Thank you, next! | Neemias Queta

- Advertisement -

Acabou a Fase Regular da NBA, o que para os adeptos dos Sacramento Kings também significa o findar da “diversão”. “Diversão” leia-se com as devidas aspas, uma vez que o basquetebol praticado em Sacramento esteve longe de ser divertido e promissor, ao passo que, para além disto, a equipa dos Kings acabou por falhar os play-offs pela 16.ª temporada consecutiva! Algo atroz, porém, acaba por ser a consequência natural de um franchise que não aparenta ter um projeto de cabeça, tronco e membros.

Mas bem, porquê falar de Sacramento? Pois claro, o destino traçou que o primeiro português na NBA lá aterrasse. A experiência, apesar de tudo, até foi positiva. Coletivamente, tanto os Sacramento Kings, como os Stockton Kings (equipa de desenvolvimento dos Sacramento Kings na G-League) não atingiram os play-offs, contudo, a evolução do português no campo individual foi evidente.

Na G-League (competição onde jogou praticamente a temporada toda), Neemias atuou essencialmente como um poste roller tradicional – movimentos de corte para o cesto após o bloqueio direto – essencialmente talhado para jogar no pick and roll e para ser peça chave nos bloqueios diretos (e indiretos). Com isto, Neemias Queta ganhou alguma preponderância pelos Stockton Kings, concluindo a época com médias de 16.4 pontos, 7.8 ressaltos, 1.9 assistências, dois desarmes de lançamento, em 62% lançamentos de campo e 28 minutos.

Na NBA, por sua vez, a tarefa era quase hérculea de ter muitos minutos – concorrência pesada com cinco jogadores muito experientes na liga – e tal acabou por se confirmar, com Neemias Queta a não ter muitas oportunidades para exponenciar a sua qualidade (apenas oito minutos de média por partida).

Ainda assim, Neemias participou em 15 dos 82 jogos da época regular, e funcionou também como um poste tradicional, relevando-se importante na luta pelos ressaltos e tendo sempre uma presença muito ativa no garrafão (sendo já um pouco a sua imagem de marca). Terminou a temporada na NBA com médias de três pontos, 2.1 ressaltos, 0.5 desarmes, em apenas oito minutos e com uma boa percentagem (64%) de lançamentos de campo.

Assim sendo, a tal promessa de Alvin Gentry que Queta teria “minutos valiosos” nos quatro jogos que faltavam acabou por se concretizar, na medida que o poste luso terminou as partidas remanescentes da fase regular com mais de dez minutos por jogo – o máximo de minutos ocorreu diante os Clippers com 19 minutos em campo.

Por fim, costuma-se dizer “a última imagem é a que conta” e apesar de esta não ter sido incrível ou maravilhosa, Queta tem mais que condições para dar um rumo diferente à sua carreira.

A probabilidade é, no entanto, que se mantenha em Sacramento e que tenha também o seu contrato renovado, contudo, seria interessante ver Neemias a viver «outras andanças». Quais? Não sei, mas, talvez, um tiro certeiro de partida seria procurar por uma equipa que não contenha cinco postes apregoados no plantel…

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

Alejandro Alfaro foi herói do Torreense na Noruega: «Um orgulho entrar na história do clube»

Alejandro Alfaro analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.

Javi Vázquez exalta feito do Torreense e destaca: «Em Portugal há um nível de futebol muito alto»

Javi Vázquez analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

FC Porto vence Partizan e estreia-se a vencer na Champions League de Andebol

O FC Porto derrotou o Partizan na Champions League de Andebol. Primeira vitória dos dragões nesta edição da prova.