Universíadas 2019: Um bronze histórico no basquetebol

Nas meias-finais tivemos pela frente a Austrália e a coisa não correu da melhor forma. Apesar de mais uma grande exibição individual de Laura Ferreira (21 pts, 7 res e 3 ast) e de toda a equipa, Portugal perdeu. As australianas venceram por 56-49 e passaram à final (que acabaram por ganhar), deixando pelo caminho as portuguesas.

A equipa não desanimou com a derrota nas meias finais. Pelo contrário, usou-a como motivação para conseguir uma medalha que podia ser histórica e que abrilhantava ainda mais a sua prestação.

E assim foi! No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, o Japão, que perdeu com os EUA, era o último adversário desta campanha. Tivemos jogo muito equilibrado que acabou por ir a prolongamento. Portugal aí não deu qualquer hipótese e fez um parcial de 18-01 (!), conquistando assim o bronze. De destacar as prestações de Inês Viana (18 pts, 3 res e 5 ast) e Laura Ferreira (21 pts, 11 res e 8 ast) nesta vitória contra as nipónicas.

«Ganhar 18-01 no prolongamento comprova que nós não somos de bronze: somos de ouro!» – estas foram as palavras da capitã de equipa, Inês Viana, após a conquista do bronze em Nápoles. E a verdade é que tem muita razão. Por tudo aquilo que estas «mulheres de garra» mostraram em pleno campo merece estas e tantas outras palavras. Foi uma grande prova por parte desta equipa que mostra de que são feitas as portuguesas e que sabem jogar (E MUITO).

Esta é uma medalha que é muito importante no panorama nacional da modalidade e, sobretudo, para que se possa desenvolver – ainda mais – o basquetebol a nível feminino. Não é por acaso que a seleção portuguesa foi a melhor equipa europeia de todas as que estavam presentes. Um feito que vai ficar na história e agora daqui a diante o caminho a seguir será sempre um melhor lugar no pódio.

Depois de vencer a República Checa, a alegria da equipa portuguesa foi visível pois tinha alcançado as meias-finais
Fonte: FPB

Porém, sou da opinião de que este não foi um feito acompanhado com a devida importância por todos os portugueses, bem como, pelos meios de comunicação. Foi feita história nesta modalidade. Não acham que merecem ter todo o mérito e atenção para uma conquista que nunca tinha acontecido?

Escrevo este texto para vos dar o vosso reconhecimento por aquilo que fizeram em Nápoles – tanto pela medalha de bronze como pela vossa participação. Obrigado às doze jogadoras e à equipa técnica porque representaram da melhor forma Portugal. Mereceram esta conquista!

Foto de Capa: FADU

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.