📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

É possível odiar mas apreciar o basquetebol de James Harden?

- Advertisement -

Ponto prévio: eu odeio o basquetebol de James Harden. Não é apenas uma ligeira “comichão” que me dá quando o vejo, ou uma simples vontade de mudar de canal quando ele aparece. É a vontade de ver um qualquer Bismack Biyombo ou Jonas Valanciunas arrancar-lhe a bola das mãos com os cotovelos a atingirem-lhe a cara. Eu sei, eu sei, tenho problemas de raiva. Mas o basquetebol, pelo menos para mim, não consiste em um homem com a bola 15 segundos no topo da linha de três pontos, que decide que depois vai procurar a falta (que consegue muitas vezes) até o adversário ser obrigado a dar-lhe espaço suficiente para ele fazer o que quer.

Porém, isso não me impede de também apreciar o seu basquetebol. Confuso? Talvez, mas eu explico. A constante vitimização de Harden não me permite ver mais de dois minutos seguidos sem precisar de uma possibilidade do Burger King, mas o que o MVP faz com a bola… poucos o fazem igual. O drible como se tivesse um fio preso à bola, a capacidade para ganhar separação do seu defensor com uma simples finta de corpo ou um primeiro passo tremendo e a pontaria, seja de três pontos, seja perto do cesto, são incomparáveis.

James Harden e Kyrie Irving protagonizaram um dos grandes frente-a-frente da temporada até agora
Fonte: Houston Rockets

James Harden é o MVP com mérito, da mesma maneira que LeBron James seria. Harden é candidato ao prémio novamente, com todo o mérito. O seu desempenho nos últimos jogos, após a perda de Chris Paul, está ao nível do melhor que já se viu na NBA. O “barbas” está a levar uma equipa de Houston às costas de volta aos primeiros lugares da liga e, mais uma vez, à discussão pelo anel, de que não esteve assim tão longe no ano passado.

Tudo isso é mérito de alguém que era terceira (ou quarta?) opção em Oklahoma e que saiu para provar o seu valor, tendo conseguido. Por muito feio, secante ou “espertalhão” que seja o seu jogo (fazendo-me odiá-lo cada vez que joga), não há maneira de ignorar ou de fingir que Harden tem sido, por larga margem, o melhor jogador da NBA nas últimas semanas. É por isso (e por estar a carregar sozinho uma equipa no difícil Oeste) que tiro o meu chapéu enquanto aplaudo James Harden. Mesmo com um ódio que não sai cá de dentro.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Houston Rockets

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.