NBA Finals 2020 – Jogo 1: LA Lakers 116-98 Miami Heat

A CRÓNICA: LA LAKERS ENTRAM COM O PÉ DIREITO NAS FINAIS DA NBA

No dia 30 de julho de 2020, foi realizado o primeiro jogo oficial na bolha da NBA. Hoje, 1 de outubro de 2020, foi realizado o primeiro jogo da NBA Finals – e foi um grande jogo para os LA Lakers!

Os minutos iniciais foram formidáveis para os Miami Heat: marcaram primeiro e chegaram a ganhar por 13 pontos a meio do primeiro período com uma grande prestação do Jimmy Butler, que tem sido fundamental no recente sucesso da turma de Miami.

Porém, o início do jogo foi totalmente o oposto do resto do jogo. A vantagem da equipa de Florida começou a diminuir devido às faltas sobre os jogadores dos Lakers, os triplos da equipa de Frank Vogel e a eficácia na concretização dos vários lançamentos ao longo do jogo.

A equipa de Los Angeles conseguiu recuperar os 13 pontos de desvantagem do primeiro período ainda antes de terminar os primeiros 12 minutos da partida. Anthony Davis, que jogou o seu primeiro jogo de uma NBA Finals, foi fulcral na recuperação com 11 pontos e três ressaltos no primeiro período.

No segundo período, LA Lakers tiveram uma grande percentagem de lançamentos concretizados (63,2 FG%) – é um número impressionante devido à qualidade defensiva da equipa de Miami – com uma grande desempenho de Anthony Davis (novamente), foi um enorme jogo do antigo jogador dos New Orleans Pelicans.

A equipa de Erik Spoelstra teve outra má noticia na primeira parte: a lesão de Goran Dragic (muito provavelmente irá falhar os restantes jogos da série) – um jogador com vasta experiência na NBA. A equipa de Frank Vogel liderava a partida no regresso aos balneários após o final da primeira parte: 65-48.

Na segunda parte da partida (terceiro e quarto período), apesar da quebra de ritmo (especialmente no quarto período), a equipa cuja estrelas são LeBron James e Anthony Davis nunca tiveram a liderança no placard do jogo em causa e garantiram a vitória no jogo 1 da NBA Finals.

Destaque para a saída do jogo de Bam Adebayo durante o terceiro período, devido a uma possível lesão – o Raio-X confirmou que não houve – e o quase triplo duplo de LeBron James (25 pontos, 13 ressaltos e 9 assistências). Foi um jogo excecional para os Lakers e um jogo para esquecer para os Heat, que conta a presença de vários jovens na equipa.

Resultado: LA Lakers 116-98 Miami Heat (31-28 / 34-20 / 28-19 / 23-31)

 

A FIGURA

Fonte: LA Lakers

Anthony Davis – Apesar do desempenho de LeBron James (que está na sua 17.ª época!), AD foi crucial na reviravolta do marcador no primeiro período e ainda contou com belos números no seu primeiro de sempre em NBA Finals: 34 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências e 3 bloqueios. Foi formidável na defesa e no ataque.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: NBA

Erik Spoelstra – O treinador dos Miami regressou à final seis anos após a última vez, mas o primeiro jogo do seu regresso foi um desastre. A equipa perdeu por uma larga margem na final e, apesar dos péssimos desempenhos de Duncan Robinson, Andre Iguodala e Tyler Herro, o treinador fez um trabalho muito aquém das expetativas.

 

ANÁLISE TÁCTICA – LA LAKERS

A equipa de Frank Vogel foi formidável tanto na defesa como no ataque. Defenderam muito bem a linha de 3 pontos – Heat tem bons atiradores (Duncan Robinson) – e ganharam vários ressaltos defensivos. Davis, LeBron e Rondo constituíram um grande trio no ataque, uma química muito boa para três jogadores que não muitos anos de coletivo.

CINCO INICIAL – LA LAKERS

LeBron James (8)

Anthony Davies (9)

Dwight Howard (5)

Danny Green (6)

Kentavious Caldwell-Pope (6)

SUBS UTILIZADOS

Alex Caruso (6)

Markieff Morris (6)

Ranjo Rondo (7)

Quinn Cook (4)

Kyle Kuzma (5)

Jared Dudley (4)

JR Smith (4)

 

ANÁLISE TÁCTICA – MIAMI HEAT

A nível de táctica, os Heat foram um grande desastre. A Zone defense não foi eficaz para parar Anthony Davis e LeBron James. O Pick and Roll – um método de ataque muito usado por parte dos Heat – não resulta sem Adebayo e com a excelente defesa da equipa de LA. O treinador precisa de novas formas para tentar conquistar o campeonato da NBA.

CINCO INICIAL – MIAMI HEAT

Jimmy Butler (7)

Jae Crowder (5)

Bam Adebayo (5)

Goran Dragic (6)

Duncan Robinson (3)

SUBS UTILIZADOS

Tyler Herro (4)

Andre Iguodala (4)

Solomon Hill (5)

Kelly Olynyk (5)

Kendrick Nunn (6)

Derrick Jones Jr. (5)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #90 – Especial Entrevista com Marcão (Marcos Nangi)

O "Papo de Bola" desta semana conta com uma entrevista ao ex-avançado Marcos Nangi, mais conhecido como Marcão

Juventus anuncia Damien Comolli como novo diretor geral

A Juventus oficializou a contratação de Damien Comolli como o seu novo diretor geral. Era o presidente do Toulouse desde 2020.

Mitchell van der Gaag oficializado como novo treinador do Zurique

O Zurich anunciou a contratação de Mitchell van der Gaag como o seu novo treinador. O antigo treinador de Marítimo e Belenenses assinou até 2027.

AEK oficializa a saída de Bruno Alves

O AEK anunciou a saída de Bruno Alves do clube grego. O antigo internacional português era diretor desportivo do clube grego desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick eleito treinador do ano da La Liga

Hansi Flick foi eleito o melhor treinador da temporada 2025/26 da La Liga. O técnico levou a equipa do Barcelona ao título.

Youtuber Miguel Paraíso elogia temporada do Benfica e pede continuidade de Bruno Lage: «É a pessoa certa»

Miguel Paraíso falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Benfica elogiou Bruno Lage e falou da época das águias.

Marco Costa enaltece título do Sporting e elogia Frederico Varandas: «É o mais medalhado de todos»

Marco Costa falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Sporting falou da época dos leões e elogiou Frederico Varandas.