O duo que promete levar Cleveland ao topo | NBA

- Advertisement -

Estamos em 2022 e as surpresas desta temporada não param de surgir, mas uma das mais impressionantes é o caso dos Cleveland Cavaliers.

Na época anterior haviam falhado os Playoffs e terminaram na 13.° posição da Conferência Este, porém, ao entrar na época de 2021/2022, o front-office fez um trabalho notável para mudar a maré.

Primeiro a equipa de Ohio renovou o contrato de Jarrett Allen, confiando o futuro no jovem center com um contrato de 100 milhões de dólares.

O negócio seguinte importante envolveu uma sign-and-trade que lhes valeu a aquisição de Lauri Markkanen, um big com potencial que não conseguiu encontrar o seu papel em Chicago. O acordo valeu-lhe cerca de 67 milhões de dólares em quatro anos (sendo o último ano parcialmente garantido).

A equipa ganhava assim tamanho, contudo, no Draft de 2021 seleccionou o rookie Evan Mobley. Mobley é um jogador de estatura bastante elevada com 213cm e a aquisição permitiu ao conjunto de Cleveland complementar o backcourt com tamanho e defesa.

Se o franchise tinha terminado por aqui? Claro que não. Viram que o plantel podia beneficiar de alguma experiência e realizaram uma troca pelo point-guard veterano Ricky Rubio.

Falando no backcourt, olhamos para a estrela Collin Sexton, um guard escolhido no Draft de 2018, que melhorou estatisticamente de ano para ano e em 2021 atingiu médias como 24,3 pontos, 4,4 assistências e 1 roubo de bola por jogo.

Ele apresenta um estilo de raça, lança a bola com eficácia em qualquer lugar do campo e apesar da estatura pequena apresenta uma defesa sólida.

2021 foi o ano dele, todavia não era o único diamante por explorar no plantel e em 2022 foi a altura do seu parceiro do backcourt, Darius Garland.

Garland foi escolhido pelos Cavaliers em 2019 e desde então é notável a sua evolução. No primeiro ano apresentou 12,3 pontos, 3,9 assistências e 0,7 roubos de bola por jogo.

No segundo ano aumentou esses números: 17,4 pontos, 6,1 assistências e 1,2 roubos de bola por jogo.

Começava a época de 2021/22 e o duo podia finalmente ter o ano vital para a dupla se destacar na melhor liga do mundo. Nos primeiros 11 jogos a dupla conseguiu sete vitórias em 11 jogos, mas no último, Sexton lesionou-se.

Então começou o ano do salto de Darius Garland. O point-guard precisava de compensar a lesão do colega e conseguiu mesmo apontar 21,7 pontos, 8,6 assistências e 1,3 roubos de bola por jogo. Aliás, estes números valeram-lhe a primeira presença como All-Star.

Apesar de não terem jogado juntos no seu melhor, Sexton e Garland, a dupla mais conhecida por Sexland, tem pela frente um futuro sem limites para o que podem fazer. Garland conseguiu melhorar a sua visão e capacidade de decisão, e uma vez que Sexton tem menos a bola na mão pode ver o processo da criação de lançamentos facilitar-lhe a vida.

O futuro de Cleveland é promissor, todavia o duo não conseguirá atingir os objetivos sozinho e o front-office começou a construir a equipa à sua volta, como já referi.

O Frontcourt ajudou bastante, especialmente o destaque de Evan Mobley, que é considerado um dos favoritos a vencer o prémio de Rookie of the Year. De seguida, Lauri Markkanen foi uma surpresa agradável, pois conseguiu tornar-se num role-player que a equipa precisava, especialmente quando aquecia e não conseguia falhar da linha de três pontos.

Todos os jogadores uniram-se e começaram a jogar como um coletivo. Os jogadores novos tinham um palco onde atuar e os mais experientes ajudaram a dar seguimento como Kevin Love (desenvolveu um papel de 6th man), Ricky Rubio (por momentos tornava a equipa imbatível) e até a recente aquisição de Rajon Rondo (ajudou a preencher a vaga de Rubio quando se lesionou).

Para além disso, a equipa confiou as rédeas nas mãos de John-Blair Bickerstaff e este não falhou no desafio que lhe foi apresentado. Conseguiu pegar na 13.° equipa e chegar ao torneio do play-in, sendo eliminados pelos Brooklyn Nets.

O sucesso desta temporada nota-se pela lista de finalistas aos prémios da NBA. O franchise conta com Evan Mobley no top 3 da corrida a Rookie of the Year, Kevin Love na corrida a 6th Man of the Year e Darius Garland na corrida a Most Improved Player.

O futuro é bastante promissor e agora que a equipa pode finalmente descansar e recuperar, podem regressar em força e ameaçar o resto da NBA, liderados por «Sexland».

Foto de Capa: NBA

Artigo redigido por Marcos Brea

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Alberto Costa no radar do PSG: clube francês pondera avançar para a sua contratação no mercado de verão

O PSG está a ponderar a contratação de Alberto Costa no mercado de verão para reforçar o lado direito da defesa.

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.