📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #2

- Advertisement -

CAPÍTULO 7: UM LUGAR ÚNICO NA HISTÓRIA

Até 2003-04, Spurs e Lakers vinham acumulando campeonatos desde 1999, resultante do talento ofensivo das suas respetivas duplas (Robinson e Duncan ou Shaq e Kobe). Os Pistons, por sua vez,  não tinham as opções ofensivas que outras equipas tinham, mas compensaram essa lacuna com o compromisso defensivo de toda a equipa, tornando-se consequentemente  na melhor defesa da história dos playoffs.

A lista de recordes defensivos que estabeleceram nos playoffs de 2004 é extensa, incluindo a melhor classificação defensiva (92.0) de qualquer campeão na era dos três pontos (1980 até agora). Os Pistons de 2004 foram o conjunto que menos pontos sofreu em todos os playoffs disputados, com a marca de 80.696 pontos por jogo a ser ligeiramente inferior aos 80.700 pontos sofridos pelos Miami Heat do ano 2000.

Excluindo prolongamentos, o plantel campeão por Detroit permitiu 78.6 pontos por jogo nos Playoffs, em comparação com os 79.9 pontos permitidos pelos Heat em 2000.

Todavia, a conquista dos Pistons é especial por outro motivo. De todas as 75 organizações que foram campeãs, os Pistons de 2004 são a única equipa dos tempos modernos a não ter um único jogador na lista dos 75 melhores de sempre.

O facto de ser o único conjunto da NBA sem um jogador no Top 75 só mostra o quão improvável foi o caminho da para a vitória. Embora tivessem alguns jogadores de renome como Chauncey Billups, Ben Wallace, Rasheed Wallace e Richard Hamilton, nenhum deles é considerado como um dos 75 melhores jogadores, e, de alguma forma, encontraram uma maneira de vencer dois dos dez melhores jogadores que a NBA já assistiu.

Até hoje, os Pistons de 2004 são considerados uma das maiores “exceções às regras” do basquetebol, e fica claro o porquê. O que estes jogadores fizeram não acontece com frequência e, nesta tendência atual das super equipas, é gratificante ver a apreciação que finalmente recebem.

Foto de Capa: NBA

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC bate Rio Ave e continua em crescendo na Primeira Liga

O Vitória SC foi ao Estádio dos Arcos vencer o Rio Ave por uma bola a zero, em jogo da 14.ª jornada da Primeira Liga.

Fulham de Marco Silva volta às vitórias na visita ao terreno do Burnley

Apesar do esforço final da equipa da casa, o Fulham venceu por 3-2 no terreno do Burnley, este sábado, na 16.ª jornada da Premier League.

José Mourinho atacado: «Disse que não podíamos vencer o Benfica. Acabou despedido nessa mesma noite»

José Mourinho arrancou a temporada pelo Fenerbahçe e a sua passagem pela Turquia contou com vários episódios.

Barcelona derrota Osasuna e aumenta provisoriamente a margem para o Real Madrid

O Barcelona recebeu e venceu este sábado o Osasuna por duas bolas a zero, num encontro da 16.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo vence o Pyramids e garante lugar na final da Taça Intercontinental diante o PSG

O Flamengo venceu o Pyramids por 2-0, este sábado, na semi-final da Taça Intercontinental e defrontará o PSG na final.

Galatasaray bate Antalyaspor e segue líder isolado na Liga Turca

O Galatasaray bateu o Antalyaspor por 4-1, em Antalya. O jogo marcou a decima sexta jornada da Liga Turca.

João Almeida traça planos para 2026 e afasta Volta a França

João Almeida revelou as suas apostas para a próxima temporada. O português referiu que a Volta a França não está nos seus planos.