📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Minnesota Timberwolves | Tanking ou apenas incapacidade?

- Advertisement -

Para funções de dicionário, tanking no desporto significa uma equipa perder de forma aparentemente propositada. Pode parecer incomum, mas não o é, principalmente na NBA. A maneira mais fácil de explicar o porquê do tanking ter sucesso pode ser o “Trust the Process” criado por Sam Hinkie, diretor-geral dos Philadelphia 76ers entre 2013 e 2016. Este “processo” no qual Sam pedia para que se confia-se era este tanking, o perder jogos propositadamente ao longo da época para, no final, ter uma boa posição no Draft e conseguir recrutar para a equipa os melhores jogadores elegíveis nesse ano.

Este ano, depois do sucesso no Draft após a escolha de Anthony Edwards, existem setas apontadas aos Timberwolves, acusando-os de tanking. No entanto, várias são as razões que podem demonstrar que pode ser apenas falta de capacidade de gerir jogadores, situações e de vencer partidas.

Nos jogos disputados até à data, a turma de Ryan Saunders disputou 25 jogos, vencendo apenas seis deles. Os Detroit Pistons, os San Antonio Spurs, os New Orleans Pelicans e os Cleveland Cavaliers foram os únicos, até agora, que não foram vitoriosos no Target Center. Na estrada, os Timberwolves apenas venceram aos Oklahoma City Thunder e aos Utah Jazz.

Vendo os resultados destas vitórias, a máxima vantagem que os Timberwolves arrecadaram no soar final da buzina foi de dez pontos em duas ocasiões. No caso das derrotas, a mais pesada foi de 36 pontos no terceiro jogo da época, frente… aos Los Angeles Lakers. As restantes, poucas foram as desvantagens de 20 pontos, demonstrando que, se é perder de próposito, até estão a encobrir bem.

Mas os resultados não são a única razão. Está a ser um ano atípico, e que o diga Karl-Anthony Towns. A “estrela” da alcateia tem sido dos mais infortunados pela COVID-19, tendo visto partir alguns entes queridos, inclusive a própria mãe para o vírus. KAT só voltou à quadra no encontro frente aos Los Angeles Clippers, depois de ter falhado 13 jogos por ter sido envolvido num acidente de automóvel.

Para além de Karl-Anthony Towns, são múltiplas as ausências, jogo após jogo. Ausências relacionadas com os protocolos de saúde e segurança, desgaste, entorses, jogadores a atuar na G-League e também questões com contratos e trocas de jogadores. Só dois jogadores estiveram disponível nos 25 jogos e entraram na quadra: o rookie Anthony Edwards e Malik Beasley. Nos restantes, para além de Ricky Rubio, Naz Reid e D’Angelo Russell, todos alinharam em menos de 20 jogos.

Todos estes fatores obrigaram o técnico Ryan Saunders a mudar de estratégia de forma constante e absurda, incluindo o plano traçado no início da época. Todas as condicionantes que têm sido impostas e que, obviamente, não são previsíveis obrigam a fazer do “jogo a jogo” algo literal.

O roster dos Timberwolves não é “famoso”, não é claramente dos melhores da Conferência Oeste e muito menos da liga. A capacidade de rotação para preencher lacunas deixadas por jogadores indisponíveis é quase inexistente porque as competências de uns não retiram a falta das potencialidades de quem está ausente. Existe uma grande disparidade entre jogadores dentro do próprio elenco, o que culmina nesta sequência de resultados, a partir do momento em que nem sequer existe um grande entrosamento entre jogadores na franquia.

A única coisa realmente boa que se encontra no meio do desespero dos Timberwolves por vitórias são jogadores que, colmatando as ausências de outros, mostram o seu verdadeiro potencial. Jaden McDaniels, a 28ª escolha do Draft deste ano, tem sido dos jogadores fulcrais no estilo de jogo da franquia. O forward faz render Juancho Hernangomez, que tem estado bastante ausente ao longo da época devido a uma série de lesões.

Em suma, é difícil acreditar que seja tanking dadas as condicionantes apresentadas. Se pode ser, apesar de tudo, incompetência por parte de cargos superiores por não saberem gerir o elenco que têm em mãos, fora o cenário caótico que se vive dada a existência de uma pandemia? É uma grande hipótese, mas Ryan Saunders monta o puzzle conforme as peças que tem à sua disposição. Por isso, é preciso uma grande volta nas prioridades dos Minnesota Timberwolves se ainda querem chegar a algum lado esta época.

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Merlim desfalca Sporting por 10 dias depois de tapar Léo Gugiel com um rato

Alex Merlim foi suspenso por 10 dias. Em causa, story feito pelo jogador do Sporting, que trocou Léo Gugiel por um emoji de um rato.

João Almeida renova com a UAE Emirates depois da «melhor temporada da carreira»

João Almeida renovou contrato com a UAE Emirates até 2028. Ciclista português está na equipa desde 2022 e prolonga vínculo.

Ex-Benfica Talisca rendido a Cristiano Ronaldo: «É o melhor da história»

Anderson Talisca disse que Cristiano Ronaldo é o «melhor da história». Avançado brasileiro jogou com CR7 no Al Nassr.

Rodrigo Mora nos Sub-21: «Se continuarmos neste caminho, acredito que vamos conseguir ser campeões da Europa»

Portugal Sub-21 vai enfrentar a Chéquia relativo à fase de qualificação para o Euro 2027. Rodrigo Mora já fez a antevisão ao jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda da Premier League visa jogador do Manchester United: «Não espero grandes coisas dele»

Alan Shearer, lenda da Premier League, falou sobre Benjamin Sesko. Ex-jogador não está convencido com o avançado do Manchester United.

FC Porto e Conselho de Arbitragem terão encontro esta terça-feira

O FC Porto pediu uma reunião com o Conselho de Arbitragem. Encontro acontecerá esta terça-feira, dia 18 de novembro.

Vítor Matos entre os candidatos a clube de Inglaterra

Vítor Matos, treinador do Marítimo, foi associado ao Swansea. Técnico de 37 anos faz parte da lista do clube do Championship.