O próximo passo dos Dallas Mavericks sem Luka Doncic

Luka Donĉić, o base esloveno de 20 anos que atua pelos Dallas Mavericks, sofreu, no passado sábado, uma forte lesão no tornozelo e pode pôr desfecho da época dos Mavericks em check.

Luka tem-se revelado uma peça fulcral no ataque dos Dallas Mavericks, jogando apenas a sua segunda temporada da NBA. O base esloveno têm liderado a equipa de Dallas a um forte arranque da temporada, levando a equipa ao topo da conferência Oeste, encontrando-se no terceiro posto da conferência. Com médias de 29.3 pontos por jogo, 8.9 assistências e 9.6 ressaltos, Luka tem comandado o ataques dos Mavericks, liderando a equipa a um recorde de 17-8, empatado para 5.º melhor recorde da NBA na presente época.

Luka tem sido o líder da equipa de Dallas, levando a equipa ao terceiro posto na conferência
Fonte: Dallas Mavericks

No entanto, a segunda opção do ataque dos Dallas, Kristaps Porzingis, tem vivido algumas dificuldades esta época. Postando apenas médias de 16.8 pontos por jogo, 1.4 assistências e 8.9 ressaltos, o extremo-poste lituano não tem vivido à altura das expectativas estipuladas no inicio da época. Passando despercebido no ataque de Dallas e com uma fraca eficácia de campo, apenas 39%, Porzingis não tem conseguido voltar à sua forma fluída de jogo que apresentou em Nova Iorque pelos Knicks.

Posto isto, o prisma da jovem equipa de Dallas seria jogar a partir de Luka, algo que tem demonstrado ter sido a melhor aposta da equipa. O jovem esloveno mostra ser um talento que aparece uma vez numa geração.

Contudo, no passado sábado, num jogo contra os Miami Heat, Luka, ao fazer uma entrada para o cesto, característica do seu estilo de jogo, torceu o tornozelo. A lesão é, à primeira vista, preocupante – fez até com que o jogador fosse imediatamente substituído, passado um minuto e quarenta do primeiro período. Luka falhou assim o resto do jogo e, um diagnóstico imediato aponta para que não seja algo de grave mas que irá afastar o jovem talento cerca de três semanas.

O problema é que, três semanas são alguns jogos (cerca de doze) e, com a agenda da NBA, pode fazer com que os Mavericks caiam do terceiro posto para o quinto ou até mesmo para o sexto! Num ataque em que tudo fluía por um só jogador, a equipa de Dallas enfrenta agora um desafio de conseguir obter a vitória sem o seu melhor jogador. Será que este período sem Luka irá fazer com que Porzingis volte a sua forma e “sinta” mais o jogo a passar nas suas mãos? Poderá ser uma lesão que vem por bem e que seja oportunidade para Porzingis poder acordar o seu verdadeiro jogo.

A equipa de Dallas encontra-se num bom período e, apesar de não ter Luka, conseguiu discutir a partida até ao ultimo segundo com a forte equipa de Miami. O período de Dallas sem Luka irá ser interessante para testar a equipa, tanto a nível colectivo como individual.

Foto De Capa: Dallas Mavericks

Revisto por: Jorge Neves

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.