📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Roko Prkačin, «croatian freek»

Como joga Roko?

- Advertisement -

Prós:

O título é desde logo elucidativo de uma das suas principais características: a sua complexão física. Digo já que não é um monstro como Giannis ou Zion Williamson, até porque são poucos na NBA que chegam a esse auge físico. O croata opera com uma estatura muito interessante (2.08 metros) e acarreta uma mobilidade incomum para a sua altura.

O seu primeiro passo e explosão ao atacar o cesto fazem dele uma ameaça, ainda para mais sendo ele capaz de finalizar das mais diversas formas possíveis. A ajudar a isto, tem um trabalho interessante de costas para o cesto, utilizando os pés para enganar o movimento do adversário. Apesar disto, não é um criativo. Ainda assim, não deixa de apresentar uma visão de jogo acima da média e grande variabilidade ofensiva através do pick and roll, seja com a bola ou sem ela.

Em termos de características, o jovem croata lembra o «greek freek», tendo na sua capacidade motora, facilidade em fazer um «coast to coast» e tenecidade no ataque ao cesto as suas principais habilidades. Mas reitero, características. Com isto, não estou a dizer que Prkačin será duas vezes MVP ou um dos melhores da liga no seu primeiro ano de competição.

Contras:

Roko Prkačin, como referido anteriormente, não é um criativo e o seu drible é demasiado rígido e previsível, culminando inclusive em turnovers provocados pelo seu desconforto com bola. Esta temporada tem em média 2.5 perdas de bola, não sendo um dado especialmente positivo para um extremo-poste.

Defensivamente, apesar de radiar com os seus desarmes de lançamento, sai da sua posição com facilidade e procura até à exaustão o desarme. Em relação ao lançamento, por fim, será um dos aspetos primordiais a evoluir. A mecânica é razoavél, porém a eficácia da linha dos três pontos tem muito espaço para melhorias (32% até ao momento na época atual).

Em suma, Prkačin é daquelas estrelas que não tem postura de estrela e isso é dos maiores elogios que poderá traduzir o jogo do jovem croata. Joga simples, é decisivo e tem as mãos “frias” quando o jogo “aquece”. Promete muito o novo «freek» europeu.

 

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges leva 2 jovens ao Sporting x Club Brugge e traz novidades na convocatória

Salvador Blopa e Flávio Gonçalves vão ser novidades nos convocados do Sporting. Dupla deve sentar-se no banco no duelo contra o Club Brugge.

Regresso de peso aos treinos do FC Porto na véspera do jogo contra o Nice da Europa League

O FC Porto treinou esta manhã na véspera do duelo contra o Nice. Jan Bednarek regressou aos treinos e pode ser opção para o jogo.

FC Porto com 2 jogadores em risco de suspensão na Europa League

O FC Porto prepara o duelo contra o Nice para a Europa League. Alberto Costa e Dominik Prpic em risco de suspensão por acumulação de amarelos.

Robert Sánchez não poupa Barcelona depois da goleada do Chelsea: «O Cucurella tem o Lamine Yamal no bolso»

Robert Sánchez falou em zona mista depois da goleada do Chelsea diante do Barcelona. Guarda-redes ironizou equipa catalã.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica assinala regresso de Manu Silva: «De volta aos relvados»

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Manu Silva voltou a somar alguns minutos em campo.

Antigo jogador do Sporting irrita-se com capitão do Ajax: «Ficas a brincar às escondidas…»

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Khalid Boulahrouz deixou duras críticas a Davy Klaassen, capitão neerlandês.

José Mourinho reencontra-se com Wesley Sneijder e até beijo houve: eis as imagens emocionantes

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. O jogo permitiu a José Mourinho rever Wesley Sneijder.