabaram por ganhar), deixando pelo caminho as portuguesas.

A equipa não desanimou com a derrota nas meias finais. Pelo contrário, usou-a como motivação para conseguir uma medalha que podia ser histórica e que abrilhantava ainda mais a sua prestação.

E assim foi! No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, o Japão, que perdeu com os EUA, era o último adversário desta campanha. Tivemos jogo muito equilibrado que acabou por ir a prolongamento. Portugal aí não deu qualquer hipótese e fez um parcial de 18-01 (!), conquistando assim o bronze. De destacar as prestações de Inês Viana (18 pts, 3 res e 5 ast) e Laura Ferreira (21 pts, 11 res e 8 ast) nesta vitória contra as nipónicas.

«Ganhar 18-01 no prolongamento comprova que nós não somos de bronze: somos de ouro!» – estas foram as palavras da capitã de equipa, Inês Viana, após a conquista do bronze em Nápoles. E a verdade é que tem muita razão. Por tudo aquilo que estas «mulheres de garra» mostraram em pleno campo merece estas e tantas outras palavras. Foi uma grande prova por parte desta equipa que mostra de que são feitas as portuguesas e que sabem jogar (E MUITO).

Esta é uma medalha que é muito importante no panorama nacional da modalidade e, sobretudo, para que se possa desenvolver – ainda mais – o basquetebol a nível feminino. Não é por acaso que a seleção portuguesa foi a melhor equipa europeia de todas as que estavam presentes. Um feito que vai ficar na história e agora daqui a diante o caminho a seguir será sempre um melhor lugar no pódio.

Depois de vencer a República Checa, a alegria da equipa portuguesa foi visível pois tinha alcançado as meias-finais
Fonte: FPB

Porém, sou da opinião de que este não foi um feito acompanhado com a devida importância por todos os portugueses, bem como, pelos meios de comunicação. Foi feita história nesta modalidade. Não acham que merecem ter todo o mérito e atenção para uma conquista que nunca tinha acontecido?

Escrevo este texto para vos dar o vosso reconhecimento por aquilo que fizeram em Nápoles – tanto pela medalha de bronze como pela vossa participação. Obrigado às doze jogadoras e à equipa técnica porque representaram da melhor forma Portugal. Mereceram esta conquista!

Foto de Capa: FADU

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga: Ismael Gharbi conta com interessados em ligas de topo

Ismael Gharbi poderá deixar o Braga neste mercado de transferências. O jogador soma interessados na Europa, mais precisamente o Génova e o Friburgo.

Já é conhecido o árbitro da partida entre Sporting e FC Porto

Sporting e FC Porto vão enfrentar-se no sábado em jogo da quarta jornada da Primeira Liga. João Gonçalves vai ser o árbitro do encontro que se realizará em Alvalade.

Cristóvão Carvalho deixa ataque a João Noronha Lopes: «Gosta de repetir que é corajoso. Mas quando chega a hora da verdade, tropeça sempre no...

Cristóvão Carvalho deixou críticas a João Noronha Lopes. Os dois elementos são candidatos à liderança do Benfica. O ato eleitoral está marcado para o dia 25 de outubro.

Sporting prepara FC Porto e Rui Borges chama 3 jovens ao treino

O Sporting treinou durante esta quarta-feira em Alcochete, tendo em vista o encontro frente ao FC Porto, válido pela quarta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcos Leonardo recebe abordagem para regressar ao Brasileirão

Marcos Leonardo pertence aos quadros do Al Hilal, mas pode regressar ao Brasileirão em breve. O São Paulo está interessado.

Benfica pode dar ajuda fundamental ao Sevilha

O Benfica está interessado em Carlos Álvarez e o Sevilha terá direito a uma possível transferência do espanhol que pertence aos quadros do Levante.

Vitória SC teme saída de médio e mantém-se de olho no mercado

Vitória SC pode ver Tiago Silva ou Tomás Handel saírem nos últimos dias do mercado de transferências. Os vimaranenses estão atentos ao mercado em busca de um possível sucessor.