Tal pai, tal filho #3: Bol Bol

- Advertisement -

COMO SE DEFINE ENQUANTO JOGADOR?

Bol Bol é o quarto jogador mais alto da NBA
Fonte: Oregon Men’s Basketball

Bol é um atleta que opera com uns impressionantes 2.18 metros, uma envergadura incrível e personifica uma nova geração de postes, cada vez mais recorrente na NBA moderna.

Apesar da sua estatura “assustadora”, carece muito em certos aspetos físicos, tais como o seu baixo peso, que influencia bastante as suas ações (ofensivas e defensivas) de 1vs1, ao passo que de costas para o cesto terá muitas dificuldades em segurar o oponente. Isto, não impossibilita todavia o jovem de ter outras valências, tais como a sua grande versatilidade na área de pontuar, seja da linha de três pontos, pós-drible de meia distância ou a finalizar lançamentos na área pintada.

Para além disso, Bol apresenta grandes recursos técnicos para a sua estatura, utilizando um drible bastante seguro e promissor, é forte em transição e tem no lançamento uma arma que poderá ser bastante aproveitada na liga norte americana. Bol, no aspeto ofensivo faz lembrar um pouco Porzingis e Kevin Durant (com as devidas diferenças), não obstante seria importante que Bol não se “apaixonasse” pela linha dos três pontos ou se confortasse com lançamentos forçados e longe do cesto.

A principal debilidade do poste norte-americano passa pela sua propensão a lesionar-se, principalmente, tendo em conta a sua fraqueza muscular e o seu baixo peso. Outra debilidade passa pela dificuldade em «explodir» e fazer mudanças de direção, ao passo que na NBA será uma presa fácil se se tornar previsível com os seus lançamentos longos e dificuldades em atacar o cesto.

A particularidade na qual Bol mais se assemelha ao pai é no lado defensivo do jogo. Manute foi dos melhores na posição enquanto atuava como âncora defensiva, sendo que aqui Bol terá potencial igual, principalmente pela sua envergadura e noção do «timing» de quando desarmar o adversário. Aliás, Bol teve médias de 2.7 desarmes por jogo em Oregon e asseverou ser um excelente bloqueador.

Em suma, Bol apresenta-se como um poste de primor técnico, mas com a necessidade de ganhar maior voracidade, agressividade e outra dimensão física para se moldar no craque que prometeu ser enquanto adolescente.

Foto de Capa: Denver Nuggets

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal em Futsal: definidos os oitavos de final

Realizou-se durante esta quarta-feira o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal em Futsal. Há 16 equipas ainda na prova.

Eis o Ranking UEFA depois dos jogos desta quarta-feira da Champions League

Já é conhecida a mais recente atualização do Ranking UEFA, depois dos jogos da Champions League desta quarta-feira.

Real Madrid e Arsenal seguem em frente na Champions Feminina

O Real Madrid e o Arsenal conseguiram apurar-se para os oitavos de final da Champions Feminina e já conhecem os adversários.

Jhonder Cádiz reforça Wuhan Three Towns até 2027

Jhonder Cádiz é o mais recente reforço do Wuhan Three Towns. O avançado venezuelano, de 30 anos, deixa o Pachuca e assina contrato válido até dezembro de 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Luisão denuncia ofensas por parte de adeptos do Benfica após declarar apoio a Vinícius Júnior: «Nas redes sociais fui ofendido e chamado de macaco,...

Luisão denunciou adeptos do Benfica. O antigo capitão dos encarnados revelou que foi ofendido e chamado de macaco e de judas, após ter declarado apoio a Vinícius Júnior.

Benfica e FC Porto empatam em Hóquei em Patins com Francesco Farioli nas bancadas

O Benfica e o FC Porto não foram além de um empate a quatro, num encontro relativo à 16.ª jornada da Primeira Liga de Hóquei em Patins.

Arsenal sofre golo no fim frente ao Wolverhampton e volta a perder pontos na Premier League

O Arsenal empatou frente ao Wolverhampton, na jornada 31 da Premier League, que foi antecipada para esta quarta-feira.