📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA | O Fracasso dos LA Lakers

- Advertisement -

A temporada regular da NBA, estando muito próxima do fim, encontra-se neste momento numa fase decisiva. No entanto, na Conferência Oeste já estão praticamente decididas as equipas que alcançarão a fase final. Warriors, Nuggets, Thunder, Rockets, Trail Blazers, Spurs, Jazz e Clippers. Só resta fazer as contas finais e saber em que posições ficam colocadas.

Desta forma, é quase certo que os Lakers, liderados por LeBron James, não alcançam os playoffs, ficando muito aquém daquilo que era esperado da famosa franquia de Los Angeles, que esta temporada contratou o melhor jogador da liga na última década (ou mais até). As principais razões para esta época fracassada baseiam-se, a meu ver, em três fatores: as lesões que ocorreram durante a temporada, que incluem jogadores fundamentais como LeBron James e Lonzo Ball, a incompetência de Luke Walton e, por último, a incompetência de Magic Johnson e Rob Pelinka.

Vou começar por falar da lesão que mais afetou os Lakers, a lesão de LeBron James, o melhor e mais influente jogador do plantel. Relembro que, antes da sua lesão, a equipa ocupava o quarto lugar e competia num ritmo bastante aceitável. Depois da sua lesão, a equipa perde ritmo, critério no passe, espírito ganhador e um jogador capaz de decidir jogos seja pela sua capacidade de enfrentar qualquer defensor e marcar ou pela sua capacidade de assistir, e assim perde 11 dos 17 jogos seguintes e, por isso, desce na tabela classificativa.

Outra lesão que afetou e ainda afeta o estilo de jogo dos Lakers é a lesão de Lonzo Ball. Para muitos críticos, comentadores desportivos e adeptos do desporto, Lonzo não tem qualidade suficiente e não merece um lugar no plantel. Para mim, Lonzo Ball, apesar de não ser um jogador estatisticamente muito bom, é um criador de jogo de qualidade e um excelente defensor, o que neste momento faz muita falta à equipa.

Em segundo lugar, o que eu penso ter sido um fator determinante para o insucesso dos Lakers nesta temporada é a incapacidade de Luke Walton. Assisti a muitos jogos (quase todos) e notei uma enorme falta de critério na troca dos jogadores, na gestão da equipa e, além disso, culpo Luke Walton, principalmente pela falta de qualidade de jogo e de movimentação que a equipa demonstrou em variados encontros. Os Lakers já tiveram treinadores de grande qualidade que ficaram para a história, como Pat Riley ou Phil Jackson, mas não me parece que Luke seja um deles.

Walton também tem culpas no momento da equipa
Fonte: NBA

Por último, considero que Magic Johnson e Rob Pelinka têm uma grande parte da responsabilidade nos maus resultados desportivos desta época. Na minha modesta opinião, a contratação de jogadores foi terrível.

Depois de ver LeBron James a chegar a Los Angeles para vestir a Jersey dos Lakers, tinham de o rodear com bons atiradores, por exemplo, seria melhor opção se tivessem mantido Julius Randle e Brook Lopez, que, ao longo desta temporada, revelaram ser atiradores bastante razoáveis e, para além disso, têm bastante margem de progressão. Depois, a contratação de Michael Beasley, Lance Stephenson e agora recentemente Muscala e Bullock são, no mínimo, desnecessárias.

Da mesma forma, Rondo acrescenta muita qualidade de passe, visão de jogo e experiência, mas é mais um playmaker, para além de LeBron e Lonzo Ball. (Concluindo, a equipa não tem um único atirador de confiança para além de LeBron James, que é um atirador bastante razoável.) Como se isto não bastasse, Magic e Pelinka provocaram uma enorme instabilidade nos elementos mais jovens do plantel, (Kuzma, Ingram e Lonzo) quando deixaram que houvesse fuga de informação acerca da troca de Anthony Davis que nem chegou a acontecer.

Por todas estas razões, sinto que na próxima temporada os Lakers vão contratar outro treinador e principalmente contratar jogadores de qualidade, isto se quiserem chegar aos playoffs e quiserem lutar pelo título.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan apresenta proposta de empréstimo por avançado da Premier League

O AC Milan apresentou uma proposta de empréstimo, com cláusula de opção de compra, ao West Ham por Niclas Fullkrug.

David Moyes destaca médio da Premier League: «Tem muitas qualidades de topo, provavelmente, o melhor médio do mundo em certos aspetos»

David Moyes teceu rasgados elogios a Declan Rice após o Everton x Arsenal. O técnico foi treinador do médio inglês no West Ham.

Campeonato Africano das Oportunidades | Antevisão CAN 2025

A CAN (Campeonato Africano das Nações) regressa a Marrocos para a 35ª edição, e ocorrerá entre 21 de dezembro e 18 de janeiro.

Pep Guardiola preocupado após goleada do Manchester City: «Não estamos bem com bola. Os jogadores não têm coragem para fazer essa jogada»

Pep Guardiola analisou a vitória do Manchester City sobre o West Ham por 3-0. Apesar do triunfo, o técnico confessou-se preocupado e apontou melhorias.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo após nova derrota do West Ham com goleada: «A realidade é que fomos castigados»

O West Ham perdeu por 3-0 com o Manchester City. Nuno Espírito Santo, técnico dos hammers fez a análise do encontro.

«Acredito que o padel vai chegar aos números do ténis» – Entrevista Bola na Rede a Patrícia Ribeiro

Depois de um 2025 turbulento e marcado por mudanças, Patrícia Ribeiro conversa com o Bola na Rede sobre a estabilização necessária e o crescimento do padel.

João Nuno comenta interesse do Benfica em Sidny Cabral: «Estamos preparados para todos os cenários»

João Nuno falou sobre a exibição de Sidny Cabral após o Estrela da Amadora x Moreirense e abordou o interesse do Benfica no lateral cabo-verdiano.