📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alguém se voluntaria para “rookie” do ano?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades
O fim de março aproxima-se, faltam menos de quatro semanas para terminar a época regular e o senhor que amavelmente faz o troféu para o rookie do ano ainda não sabe se este ano lhe vão chegar os dólares à conta, tendo em conta que primeiro é preciso aparecer um jogador de primeiro ano que tenha mostrado reais capacidades para o receber. Não pedimos um Wilt Chamberlain ou um Michael Jordan, como é óbvio, mas também não queremos, daqui a dez anos, estar a ver o plantel de uma qualquer equipa chinesa e ver lá o mesmo nome que alguém escreveu no troféu da temporada 2016/17.

Há um nome que salta à vista e que, em condições normais, levaria o prémio para casa: Joel Embiid. Porém, esta não é uma liga periférica qualquer onde quem faz 31 jogos faz os suficientes. Esta é uma liga com 82 jogos na fase regular, cujas estrelas descansam ao sábado à noite no melhor jogo da semana, mas deixemos essa discussão para depois. O camaronês foi escolhido em 2014, passou dois anos no estaleiro, e por isso é rookie nesta época. Mesmo com cerca de 20 minutos por jogo, Embiid entusiasmou a NBA e alegrou Philadelphia como há muito não acontecia. Até janeiro, quando voltou para o estaleiro (onde terminará a temporada), deixando o tal troféu de melhor jogador no seu primeiro ano sem um dono antecipado.

Embiid e Saric Fonte: NBA
Embiid e Saric
Fonte: NBA

Há Dario Saric. Há Malcolm Brogdon. Estes dois são os que estão mais próximos do nível de Embiid. E, ainda assim, muito afastados. O colega do camaronês nos Sixers tem crescido a olhos vistos com o passar da época, mas nunca seria um grande nome na lista. Os seus 12.5 pontos por jogo seriam o quarto pior registo de sempre para um vencedor do prémio de rookie do ano e o pior desde 2000/01. Já Brogdon é uma surpresa, um jogador do qual os Bucks não esperavam muito. Escolhido na 36.ª posição do draft, o base tem conseguido minutos vindo do banco com a sua capacidade defensiva e de lançamento exterior. Ainda assim, Brogdon teria a pior média de pontos de sempre para um rookie do ano e seria o primeiro rookie fora do top-18 a ganhar o prémio desde a década de 50.

E há sempre a possibilidade de se dar o prémio a Jaylen Brown, Marquese Chriss, Willy Hernangomez ou Buddy Hield. Mas, se Saric e Brogdon são más escolhas, o melhor é nem seguirmos por esse caminho. A verdade é que, com muitos ou poucos jogos, Joel Embiid foi infinitamente melhor do que todos os outros. Foi o único que se apresentou a um nível espetacular, mesmo assistindo a mais de metade da temporada sentado no banco, de fato vestido. Embiid foi o único para o qual olhámos e vimos um talento com potencial para dominar a liga. Todos os outros pareceram, salvo algum milagre, jogadores com capacidade para se manterem na liga mas como peças de rotação e nunca como atores principais de uma história que, claramente, não é a deles. Com os dois melhores rookies desta temporada a terem sido escolhidos em 2014, é um pouco assustador pensar na aparente falta de talento desta classe de jogadores. É verdade que Ben Simmons ainda não jogou e que um jogador como Ingram pode sempre “explodir”, mas o que fica desta temporada da parte dos mais novos não deixará saudades a ninguém.

Foto de Capa: USA TODAY Sports

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer eleições no Guiness e espera ultrapassar os 100 mil sócios na segunda volta: «Objetivo de superar novamente o recorde mundial»

O Benfica quer ver as eleições presidenciais no Guinesse. Águias vão submeter candidatura e esperam por novo recorde na segunda volta.

Imprensa inglesa revela valor que Sporting está disposto a aceitar para deixar Morten Hjulmand sair já em janeiro

Morten Hjulmand é o atual capitão do Sporting e há três emblemas da Premier League interessados no médio, inclusivamente o Manchester United.

José Mourinho lança 5 novidades na partida do Benfica frente ao Tondela

Benfica e Tondela entram em campo a partir das 20h45 desta quarta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga.

Benfica x Tondela: eis os onzes iniciais para a partida da Taça da Liga

O Benfica e o Tondela entram em campo a partir das 20h45 desta quarta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Alemanha: jogador foi campeão mundial e assinou por emblema do sétimo escalão

Kevin Grosskreutz foi um dos destaques do futebol alemão por alguns anos. Recentemente assinou pelo TuS Eichlinghofen.

Alanyaspor de João Pereira segue em frente na Taça da Turquia

O Alanyaspor seguiu em frente na Taça da Turquia. A equipa orientada por João Pereira venceu o Bursa Yildirimspor por 2-1.

Jeremiah St. Juste deverá continuar a ser um ‘problema’ para o Sporting até ao verão

Jeremiah St. Juste termina contrato com o Sporting no final da presente temporada e não deverá voltar a vestir a camisola verde e branca.