James Harden nos LA Clippers: Bom ou mau?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A mais recente grande troca na Liga norte-americana de basquetebol aconteceu na última quarta-feira, 1 de novembro de 2023, com a chegada de James Harden aos LA Clippers, numa troca que envolveu vários jogadores e escolhas de Draft.

A saída de James Harden dos Philadelphia 76ers era falada há vários meses, inclusive o jogador afirmou, em algumas ocasiões, que não queria mais representar a equipa de Philadelphia.

Os LA Clippers recebem um jogador que está entre os melhores da história do desporto, no entanto será que foi uma boa decisão tanto para Harden como para os Clippers?

PONTO POSITIVO: QUARTETO DE LUXO

Com a mais recente aquisição, os LA Clippers ficam com um quarteto de luxo: James Harden, Kawhi Leonard, Paul George e Russell Westbrook. Os quatro jogadores têm, no total: 32 presenças no All-Star; 27 participações no All-NBA; 11 nomeações para All-Defense, cinco conquistas do título de melhor marcador; duas vezes nomeado para melhor defensor defensivo (DPOY); duas vezes considerado o melhor jogador do campeonato (MVP); duas vezes melhor jogador das finais (Finals MVP); e dois anéis de campeão.

Os feitos dos quatro basquetebolistas não estão ao alcance de qualquer jogador. No entanto, nem todos os jogadores estão na melhor forma. James Harden e Russell Westbrook não estão no nível que jogaram em 2018, por exemplo. Os nomes são fortes, mas precisam estar em forma e ter cuidado com as lesões.

PONTO NEGATIVO: LA CLIPPERS PERDEM ALGUMA PROFUNDIDADE

Para ter James Harden, além de PJ Tucker e Filip Petrusev, que entretanto rumou aos Sacramento Kings, na equipa, os LA Clippers deram Marcus Morris, Nic Batum, Robert Covington, KJ Martin, duas escolhas de primeira ronda e duas escolhas de segunda ronda no Draft.

Morris, Batum e Covington são três jogadores que tinham alguns minutos na rotação dos LA Clippers, por isso a equipa liderada por Tyronn Lue acaba por perder alguma profundidade no plantel.

PONTO POSITIVO: HARDEN VAI TER UM NOVO COMEÇO

A vida de James Harden não tem sido fácil desde 2021. Entre essa data até ao dia de hoje, o “barbas” esteve em quatro equipas: Houston Rockets (2021); Brooklyn Nets (2021-2022); Philadelphia 76ers (2022-23); e LA Clippers (2023-?).

A saída de Harden dos 76ers não foi a melhor, ainda foi pior que a saída dos Nets. O novo número 1 dos Clippers afirma que não quer voltar a falar com o presidente da equipa de Philadelphia, Daryl Morey. Por isso, Harden vai ter um novo começo, aos 34 anos, em Los Angeles.

PONTO NEGATIVO: REPUTAÇÃO PIOROU

Como a saída dos Philadelphia 76ers não foi de todo pacífica, a reputação de James Harden piorou. Num espaço de dois anos, o “barbas” já pediu para sair três vezes. Apesar de ter dado uma boa justificação para querer sair dos 76ers, afirmou que Daryl Morey não cumpriu com a palavra quando assinou a última renovação.

Harden precisa voltar aos bons tempos de Houston para mostrar serviço, além de provar o estatuto de ser um dos melhores 75 jogadores de todos os tempos da Liga norte-americana de basquetebol.

PONTO POSITIVO: TEM UMA MAIOR OPORTUNIDADE DE GANHER O ANEL

Do novo quarteto dos Clippers, Harden, Westbrook e PG13 nunca venceram um campeonato, apenas Kawhi venceu, pelo menos, um título, tornou-se campeão duas vezes, em 2014 e 2019.

Com a chegada de James Harden, as hípoteses dos LA Clippers de conquistar o campeonato subiram. Os adeptos dos Clippers podem festejar, pela primeira vez, um título, até poderá ser o novo torneio de In-season.

PONTO NEGATIVO: VAI JOGAR NUMA CONFERÊNCIA MUITO EQUILIBRADA

A pior parte de jogar nos LA Clippers, será jogar na Conferência Oeste, considerada, por muitos, como a conferência mais equilibrada. No mesmo lado dos LA Clippers, estão equipas como Phoenix Suns, Denver Nuggets, LA Lakers, Golden State Warriors e Dallas Mavericks.

A Liga norte-americana de basquetebol está ao rubro desde as trocas no último verão. Cada vez mais, o principal campeonato de basquetebol está imprevisível, e os adeptos ficam a ganhar.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição lamenta eliminação do Al Ittihad e atira: «Toda a gente tem de assumir as suas responsabilidades e eu assumo a minha»

Sérgio Conceição lamentou a eliminação do Al Ittihad nas meias-finais da Taça do Rei da Arábia Saudita. O técnico assumiu responsabilidades com o desaire.

Fechado: Há mais um treinador português em vias de comandar uma equipa do Brasileirão

O acordo está alinhavado e Artur Jorge está em vias de ser o novo treinador do Cruzeiro. O técnico vai voltar ao Brasil e deixar o Al Rayyan, do Catar.

Palmeiras de Abel Ferreira bate Botafogo e complica a vida de Martín Anselmi no Brasileirão

O Palmeiras de Abel Ferreira recebeu e venceu o Botafogo por 2-1, na jornada 7 do Brasileirão. A equipa do técnico português somou a segunda vitória consecutiva.

Benfica apresenta providência cautelar para ter José Mourinho no banco frente ao Vitória SC neste sábado

O Benfica está empenhado em garantir que José Mourinho esteja no banco de suplentes neste sábado, frente ao Vitória. As águias apresentaram uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto.

PUB

Mais Artigos Populares

António Salvador celebra apuramento do Braga para os quartos de final da Europa League: «Esta vitória também é fruto do trabalho de toda a...

António Salvador deixou uma mensagem no Instagram depois da vitória do Braga sobre o Ferencváros. Arsenalistas nos quartos de final da Europa League.

Deniz Undav projeta FC Porto x Estugarda: «Nunca joguei em Portugal, mas sabemos o que vai acontecer»

Deniz Undav, avançado do Estugarda, projetou a segunda mão dos oitavos de final da Europa League frente ao FC Porto.

História por fazer: vem aí o 1º Clássico entre Benfica e FC Porto no futebol feminino em Portugal

Está a caminho o primeiro Clássico entre Benfica e FC Porto no futebol feminino português. Embate vai definir vencedor da Taça de Portugal Feminina.