Billy Donovan: Será a melhor escolha para técnico dos Chicago Bulls?

Onde se encaixa então Billy Donovan com os jovens e talentos na cidade ventosa?

Para isto temos de analisar quem estava no cargo antes de Donovan lá chegar. Têm por nome Jim Boylen e ficou conhecido entre os aficionados pelos motivos errados. Uma equipa que conta com o talento de Zach LaVine e Lauri Markken adicionando também o jovem Coby White, que segundo as palavras do próprio Lavine “(…) é um jogador com imensa qualidade e potencial, e se tivesse sido usado corretamente tenho a certeza que teria feito parte da primeira equipa de rookies e não da segunda.”

Apesar de todo o jovem talento, Boylen não conseguiu trazer sucesso a esta equipa de Chicago. Com um recorde péssimo entre as duas épocas que treinou de 39-84, Boylen viu-se inserido em vários escândalos desde jogadores como LaVine a dizerem-lhe enquanto o jogo decorria que “eu tenho 40 pontos, o que vais dizer sobre isso? Treina”, a time-outs mal pedidos durante o jogo, Boylen há muito que se percebia não pertencer à dinâmica dos Bulls.

Com um estilo de jogo muito da velha escola, muitos desentendimentos com os jogadores, por vezes a fazer o exato oposto de Billy Donovan e a não dar a palavra aos jogadores, a estadia de Boylen foi um fracasso. Com jogadores a recusarem-se a treinar após derrotas duras em jogos nas noites anteriores, estava claro que alguma mudança necessitava de ser feita para a equipa caminhar na direção certa.

Assim, os Bulls rumam em frente e contratam Billy Donovan num contrato de quatro anos a 24 milhões de dólares. Depois de terem tido um treinador bastante antiquado, que “tratava os jogadores como se fossem miúdos do secundário”, eis que chega Billy Donovan, o treinador que tantas vezes foi criticado por dar demasiada liberdade a Westbrook.

Pois penso que, depois de uma era um pouco oprimidos, com pouca fluidez de jogo e sem liberdade dentro de campo, aquilo que os jogadores dos Bulls mais necessitam é de um treinador que os ouça. Um treinador que “esprema” o melhor de cada um deles, que lhes dê liberdade dentro de campo e que os permita errar, mas mais importante, um treinador com experiência de gerir grandes egos.

Depois de ter sido campeão da NCAA por duas vezes em 2006 e 2007, Donovan volta a ter ao seu dispor uma equipa bastante jovem e com muita margem de progressão. Nas suas palavras, aquilo que quer fazer de imediato é “(…) ver muitos jogos, ouvir os jogadores e como eles querem ser utilizados. Onde eles pensam ser mais eficazes e a partir daí construir na nossa forma de jogar”.

Billy Donovan tem pela frente uma tarefa interessante, tem as peças e a filosofia para que tudo corra bem mas, no basquetebol, como na vida, nem sempre as coisas são assim tão lineares.

Foto de Capa: Oklahoma City Thunder

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.