Trae Young não é Steph Curry

- Advertisement -

Foi a comparação imediata aquando da descoberta do jovem Trae Young na Universidade de Oklahoma. O pequeno base estava destinado a ser Stephen Curry porque lança muito – e bem – de longe. Mas a temporada de Young, que até começou discreta, mostra que não é bem assim. O jovem Trae não é Stephen Curry e não há nada de mal com isso.

Trae Young tem a capacidade de acertar lançamentos exteriores que se calhar nem Curry tinha com a sua idade. Mas Curry mudou a NBA, estabeleceu um novo estilo de jogo e abriu portas aos mais pequenos e menos atléticos. Assim, jogadores como Young foram olhados com menos desconfiança na altura de serem escolhidos no draft. Tanto que os Hawks decidiram trocar a sua escolha e abdicar de Luka Doncic, tal era a confiança em Trae.

Mas Young é mais do que um lançador. Aliás, lançador devia ser a segunda caraterística atribuída ao base dos Hawks, logo atrás de playmaker. É aí que Young tem não só sobrevivido, mas surpreendido na sua primeira temporada de NBA. A equipa dos Hawks é fraca, não há como negar. Então, o plano de todas as equipas passa por criar o máximo de dificuldades ao base para que este largue a bola.

Porém, Young já está uns níveis acima daqueles em que devia estar nesse atributo. O mais seguro para um rookie seria soltar logo a bola. Mas Young já tem a experiência adquirida na universidade de que os seus colegas não vão resolver todos os problemas. Então, Young está a aprender e a superar expetativas ao descobrir constantemente a melhor opção quando toda uma defesa se foca em si.

Trae Young com o veterano Vince Carter
Fonte: Atlanta Hawks

É incrível a quantidade de lançamentos completamente isolados que Trae Young consegue criar para os seus colegas, passando as três opções mais óbvias na altura da assistência e descobrindo aquela que mais ninguém no pavilhão viu, mas que faz todos soltarem um “oooohhhh” sempre que acontece. É aqui que Young foge às comparações com Curry e que começa a criar o seu próprio legado na NBA.

Mesmo com um plantel tão fraco, os Hawks de Lloyd Pierce são a equipa mais interessante da liga programada para perder. Young tem muitas arestas por limar. A sua defesa e turnovers estão no topo da lista (só Harden e Westbrook perdem mais a bola). Mas até aí há um ponto a seu favor. Só perde a bola quem a tem, e Young tem-na mais do que quase toda a gente, porque têm confiança nele para isso.

E não há melhor maneira para um rookie crescer. Para além de que estar na mesma lista de Harden e Westbrook na primeira temporada na NBA será sempre um elogio, mesmo que essa lista contabilize perdas de bola. Young joga e faz jogar os Hawks, que devem ser vistos e que este verão acrescentarão mais dois jovens no top 10 do draft.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Atlanta Hawks

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há novidades importantes em relação ao futuro de Fábio Vieira

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira no mercado de verão, mas não tem capacidade de pagar 20 milhões de euros.

Fulham de Marco Silva garante a contratação de jogador por 36 milhões de euros

Ricardo Pepi prepara-se para reforçar o Fulham no próximo mercado de transferências de verão por 36 milhões de euros.

Depois de tanto remate, finalmente o golo: Gonçalo Inácio faz o 1-0 para o Sporting contra o Bodo/Glimt

Gonçalo Inácio deu vantagem aos leões e a reviravolta está mais próxima. O Sporting x Bodo/Glimt joga-se em Alvalade.

Estreou-se no Benfica pelas mãos de José Mourinho e não consegue convencer na Polónia

Ivan Lima trocou o Benfica pelo Piast Gliwice, mas não se conseguiu destacar ainda na Polónia, somando apenas duas partidas.

PUB

Mais Artigos Populares

FIFA aplica ‘transfer ban’ ao Vitória SC por «questão burocrática»

O Vitória SC foi incluído na lista da FIFA para clubes proibidos de realizar transferências devido a irregularidades financeiras.

Manchester United toma decisão em definitivo em relação a Bruno Fernandes

O Manchester United já falou com Bruno Fernandes, assumindo que quer manter o atleta para a próxima temporada.

Já são conhecidos os possíveis adversários do Benfica e Sporting na final four da Youth League

Na próxima quarta-feira, o Sporting e o Benfica tentarão garantir a passagem à final four da Youth League, em jogos contra Real Madrid e Inter Milão, respetivamente.