NBA offseason: Bem movimentado, como todos gostamos

modalidades cabeçalho

Não consigo sublinhar suficientemente o título que escolhi para este artigo. Já que a NBA não consegue premiar os adeptos com jogos ao longo de todo o ano, podemos, pelo menos, ocupar a nossa atenção e discussão com as mexidas que por aí se vão realizando.

Há que destacar quem bem sabe fazer o seu trabalho. Como tal, passarei a elencar os motivos que me fazem eleger os Rockets, Nuggets, Thunder e Hawks como as equipas a tomares as melhores decisões nesta offseason (ou, pelo menos, algumas das mais prudentes).

Houston Rockets – agora vamos à luta

Acrescentar Kevin Durant a um plantel já diz muito. Até podia ficar por aqui no que a esta equipa diz respeito. Mas não o farei.

Valerá ao segundo classificado a Oeste na regular season da temporada passada a filosofia associada ao seu treinador, Ime Udoka. Afinal, há quem celebre a defesa. Ainda mais importante será para rodear KD de uma colegas mais que capazes de manter o cesto intacto, já que, no ataque, e mesmo com uma idade avançada, o extremo dá conta do recado.

Falava da trade que trouxe Kevin Durant para os Rockets há pouco tempo, também num artigo de opinião. Ainda assim, volto a destacar a importância de conseguir adquirir um super-estrela da NBA sem ter de abdicar das duas peças mais promissoras da equipa do Texas – Sengun e Thompson.

Além disso, de forma a garantir a profundidade do plantel, acrescentaram à equação Clint Capela e Dorian Finney-Smith. Há que temer esta – cada vez mais real – ameaça.

Denver Nuggets – aquilo que Jokic precisa

Para que seja possível elogiar a offseason da turma de Denver, não é necessário muito: basta dar a Nikola Jokic as armas necessárias para ser bem-sucedido. Em que é que isso se traduz? Eu bons lançadores no exterior, bons defensores e atletas que saibam trabalhar sem bola.

Além disso, e porque a liga assim exige, é crucial apresentar um plantel profundo e com diferentes armas que possam brilhar em diferentes ocasiões. Para os Nuggets, as chegadas de Cam Johnson e de Bruce Brown, os role players perfeitos, enquadra-se perfeitamente. Um deles, aliás, sabe muito bem o que é trabalhar ao lado do poste sérvio. Mais que isso, sabe o que é vencer com ele.

Relativamente a Cam Johnson, trocado por Michael Porter Jr., acredito que ambas as partes podem ficar satisfeitas. Johnson está numa situação melhor para vencer, num estilo que poderá trazer o melhor do seu jogo ao de cima, e MPJ terá espaço para assumir as rédeas do ataque. Para as equipas, Denver acrescenta uma peça com um perfil determinante para uma equipa vencedora e os Brooklyn Nets podem avançar, quem sabe, para uma reconstrução.

OKC Thunder – em equipa que ganha, não se mexe

Não há que enganar. Com uma equipa jovem, talentosa e motivada, o melhor que Sam Presti poderia ter feito seria manter a fórmula. Assim fez.

Os Thunder posicionam-se num enquadramento raro para equipas campeãs: todos os seus jogadores continuam em contrato um ano depois de vencerem o ring. Apenas precisavam de garantir duas coisas: a continuidade de SGA no longo prazo e que o plantel tivesse espaço para acrescentar uma nova aquisição via draft.

Como tal, Shai assinou o contrato mais recheado na NBA (cerca de 245 milhões de euros distribuídos por quatro anos) e Dillon Jones foi trocado por picks, permitindo a entrada de Thomas Sorber, selecionado com a 15ª escolha do draft deste ano.

Agora, os fãs da franquia de Oklahoma apenas podem esperar que a equipa continue a melhor, que as relações entre membros da equipa se consolidem ainda mais e, consequentemente, que o número de vitórias da regular season aumente. Para não falar, claro está, da revalidação do título.

Atlanta Hawks – pouco se fala, mas muito se conseguirá

Vejo os Hawks como uma das equipas a demonstrar-se mais inteligente nesta offseason. Melhor que isso será o facto de não ser uma das franquias cujas movimentações são avaliadas de melhor forma pelo julgamento do público. Mas, como todos sabemos, isso pouco – ou nada – importa.

A turma de Atlanta acrescenta tiro exterior e defesa, dois dos aspetos mais importantes no basquetebol moderno. Kristaps Porziņģis e Nickeil Alexander-Walker personificam isso mesmo.

Assim, o grupo de companheiros de Trae Young cresce e, acima de tudo, embeleza-se, também com o apoio de Dyson Daniels, Luke Kennard, Onyeka Okongwu e Zaccharie Risacher. Se tudo funcionar, não me parece de todo um exagero afirmar que poderemos estar a falar de um forte candidato a vencer o Este.

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle rejeita oferta de 138 milhões de euros do Liverpool por Alexander Isak

O Liverpool oferece 138 milhões de euros ao Newcastle por Alexander Isak. Magpies recusam, apesar de o avançado querer a mudança.

Douglas Luiz foi associado ao Sporting e pode regressar à Premier League

Douglas Luis aceita mudança para o Notttingham Forest de Nuno Espírito Santo. Internacional brasileiro já foi apontado ao Sporting.

Barcelona assegura renovação de craque: «Sim, vou assinar um novo contrato»

Frenkie De Jong vai mesmo renovar contrato com o Barcelona. Médio neerlandês confirma que assinará novo vínculo com o clube.

Lembras-te de Franculino Djú do Benfica: «Quero jogar no Barcelona e ganhar a Champions League»

Franculino Djú passou pela formação do Benfica e joga no Midtylland. Jovem avançado admite desejo de jogar no Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix é o 4.º jogador que mais dinheiro movimentou na história: Eis o top-10

João Félix já fez movimentar cerca de 225,7 milhões de euros. Cristiano Ronaldo está no pódio e Neymar Júnior lidera a lista.

Pedro Proença comenta ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota: «Foi das pessoas que mais sentiu»

Pedro Proença deu uma entrevista ao Expresso. Presidente da FPF falou sobre ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota.

Alejandro Garnacho quer trocar Manchester United por outro gigante da Premier League

Alejandro Garnacho está na porta de saída do Manchester United. Extremo argentino quer mudança para o Chelsea.