Tal pai, tal filho #3: Bol Bol

COMO SE DEFINE ENQUANTO JOGADOR?

Bol Bol é o quarto jogador mais alto da NBA
Fonte: Oregon Men’s Basketball

Bol é um atleta que opera com uns impressionantes 2.18 metros, uma envergadura incrível e personifica uma nova geração de postes, cada vez mais recorrente na NBA moderna.

Apesar da sua estatura “assustadora”, carece muito em certos aspetos físicos, tais como o seu baixo peso, que influencia bastante as suas ações (ofensivas e defensivas) de 1vs1, ao passo que de costas para o cesto terá muitas dificuldades em segurar o oponente. Isto, não impossibilita todavia o jovem de ter outras valências, tais como a sua grande versatilidade na área de pontuar, seja da linha de três pontos, pós-drible de meia distância ou a finalizar lançamentos na área pintada.

Para além disso, Bol apresenta grandes recursos técnicos para a sua estatura, utilizando um drible bastante seguro e promissor, é forte em transição e tem no lançamento uma arma que poderá ser bastante aproveitada na liga norte americana. Bol, no aspeto ofensivo faz lembrar um pouco Porzingis e Kevin Durant (com as devidas diferenças), não obstante seria importante que Bol não se “apaixonasse” pela linha dos três pontos ou se confortasse com lançamentos forçados e longe do cesto.

A principal debilidade do poste norte-americano passa pela sua propensão a lesionar-se, principalmente, tendo em conta a sua fraqueza muscular e o seu baixo peso. Outra debilidade passa pela dificuldade em «explodir» e fazer mudanças de direção, ao passo que na NBA será uma presa fácil se se tornar previsível com os seus lançamentos longos e dificuldades em atacar o cesto.

A particularidade na qual Bol mais se assemelha ao pai é no lado defensivo do jogo. Manute foi dos melhores na posição enquanto atuava como âncora defensiva, sendo que aqui Bol terá potencial igual, principalmente pela sua envergadura e noção do «timing» de quando desarmar o adversário. Aliás, Bol teve médias de 2.7 desarmes por jogo em Oregon e asseverou ser um excelente bloqueador.

Em suma, Bol apresenta-se como um poste de primor técnico, mas com a necessidade de ganhar maior voracidade, agressividade e outra dimensão física para se moldar no craque que prometeu ser enquanto adolescente.

Foto de Capa: Denver Nuggets

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.