Os contratos (e trocas) que abalaram a primeira semana de transferências da NBA

- Advertisement -

As surpresas:

De esperar seria a oferta dos Golden State Warriors a Klay Thompson, que este assimou, por 5 anos 190 milhões. Surpresa foi a troca do seu antigo “Finals MVP” Andre Iguodala para os Memphis Grizzlies, uma jogada de xadrez para libertar tecto salarial. Os Warriors ainda conseguiram ir buscar o jovem D’Angelo Russel via Sign-and-trade, que se espera ser trocado por outras peças fundamentais para a equipa ou que preencha o vazio deixado por Thompson devido a lesão.

D’Angelo Russell a ser defendido por JJ Redick
Fonte: Brooklyn Nets

No meio destas transferências a maior surpresa oi a má gestão dos New York Knicks, equipa que a última vez que apareceu nos playoffs foi em 2013 e a última presença numa final de conferência foi em 1999. Os Knicks, crê-se não terem oferecido uma proposta a Kevin Durant devido a este estar a recuperar de lesão e não terem reunido com Kawhi Leonard para não tirar tempo a outros “Free-Agents”. Sendo assim, os contractos assinados foram ao jovem Julius Randle, 3 anos a 63 milhões, ao poste veterano Taj Gibson, por 2 anos a 20 milhões, o jovem extremo poste Bobi Portis por 2 anos a 31 milhões e ao base Elfrid Payton, 2 anos a 16 milhões. Isto depois de terem ficado apenas com a 3 escolha nos draft que contudo veio a refletir-se na jovem promessa de RJ Barret.

Surpresa foi ainda o poste DeMarcus Cousins, que atuou a temporada passada pelos Golden State Warriors, não ter tido ainda qualquer tipo de proposta e, inclusivé, despediu o seu atual agente. Cousins teve uma prestação aquem da esperada com os Warriors, principlamente nas finais, e devido a sua defesa também não ter caminhado na melhor direção, as equipas não querem correr riscos.

A grande incógnita que ainda paira no ar é a de Kawhi Leonard, o extremo actual campeão pelos Toronto Raptors, depois de uma época que lhe valeu o campeonato, o MVP das finais, uma seleção para o All-Star e selação para tanto o melhor 5 como para o melhor 5 defensivo, este é tambem agente livre. 

As equipas em que este se há de encaixar melhor seria voltar a Toronto, onde já é adorado e teve sucesso, ou voltar à sua cidade natal de Los Angeles e assinar pelos Lakers ou pelos Clippers.

Os Lakers seriam a sua melhor opção no que toca a oportunidade de ganhar um campeonato (apesar de terem falhado os playoffs na época passada) pois já contam com LeBron James e Anthony Davis. Os Clippers seria ele a estrela da equipa e o líder isolado, de uma equipa que já teve sucesso substancial nos Playoffs. Kawhi, no entanto, devido a sua personalidade reservada e atitude mais simples, tem disfrutado das férias e declardo que irá tomar a decisão com calma. Resta esperar por a sua decisão, visto ser ele a ultima Super Estrela que ainda não tomou uma decisão.

Assim, nas primeiras 24 horas de mercado de trasnferencias ser de 3 mil milhões de dólares (sim, 3 000 000 000 dólares) foram assinados em valores de contratos somando as equipas todas. Isto, no prisma do mundo do desporto, é apenas mais uma prova da popularidade que o basketball tem ganho ao longo dos anos visto que, na revista Forbes, na lista dos 10 atletas mais bem pagos do mundo, 3 são jogadores de basketball, e no top 100, são 35. 

Com os tetos salariais da NBA a alargarem de ano para ano, a tendência é que esta expressivade se mantenha e que o desporto se torne cada vez mais global.

Foto de Capa: Boston Celtics/Golden Sate Warriors/Toronto Raptors

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC inicia conversações por avançado do Benfica

O Vitória SC está interessado em Henrique Araújo e inicia conversações. Futuro de Nélson Oliveira surge relacionado.

Barcelona e Manchester United “presentes” na final da Taça da Liga: quais clubes se fizeram representar?

Houve vários clubes "presentes" na final da Taça da Liga, numa altura em que o mercado de inverno está aberto. Vitória SC venceu a prova.

Francisco Cabral: «Terminar a primeira semana do ano com um título ATP e uma vitória sobre os número um do mundo é um motivo...

Francisco Cabral já reagiu à conquista do ATP 250 de Brisbane. Tenista português venceu torneio ao lado de Lucas Miedler.

Sporting volta às vitórias em jogo de muitos momentos: 2 reviravoltas, 5 golos e 2 expulsões

O Sporting venceu fora o Racing Power por 3-2 na jornada 9 da Primeira Liga Feminina. Houve duas reviravoltas no marcador.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.