
A temporada 2024-25 da NBA começou esta semana, para a felicidade de todos os fãs de basquetebol.
Este ano não existem claros favoritos para os prémios individuais, o que promete uma luta renhida em todas as categorias. Contudo, apesar da dificuldade de prever os vencedores num estado tão inicial, iremos aceitar este desafio.
MVP- Luka Dončić
O MVP (Most Valuable Player) é, com toda a certeza, o prémio individual mais aguardado pelos jogadores e fãs da NBA, por ser o mais prestigiado de todos.
Luka Dončić tem estado sempre perto de conquistar o MVP nos últimos anos, e acredito que será esta temporada que o esloveno finalmente vencerá. Com uma equipa que melhorou bastante desde o último dia do “Trade Deadline”, os Dallas Mavericks têm tudo para lutar pelos lugares do topo na conferência oeste.
Se a equipa de Texas for uma das mais vitoriosas da temporada regular, será difícil tirar o MVP a Luka Dončić, já que os números individuais do camisola 77 serão sempre um dos melhores da liga.
Rokkie do ano- Zach Edey
Num draft em que há poucos jogadores que têm a qualidade necessária para conseguirem ter um grande impacto no primeiro ano da NBA, um dos nomes que se destaca é o do gigante Zach Edey.
O canadiano de 2,24m irá ter bastante espaço para jogar, conseguir bons números individuais, e melhorar ao longo da época e, por ter 22 anos, já tem uma maior maturidade e experiência em relação aos outros rookies.
O facto dos Memphis Grizzles serem candidatos a terminarem na metade de cima da sua conferência também ajuda o canadiano a ter mais um motivo para vencer o ROY.
Defesa do ano- Victor Wembanyama
Victor Wembanyama vai apenas para o seu segundo ano na liga, mas já é um dos melhores jogadores da NBA, principalmente no lado defensivo.
Após ter ficado em segundo lugar na época passada, atrás do compatriota Rudy Gobert, o atleta dos San Antonio Spurs é o favorito para vencer o seu primeiro DPOY. No seu ano de estreia, o francês liderou a NBA em bloqueios e provavelmente irá liderar este ano outra vez.
Com uma maior experiência na liga, Victor Wembanyama irá ter um melhor posicionamento defensivo em quadra. Além disso, o jogador dos Spurs vai saber utilizar de uma forma mais acertada os seus 2,43m de envergadura.
Sexto homem do ano- Malik Monk
Apesar de não ter os holofotes das principais estrelas da liga, o sexto homem é uma das funções mais importantes na NBA. O prémio do Sexto Homem do Ano é uma forma de premiar estes jogadores que são fundamentais para o desempenho coletivo da equipa.
Malik Monk é um dos melhores arremessadores da liga e, embora seja sempre suplente, ainda consegue ser dos que mais pontua nos Sacramento Kings. Se o norte-americano melhorar a sua percentagem de triplos convertidos, dificilmente o prémio foge das suas mãos.
Jogador que mais evoluiu no ano- Cade Cunningham
O prémio do jogador que mais evoluiu no ano na NBA é o mais difícil de prever. Apesar dessa imprevisibilidade, Cade Cunningham aparece como um dos grandes candidatos a vencer o prémio. A grande dúvida é se o norte-americano consegue manter-se afastado de lesões, problema que o tem afetado neste início de carreira.
Ninguém pode negar que o atleta dos Detroit Pistons é um grande talento, e que tem qualidade suficiente para ser um all-star este ano. Se Cade tiver finalmente um ano saudável, acredito que os seus números devem melhorar consideravelmente, que é o principal fator a ter em conta para conquistar este prémio.
Treinador do ano- Joe Mazzula
O treinador norte-americano lidera os campeões em título e os favoritos a liderarem a temporada regular, Boston Celtics.
Este ano, os Celtics poderão fazer uma das melhores campanhas na história da liga, e acredito que poderão chegar perto ou ultrapassar as 70 vitórias na temporada regular. Caso esta previsão aconteça, será difícil alguém tirar este prémio a Joe Mazzula. Além disso, o treinador dos Boston Celtics ainda não venceu esta distinção, o que facilitaria a entrega do prémio a Joe Mazzula. Seria uma maneira que a NBA encontraria para condecorar o técnico pela excelente prestação da sua equipa nos playoffs do ano passado.