Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #2

- Advertisement -

CAPÍTULO 7: UM LUGAR ÚNICO NA HISTÓRIA

Até 2003-04, Spurs e Lakers vinham acumulando campeonatos desde 1999, resultante do talento ofensivo das suas respetivas duplas (Robinson e Duncan ou Shaq e Kobe). Os Pistons, por sua vez,  não tinham as opções ofensivas que outras equipas tinham, mas compensaram essa lacuna com o compromisso defensivo de toda a equipa, tornando-se consequentemente  na melhor defesa da história dos playoffs.

A lista de recordes defensivos que estabeleceram nos playoffs de 2004 é extensa, incluindo a melhor classificação defensiva (92.0) de qualquer campeão na era dos três pontos (1980 até agora). Os Pistons de 2004 foram o conjunto que menos pontos sofreu em todos os playoffs disputados, com a marca de 80.696 pontos por jogo a ser ligeiramente inferior aos 80.700 pontos sofridos pelos Miami Heat do ano 2000.

Excluindo prolongamentos, o plantel campeão por Detroit permitiu 78.6 pontos por jogo nos Playoffs, em comparação com os 79.9 pontos permitidos pelos Heat em 2000.

Todavia, a conquista dos Pistons é especial por outro motivo. De todas as 75 organizações que foram campeãs, os Pistons de 2004 são a única equipa dos tempos modernos a não ter um único jogador na lista dos 75 melhores de sempre.

O facto de ser o único conjunto da NBA sem um jogador no Top 75 só mostra o quão improvável foi o caminho da para a vitória. Embora tivessem alguns jogadores de renome como Chauncey Billups, Ben Wallace, Rasheed Wallace e Richard Hamilton, nenhum deles é considerado como um dos 75 melhores jogadores, e, de alguma forma, encontraram uma maneira de vencer dois dos dez melhores jogadores que a NBA já assistiu.

Até hoje, os Pistons de 2004 são considerados uma das maiores “exceções às regras” do basquetebol, e fica claro o porquê. O que estes jogadores fizeram não acontece com frequência e, nesta tendência atual das super equipas, é gratificante ver a apreciação que finalmente recebem.

Foto de Capa: NBA

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.