Vitória SC 66-89 SL Benfica: Águias mostraram as garras para vencer

A CRÓNICA: UM BENFICA AGUERRIDO QUE JÁ NÃO SE VIA HÁ ALGUM TEMPO

O Pavilhão Unidade Vimaranense recebeu mais um jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol. Desta vez, foi o encontro entre o Vitória SC e o SL Benfica. Com a equipa de Guimarães a querer cimentar o seu lugar nos oito primeiros da tabela, esperava-se um jogo algo mais fervoroso por parte dos vimaranenses, apesar de não estarem, de todo, a atravessar o melhor momento na época.

Depois de o jogo começar com dez minutos de atraso, dado existirem problemas técnicos com o marcador e com o relógio, viu-se um primeiro período bastante equilibrado entre ambas as equipas. Os primeiros minutos do encontro foram a personificação do “ora agora vais tu, ora agora vou eu”, onde se uma equipa marcava ponto, no ataque seguinte, a outra equipa retribuía. No final desses primeiros dez minutos, o SL Benfica encontrava-se na frente do marcador por 25-21.

O segundo período acabou dominado pela eficácia no lançamento exterior dos encarnados. Conseguindo levar mesmo a distância no marcador até uma vantagem de 12 pontos, o SL Benfica acabou por descansar um pouco no encontro, o que fez o Vitória SC “abrir o olho”. Ao intervalo, o marcador apontava 48-41, a favor dos visitantes.

Com o iniciar do terceiro quarto, o Vitória SC continuou de olho bem aberto e com uma enorme vontade de anular a desvantagem sentida no resultado. Os vimaranenses conseguiram mesmo estar a um ponto das águias, mas o SL Benfica não cedeu e arrancou a partir desse momento. Quando a turma de Carlos Lisboa se viu em vantagem apenas por um ponto, ligou o turbo e não parou mais.

Os últimos dez minutos foram algo contraditórios ao restante jogo. Se, nos primeiros 30 minutos, vimos duas equipas aguerridas, com vontade de vencer e com uma elevada percentagem de eficácia, naqueles últimos dez, foi o oposto disso tudo. Quem saiu a ganhar dessa “falta de jogo”, e que acabou mesmo a vencer o encontro, foi o SL Benfica. Com uma masterclass de Betinho, os encarnados levaram a melhor sobre o Vitória SC e o encontro terminou com o marcador a anotar um 89-66.

A FIGURA

Fonte: Bola na Rede

Betinho (SL Benfica) – Não poderia haver outra escolha neste encontro. Betinho foi uma figura incontornável durante todo o jogo, tanto nos aspetos ofensivos como defensivos. Trouxe uma outra dinâmica à equipa do SL Benfica, para além dos pontos e da sua eficácia de lançamento.

O FORA DE JOGO

Fonte: Bola na Rede

Jaron Hopkins (Vitória SC) – O jogador do Vitória não esteve nos seus melhores dias e a equipa acabou por ser influenciada por isso mesmo. Nos momentos em que Hopkins se viu forçado a trocar de posição, viu-se que a equipa vimaranense perdia segurança e fluidez no decorrer da partida. Esperava-se outro tipo de exibição.

ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA SC

O Vitória SC foi ao jogo, certamente, na pior fase que enfrentam na época e queriam mostrar que estavam dispostos a dar uma reviravolta nos resultados.

A nível defensivo, a equipa de Carlos Fechas recorria à marcação individual, socorrendo-se da altura dos seus jogadores em comparação aos do SL Benfica – os vimaranenses, em muitos dos duelos vistos em campo, saiam por cima e aproveitavam essas mesmas diferenças para se sobressaírem na defesa.

As transições ofensivas do Vitória SC caracterizaram-se por ser bastante rápidas quando iniciadas, mas diminuindo ritmo à medida que chegavam perto do cesto, dando tempo para pensar na jogada a efetuar (o que facilitava o trabalho defensivo da equipa do SL Benfica). Berry era a solução da equipa da casa para pontuar no jogo interior, dada a sua constituição física desenvolvida.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES 

Jaron Hopkins (5)

Alexander Peacok (6)

Alfred Parrish (6)

Coreontae Berry (7)

Tyler Seibring (6)

SUBS UTILIZADOS

João Ribeiro (6)

André Bessa (6)

Ricardo Monteiro (7)

Afonso Soares (-)

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA 

Com a ausência de Eric Coleman, depois de ter testado positivo à COVID-19, e o regresso de Tomás Barroso às opções, Carlos Lisboa teve, praticamente, quase todos os seus melhores jogador ao dispor.

Num jogo onde os encarnados pareceram dar o tudo por tudo para conseguir alcançar uma vitória frente ao Vitória, as transições ofensivas culminaram em bastantes jogadas pelo interior da quadra, aproveitando o poderio físico dos jogadores das águias, mas o tiro exterior foi a arma secreta da primeira metade do encontro.

Já, a nível defensivo, o SL Benfica optou por uma defesa cerrada homem a homem e, quando necessário, a double team sob os homens do Vitória SC, de forma a dificultar ainda mais os ataques da equipa vimaranense.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES 

Betinho (9)

Bryce Alford (8)

Tweety Carter (5)

Quincy Miller (7)

Cameron Jackson (6)

SUBS UTILIZADOS

Rafael Lisboa (7)

Tomás Barroso (6)

Fábio Lima (5)

Hugo Silva (-)

Arnette Hallman (-)

Jaylen Key (6)

Guilherme Saiote (-)

Foto de Capa: Bola na Rede

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Esgaio só rescinde com o Sporting se já tiver encontrado clube: As últimas novidades

Ricardo Esgaio pode sair do Sporting neste mercado de verão. Lateral só rescindirá se já tiver encontrado um clube.

Sporting pode vender St. Juste por 3,5 a 4 milhões de euros: Defesa tem mercado em 3 países

Jeremiah St. Juste está na porta de saída do Sporting. Leões definem preço do defesa-central neerlandês, que tem mercado.

Socos e empurrões no Real Betis x Como 1907 marcam «jogo amigável»

O Real Betis x Como 1907 ficou marcado por cenas de pancadaria entre jogadores. Há vídeos a circular nas redes sociais.

Isaías não contrataria Richard Ríos para o Benfica e sugere outro nome: «É um grande jogador, mas não traria»

Isaías não contrataria Richard Ríos. Antigo jogador do Benfica preferia trazer Jhon Arias, que joga agora no Wolverhampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Lille empresta Tiago Morais a mais um clube da Primeira Liga

Tiago Morais prepara-se para mais um empréstimo do Lille. Extremo português vai jogar no Casa Pia na época 2025/26.

Nice 0-2 Benfica | A coisa fez-se…

O Benfica actuou na francesa Riviera em modo de treino. Se a escolha do terceiro equipamento, de cores espapaçadas e sem a chama das grandes ocasiões, não transmitiu logo esse sentimento competitivo, a postura encarnada levou a uma exibição esbatida, apenas e só de serviços mínimos.

Rio Ave pode lutar com Panathinaikos de Rui Vitória por médio

O Rio Ave está interessado em Kostas Galanopoulos. Aris e o Panathinaikos de Rui Vitória também estão na corrida pelo médio.