Antevisão play-offs NBA: Dos colossos do Este à imprevisibilidade do Oeste

CONFERÊNCIA ESTE: CLASSIFICAÇÕES E PROGNÓSTICOS PARA OS PLAY-OFFS

Milwaukee Bucks (58-24)

Boston Celtics (57-25)

Philadelphia 76ers (54-28)

Cleveland Cavaliers (51-31)

New York Knicks (47-35)

Brooklyn Nets (45-37)

Nas últimas quatro temporadas, uma equipa diferente representou a Conferência Este nas finais da NBA, mais concretamente, Toronto em 2019, Miami em 2020, Milwaukee em 2021 e Boston em 2022. Terá agora o Este um quinto plantel diferente nas finais da NBA?

Irá a formação de Cleveland estabelecer-se como o futuro da NBA? Conseguirão os Knicks finalmente dar o salto para outro patamar? A verdade é que se torna difícil ignorar Milwaukee, Boston e Philadelphia. Estes não são só as equipas mais dominadoras na Conferência Este, mas também os três melhores conjuntos de toda a liga.

Neste momento, liderados pelo astro Giannis Antetokounmpo, os Bucks são um dos grandes candidatos a conquistar o seu segundo título em três temporadas. Entre as suas 58 melhores vitórias, o melhor registo em toda a liga, estão nove triunfos consecutivos no início da temporada e 16 jogos sem perder de 23 de janeiro a 1 de março, garantindo assim o primeiro lugar da classificação no Este.

Antetokounmpo é quase impossível de parar. O Greek Freak, MVP da NBA de forma consecutiva em 2019 e 2020 e antigo vencedor do prémio de Melhor Defensor do Ano, ajudou a levar os Bucks ao seu primeiro título desde 1971 e foi nomeado como MVP das Finais da época 2020/21. Ainda em 2021, o grego foi homenageado como um dos 75 melhores jogadores da história da liga e, esta época, foi selecionado para a sua 7ª participação no All-Star.

Com uma média por jogo de 31.1 pontos, 11.8 ressaltos e 5.7 assistências, Giannis tem tudo para voltar a ter ouro nas suas mãos. Aliás, os Bucks são um dos conjuntos mais eficazes da liga em lançamentos de 3 pontos, sem esquecer que Jrue Holiday e Khris Middleton (quão saudável está?) são dois dos mais subestimados All-Stars da liga. Por fim, qualquer equipa que enfrentar os campeões de 2021 será atormentada por Brook Lopez, o veterano poste que lidera a quarta melhor defesa da NBA.

Por sua vez, podem os Celtics voltar às finais, vingar a derrota da época transata e conquistar o seu primeiro título desde 2008? Nesta liga de resultados, tudo o que importa é ganhar um título e a formação de Boston definitivamente possui o talento para alcançar o topo do pódio.

Jayson Tatum e Jaylen Brown são duas das melhores jovens estrelas da liga, sendo que Tatum certamente fará parte da First Team All-NBA e Brown pode ser selecionado para a Second Team ou Third Team All-NBA. Adiciona-se também Derrick White, candidato a integrar a melhor equipa defensiva da liga (All-Defensive Team), e Malcom Brogdon, um de dois favoritos ao prémio de Sixth Man of the Year.

Tudo isto fez com que os Celtics terminassem a temporada regular como o 2º melhor plantel da NBA nas categorias ofensivas e defensivas. O técnico Joe Mazzulla lidou com uma situação difícil quando substituiu Ime Udoka, que foi demitido abruptamente antes da temporada por conduta imprópria no local de trabalho. Não obstante, a equipa é a segunda favorita nas nossas previsões para os play-offs da NBA na Conferência Este, já que os Bucks possuem a vantagem de jogar em casa num possível encontro nas Finais de Conferência.

Em seguida, surge uma franquia desesperada em contrariar o histórico negativo nas eliminatórias do passado recente. Ignoremos brevemente a provável nomeação de Joel Embiid ao prémio de MVP e que os Sixers são um dos conjuntos no top-3 ofensivamente e defensivamente. Tudo o que importa é que Philadelphia não marca presença nas Finais da Conferência desde que Allen Iverson teve uma das melhores exibições individuais da história em 2001.

Ainda assim, com o domínio avassalador de Embiid (33.1 pontos, 10.2 ressaltos e 4.2 assistências) e com um plantel vasto composto por jogadores como Tobias Harris, os Sixers têm o que é preciso para sonharem com um título. Isto sem esquecer as contribuições de James Harden ao assumir a liderança da liga em assistências (10.7) e a ascensão de Tyrese Maxey no papel de marcador de pontos (20.3).

Enquanto isso, os Cavaliers e os Knicks são duas equipas jovens que se destacaram ao longo da época regular e que agora vão encontrar-se nos play-offs, naquela que será uma incrível partida de pós-temporada. Se há um conjunto capaz de surpreender no Este e chegar às Finais da Conferência, são os Cavaliers.

Não muito longe do topo da classificação do Este durante toda a temporada, o técnico J.B. Bickerstaff tem talento em ambas as vertentes do jogo. Liderados pelos candidatos a Jogador Defensivo do Ano, Evan Mobley e Jarrett Allen, os Cavs são a melhor defesa da liga e, ofensivamente, contam com estrelas como Donovan Mitchell e Darius Garland. E engana-se quem pensar que Mitchell é um novato dos play-offs, contando já com várias atuações de 50 pontos ao longo da sua jovem carreira.

Contudo, nem todos os números estão a favor dos Cavaliers. Afinal, Cleveland não ganha uma eliminatória nos play-offs sem LeBron James desde 1993.

Relativamente aos seus adversários na primeira ronda, os Knicks voltaram a ser relevantes e isso é algo que não tem acontecido com muita frequência, sendo esta apenas a sua segunda aparição nos play-offs na última década. O técnico Tom Thibodeau tem jogadores com a mentalidade defensiva necessária para complementar os candidatos ao All-NBA Team Julius Randle e Jalen Brunson, isto num plantel que ainda inclui R.J. Barrett e o candidato a Sixth Man of the Year, Immanuel Quickley.

Desde 1 de janeiro, os Knicks ocupam o terceiro lugar na lista dos melhores ataques da NBA e é a sétima formação com o maior número de vitórias na liga. Uma série a eliminar no Madison Square Garden em abril é uma experiência única, com certeza, mas muito do sucesso dos Knicks depende da saúde de Randle, que esteve ausente do final da temporada regular com uma lesão no tornozelo esquerdo.

Quanto ao sexto classificado, os Nets são um conjunto completamente diferente daquele que iniciou a temporada. A formação de Brooklyn enviou Durant e Irving para a Conferência Oeste, mas, mesmo assim, conseguiu construir uma equipa muito sólida e das mais apetrechadas da NBA na posição de extremo.

A sua vaga nos play-offs deve-se, em particular, à chegada de Mikal Bridges que liderou o caminho para a pós-temporada com uma média de 20.1 pontos e 38.2% de aproveitamento em lançamentos de três pontos. Mesmo sem os seus anteriores craques, os Nets serão uma equipa a ter em conta no futuro e o 76ers terão de estar no seu melhor para evitarem sustos inesperados.

Já os Hawks garantiram a presença na fase eliminar depois de uma época marcada pela inconsistência e pelos rumores envolvendo a sua grande estrela, Trae Young.

Atlanta tem organizado a franquia em torno do seu base principal desde que Young foi selecionado no draft de 2018. Mas depois de duas temporadas abaixo do esperado, uma reconstrução do front-office e uma mudança de treinadores, os Hawks podem estar prontos para dizer adeus a Ice Trae muito brevemente.

Isto não é uma completa surpresa, especialmente considerando o que tem acontecido ao longo da temporada. Em março, o proprietário dos Hawks, Tony Ressler, revelou a Jeff Schultz, da plataforma The Athletic, que não excluía a possibilidade de qualquer jogador do plantel atual ser trocado. Meses antes, os jornalistas Shams Charania e Sam Amick relataram a escalada das tensões entre Young e o antigo técnico Nate McMillan, o que provocou dúvidas internas sobre as capacidades de liderança do jovem base.

Apesar de tudo, os Bucks não devem subestimar uma equipa que teve a sua melhor exibição da época frente aos Heat e que vem motivada pela vitória no play-in contra a organização de Miami.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos da quinta jornada da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou os árbitros dos encontros da quinta jornada da Primeira Liga.

Christian Eriksen já tem novo clube depois de terminar contrato com o Manchester United

Christian Eriksen está perto de reforçaro Wolfsburgo. Após deixar o Manchester United no final da temporada 2024–2025, o médio dinamarquês vai assinar contrato com o clube da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suaréz após o poker frente à Venezuela: «Vínhamos para uma guerra e estávamos preparados»

O avançado do Sporting foi a grande figura na vitória da Colômbia sobre a Venezuela, ao assinar quatro golos que colocam a sua seleção mais perto do Mundial.

Jamie Vardy apresentado na Cremonese: «Enzo Maresca convenceu-me»

Jamie Vardy já veste oficialmente as cores da Cremonese. Após apresentado no clube e deixou claro que foi o treinador, Enzo Maresca, quem o convenceu a embarcar neste desafio na Serie A.

Barcelona acelera busca por substituto de Robert Lewandowski e identificou alvo principal em rival espanhol

O Barcelona está a intensificar os esforços para encontrar um substituto para Robert Lewandowski, com o avançado argentino Julian Álvarez, do Atlético de Madrid, a surgir como principal alvo.