Tal pai, tal filho #3: Bol Bol

Bol Bol é um dos jogadores mais distintos e conhecidos da NBA, não só pela sua estatura notória e grande capacidade técnica, como pelo seu reconhecível último nome. Com isto, Bol é filho do reconhecido sudanês Manute Bol, um dos jogadores mais altos a passar pela NBA, com cerca de 2,31 metros.

Manute, passou dez anos na Liga e encerrou a sua carreira com 1999 pontos, 2647 ressaltos, e 2086 desarmes de lançamento, tendo uma inclusão na NBA All defensive team, em 1989. Bol (pai) foi um jogador irreverente, que desafiou o estilo mais convencional e físico dos postes dos anos 80/90, tendo nos triplos uma das principais armas ofensivas. Manute Bol infelizmente faleceu em 2010, com uma doença renal.

PERCURSO DE BOL BOL

Bol foi escolhido pelos Miami Heat, mas “enviado” de seguida para os Denver Nuggets
Fonte: Denver Nuggets

Nascido a 16 de Novembro de 1999, o norte-americano (com descendência sudanesa) efetuou vários câmbios entre escolas desde que se tornou freshman pela Blue Valley Northwest High School. A partir daqui, Bol representou os Bishop Miege, a Mater Dei e terminou o seu percurso enquanto jogador de High School pela Findlay Prep.

O jovem atleta, terminou com médias de 20.4 pontos, 8.2 ressaltos e 2.4 desarmes de lançamento por jogo neste seu último ano pela Findlay Prep, tornando-o unanimemente no quarto melhor jogador da sua classe (apenas atrás de Zion Williamson, RJ Barret e Cam Reddish).

Seguiu-se a faculdade, onde Bol Bol representaria a Universidade de Oregon, podendo comprovar o seu talento na NCAA. Aqui, o jovem solidificou as perpetivas dos scouts e demonstrou-se pronto para o próximo nível. Apesar disto, uma lesão no pé esquerdo encerraria a sua temporada precocemente, fazendo cair de forma drástica o seu valor no Draft de 2019.

Como tal, e mesmo com as reticências dos observadores norte-americanos, Bol admitiu estar pronto para a NBA e candidatou-se ao Draft de 2019, onde foi escolhido como a 44.ª escolha. Todavia, o seu talento, potencial e o facto de o poste norte-americano ser propício a lesões, deixaria as direções das equipas norte-americanas muito subjetivas, fazendo o jovem cair de uma potencial escolha de lotaria para uma escolha de segunda ronda. Para além disso, no NBA Combine o jovem atleta apresentou um peso extremamente baixo, demonstrando-se franzino perante o olhar dos scouts norte-americanos.

Atualmente, Bol é jogador dos Denver Nuggets, não obstante tenha competido no início da temporada com a equipa dos Windy City Bulls na G-League, de modo a arrecadar minutos e a recuperar o seu estado físico e motivacional para entrar pronto na NBA.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.