📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tal pai, tal filho #3: Bol Bol

- Advertisement -

COMO SE DEFINE ENQUANTO JOGADOR?

Bol Bol é o quarto jogador mais alto da NBA
Fonte: Oregon Men’s Basketball

Bol é um atleta que opera com uns impressionantes 2.18 metros, uma envergadura incrível e personifica uma nova geração de postes, cada vez mais recorrente na NBA moderna.

Apesar da sua estatura “assustadora”, carece muito em certos aspetos físicos, tais como o seu baixo peso, que influencia bastante as suas ações (ofensivas e defensivas) de 1vs1, ao passo que de costas para o cesto terá muitas dificuldades em segurar o oponente. Isto, não impossibilita todavia o jovem de ter outras valências, tais como a sua grande versatilidade na área de pontuar, seja da linha de três pontos, pós-drible de meia distância ou a finalizar lançamentos na área pintada.

Para além disso, Bol apresenta grandes recursos técnicos para a sua estatura, utilizando um drible bastante seguro e promissor, é forte em transição e tem no lançamento uma arma que poderá ser bastante aproveitada na liga norte americana. Bol, no aspeto ofensivo faz lembrar um pouco Porzingis e Kevin Durant (com as devidas diferenças), não obstante seria importante que Bol não se “apaixonasse” pela linha dos três pontos ou se confortasse com lançamentos forçados e longe do cesto.

A principal debilidade do poste norte-americano passa pela sua propensão a lesionar-se, principalmente, tendo em conta a sua fraqueza muscular e o seu baixo peso. Outra debilidade passa pela dificuldade em «explodir» e fazer mudanças de direção, ao passo que na NBA será uma presa fácil se se tornar previsível com os seus lançamentos longos e dificuldades em atacar o cesto.

A particularidade na qual Bol mais se assemelha ao pai é no lado defensivo do jogo. Manute foi dos melhores na posição enquanto atuava como âncora defensiva, sendo que aqui Bol terá potencial igual, principalmente pela sua envergadura e noção do «timing» de quando desarmar o adversário. Aliás, Bol teve médias de 2.7 desarmes por jogo em Oregon e asseverou ser um excelente bloqueador.

Em suma, Bol apresenta-se como um poste de primor técnico, mas com a necessidade de ganhar maior voracidade, agressividade e outra dimensão física para se moldar no craque que prometeu ser enquanto adolescente.

Foto de Capa: Denver Nuggets

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham anuncia retorno de Fabio Paratici como diretor desportivo

Fabio Paratici volta ao Tottenham como diretor desportivo e terá Johan Lange como co-diretor, anunciou o clube nesta quarta-feira.

Grupo dos Emirados Árabes Unidos interessado em comprar o Manchester United

Um grupo dos Emirados Árabes Unidos já tem falado com ex-jogadores do Manchester United para serem embaixadores de uma possível compra.

Ole Gunnar Solskjaer apontado ao cargo no Rangers

Ole Gunnar Solskjaer é o nome mais recente a ser apontado à posição de treinador do Rangers, após a sua saída do Besiktas.

Graham Potter mostra interesse em treinar seleção da Suécia: «Amo o país e amo o futebol sueco»

Graham Potter, recentemente despedido pelo West Ham, já treinou no futebol sueco e demonstrou interesse em voltar, desta vez para a seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Samu Aghehowa criticado em Espanha: «As sensações não foram boas. É uma conta pendente»

Samu Aghehowa não impressionou ao serviço de Espanha nesta paragem da seleções, estando a ser alvo de críticas.

Cristiano Ronaldo: «Estou muito orgulhoso de ter atingido esta marca única por Portugal»

Cristiano Ronaldo passou a ser o melhor marcador das qualificações para os mundiais e mostrou-se feliz pela marca batida.

Getafe insiste e tenta contratar avançado ao Real Madrid

O Getafe está muito interessado em avançar para a contratação de Gonzalo García, avançado que pertence aos quadros do Real Madrid.