Olheiro BnR | Roko Prkačin, «croatian freek»

Como joga Roko?

Prós:

O título é desde logo elucidativo de uma das suas principais características: a sua complexão física. Digo já que não é um monstro como Giannis ou Zion Williamson, até porque são poucos na NBA que chegam a esse auge físico. O croata opera com uma estatura muito interessante (2.08 metros) e acarreta uma mobilidade incomum para a sua altura.

O seu primeiro passo e explosão ao atacar o cesto fazem dele uma ameaça, ainda para mais sendo ele capaz de finalizar das mais diversas formas possíveis. A ajudar a isto, tem um trabalho interessante de costas para o cesto, utilizando os pés para enganar o movimento do adversário. Apesar disto, não é um criativo. Ainda assim, não deixa de apresentar uma visão de jogo acima da média e grande variabilidade ofensiva através do pick and roll, seja com a bola ou sem ela.

Em termos de características, o jovem croata lembra o «greek freek», tendo na sua capacidade motora, facilidade em fazer um «coast to coast» e tenecidade no ataque ao cesto as suas principais habilidades. Mas reitero, características. Com isto, não estou a dizer que Prkačin será duas vezes MVP ou um dos melhores da liga no seu primeiro ano de competição.

Contras:

Roko Prkačin, como referido anteriormente, não é um criativo e o seu drible é demasiado rígido e previsível, culminando inclusive em turnovers provocados pelo seu desconforto com bola. Esta temporada tem em média 2.5 perdas de bola, não sendo um dado especialmente positivo para um extremo-poste.

Defensivamente, apesar de radiar com os seus desarmes de lançamento, sai da sua posição com facilidade e procura até à exaustão o desarme. Em relação ao lançamento, por fim, será um dos aspetos primordiais a evoluir. A mecânica é razoavél, porém a eficácia da linha dos três pontos tem muito espaço para melhorias (32% até ao momento na época atual).

Em suma, Prkačin é daquelas estrelas que não tem postura de estrela e isso é dos maiores elogios que poderá traduzir o jogo do jovem croata. Joga simples, é decisivo e tem as mãos “frias” quando o jogo “aquece”. Promete muito o novo «freek» europeu.

 

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis prepara mudança importante na carreira

Vangelis Pavlidis prepara-se para mudar de agente. O avançado grego do Benfica vai passar a ser representado por Arturo Canales.

Benfica pediu mudança da data da Supertaça de Portugal e Sporting rejeitou

O Benfica tentou mudar a data da Supertaça de Portugal, mas o Sporting indicou que quer disputar o troféu a 31 de julho.

França bate Inglaterra para o Euro 2025

A França derrotou a Inglaterra por duas bolas a uma, em jogo da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2025.

Antigo jogador do Benfica arrasado: «Espero que não voltes a vestir a nossa camisola»

Raúl de Tomás está a ser criticado depois de uma publicação nas suas redes sociais, onde defendia a tauromaquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Kátia Aveiro sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Sociedade doente»

Cristiano Ronaldo tem sido criticado por não ter estado presente nos funerais de Diogo Jota e André Silva, que faleceram num acidente de viação.

Ilia Topuria: A ascensão inevitável de um campeão com identidade própria | UFC

No universo competitivo e imprevisível da UFC, poucos trajetos têm sido tão marcantes e estrategicamente bem trilhados como o de Ilia Topuria.

Antevisão GP Grã-Bretanha: Verstappen volta a sacar coelho da cartola

Depois de uma ronda desastrosa no Red Bull Ring, com um abandono logo na primeira volta após um acidente com Kimi Antonelli, Max Verstappen respondeu da melhor forma