Leva tu a bola! | Os bases na NBA

Abram alas para o basquetebol disposicional

O basquetebol já não se rege de forma rígida e convencional. Um poste já não está (somente) plantado em terrenos perto do cesto à procura do afundanço ou do “gancho”, à semelhança de como um base não leva a bola de um lado ao outro à procura de forma incessante do homem livre e da “jogada certa”. As posições não são o que importa mais, mas sim as funções que cada jogador individualmente consegue efetuar. A partir daí, cada equipa e treinador, devem procurar a fórmula «perfeita» para tentar ganhar o máximo de jogos possíveis.

Horas após a vitória dos Brooklyn Nets diante os Warriors, Kyrie Irving afirmou em entrevista à ESPN, que os Nets estabilizaram as suas dinâmicas e posições dentro de campo. O mais interessante disto foi perceber que um dos melhores bases da liga, não é o base da sua respetiva equipa. E estas palavras não são minhas, são da autoria do próprio Irving, quando afirma que o seu papel na equipa seria como shooting guard, ao passo que James Harden (shooting guard de raíz) seria o base da turma dos Nets. E isto não é muito diferente do que Stephen Curry (para muitos o melhor base da liga) faz em Golden State. Aliás, isto apenas ressalva a possível «nova ordem do dia» num futuro próxima da liga norte americana. Vejamos os seguintes exemplos:

Nos Warriors, é Green a fazer este papel de transportador de jogo, funcionando como a «extensão do treinador» dentro campo, comandando a equipa nos diversos momentos da partida. Ora, um dado estatístico relevante que ratifica a diferença que ele tem feito no lado ofensivo do campo, neste papel, passa pelas assistências. Green tem em média, esta temporada, 8 assistências por jogo, ao passo que na última partida que disputou diante os Cavaliers fez umas incríveis 16 assistências, marcando o máximo de carreira neste capítulo do jogo. Para um extremo-poste, nada mau… Mas vejamos, Green não é caso único.

Mas atenção, o caso de Harden também é flagrante. Não parece à vista desarmada, porque Harden funcionou a carreira praticamente toda como o principal orquestrador ofensivo dos Rockets, contudo, ele na sua essência é um shooting guard e na prática não é isso que acontece. Ele tem em média 11 assistências por jogo, sendo o atual líder da liga neste capítulo do jogo, extrapolando Kyrie Irving para a missão quase exclusiva de atacar o cesto, libertando o próprio de outras responsabilidades.

Mas não ficamos por aqui.

Jokic e LeBron James são dois casos igualmente muito interessantes para entender esta tendência. O poste sérvio leva cerca de 9 assistências por jogo e desde cedo foi proclamado como “o base de 2.11 metros”. Ele opera em transição, faz o último passe, organiza o ataque dos Nuggets e manipula a bola como poucos. E sim, ele faz tudo isto com 2.11 metros.

Depois, «King James». Todavia esta temporada estar a partilhar o papel de base com Dennis Schröder, toda a gente lembra-se do máximo de carreira que alcançou em assistências na época transata (10 assistências por jogo), liderando a liga neste capítulo. Em adição, permita-me sublinhar: LeBron James está muito longe de ser um base de raíz, sendo que a sua dimensão física também está igualmente distante do esterótipo da posição (2.06 metros).

Para concluir, a declaração de Irving veio confirmar uma tendência evolutiva na NBA. O basquetebol atual é disposicional e vai ter mais sucesso quem conseguir tirar melhor partido desta particularidade.

 

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire ambicioso na 1ª conferência como selecionador dos sub-21: «Queremos estar no Europeu e ser campeões da Europa»

Luís Freire falou aos jornalistas após a sua primeira convocatória como selecionador de Sub-21 de Portugal. A equipa das quinas vai defrontar o Azerbaijão e a Escócia.

Benfica tem rival da Premier League pela contratação de Mohamed Amoura

O Benfica tem concorrência da Premier League para a contratação de Mohamed Amoura. O Wolverhampton está na corrida pelo jogador que deve continuar pelo clube alemão.

Roger Schmidt na lista de 8 treinadores apontados pela imprensa turca ao lugar de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe está a começar a pensar na sucessão de José Mourinho. Já há vários nomes a ser apontados ao lugar, incluindo Roger Schmidt, antigo treinador do Benfica.

Já é conhecido o valor total da indemnização que José Mourinho receberá do Fenerbahçe

José Mourinho vai receber cerca de 15 milhões de euros após a saída do Fenerbahçe. Valor é maior do que o noticiado anteriormente. José Mourinho deixa o Fenerbahçe após uma temporada e uns pozinhos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Silva oficializado como novo ponta de lança do Borussia Dortmund

Fábio Silva já foi confirmado como reforço do Borussia Dortmund. Avançado internacional português chega à Alemanha proveniente do Wolverhampton após empréstimo ao Las Palmas.

Florian Grillitsch oficializado como reforço do Braga após rescindir com o Hoffenheim

Florian Grillitsch foi oficializado como novo reforço do Braga. Médio internacional austríaco assina a custo zero depois de rescindir contrato com o Hoffenheim.

Ruben Amorim: «Vou dizer que às vezes odeio os meus jogadores, às vezes adoro os meus jogadores, às vezes quero defender os meus jogadores»

Ruben Amorim já realizou a antevisão do duelo entre o Manchester United e o Burnely. Red devils em tempos conturbados após derrota na Taça da Liga Inglesa.