Doc Rivers: O treinador das equipas cheias de talento, mas com muito pouco sucesso

- Advertisement -

Doc Rivers, o ex-treinador dos Los Angeles Clippers e actual treinador dos Philadelphia 76ers é treinador da NBA há 21 épocas, mas apenas ganhou um campeonato na sua carreira, em 2008, quando era o técnico dos Boston Celtics.

Rivers começou a sua carreira de treinador a serviço dos Orlando Magic, uma equipa que no início do milénio tinha pouco poderio ofensivo e poucas referências a nível individual. Liderados pelo base Chauncey Billups, a equipa não teria uma grande prestação ao longo da época, terminando com um recorde de 41-41, sendo penúltimos na sua divisão e falhando os playoffs.

O desenrolar da sua carreira ia tendo progressos algo lentos. Na temporada seguinte, em 2000/2001, com a chegada de Grant Hill e apesar do seu histórico de lesões e pouca consistência, foi o suficiente para a equipa chegar aos playoffs, mas acabou eliminada na primeira ronda.

É então que chegamos a temporada de 2001/2002, época da chegada de uma superestrela à  equipa orientada por Doc Rivers, Tracy McGrady, mas o sucesso foi muito pouco materializado. O recorde da equipa em relação à época anterior pouco se alterou e, como esperado, foi apenas mais uma saída prematura na primeira ronda dos Playoffs.

Na temporada 2002/2003, com o recorde da equipa a piorar substancialmente durante a fase regular, Doc Rivers, na primeira ronda dos playoffs, vê-se a liderar a série por 3-1, frente aos Detroit Pistons. Mas, consegue adivinhar o que aconteceu? – É verdade, a equipa não conseguiu fechar a série e foi eliminada em 7 jogos.

Com um histórico de uma prestação algo medíocre para o talento que tinha a disposição, Doc Rivers é despedido dos Orlando Magic, na temporada de 2003/2004, depois de ter começado a época regular com um recorde de 1-10.

Rivers ficaria o resto do ano sem treinar nenhuma equipa, até que conseguiu o posto de treinador dos Boston Celtics a começar a temporada de 2004/2005. Com uma equipa liderada pelo então Paul Pierce e ainda Antoine Walker, Doc Rivers conseguiu nada mais nada menos do que…  consegue adivinhar? Exatamente, uma ida aos playoffs e uma saída na primeira ronda, frente aos Indiana Pacers.

Nas duas épocas seguintes, Rivers e os Boston Celtics não teriam muito sucesso, falhando os playoffs em ambas as temporadas.

Doc Rivers treinou os Boston Celtics durante 9 épocas, sendo campeão em 2008.
Fonte: Boston Celtics

É então que chegamos ao mítico verão de 2007. Talvez um dos melhores General Managers de sempre, Danny Ainge, consegue “aterrar” na cidade de Boston dois dos maiores nomes da liga na altura: Kevin Garnett, MVP da liga em 2000 e Ray Allen, o atirador implacável que detinha até então recorde de mais triplos marcados numa só época.

Com três franchise players à sua disposição, sendo que Garnett na mesma época ganhou o “Defensive player of the year”, Rivers conseguiu, na mesma época em que conseguiu passar da primeira ronda e chegar a uma final de conferência, ganhar o Campeonato da NBA, numa final contra os Los Angeles Lakers. Foram precisos 26 jogos dos Playoffs para obter as tão necessitadas 16 vitórias para o titulo. Existe até quem defenda que este foi o campeonato mais espremido da história da NBA.

Foto de capa: LA Clippers

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi derrota Bangú e vence a Taça do Rio

O Botafogo derrotou o Bangú por 3-1 e levantou a Taça do Rio. O Fogão não ganhava este título há oito anos.

Francisco Neto e a goleada de Portugal: «Era fundamental ter sensações de domínio»

A seleção nacional feminina venceu este sábado a Eslováquia por 4-0. Francisco Neto fez um bom balanço do estágio e mencionou que é importante dominar.

Marselha soma nova vitória e ultrapassa Lyon de Paulo Fonseca: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Marselha venceu pela segunda vez consecutiva na Ligue 1. Na 25.ª jornada, triunfo por 1-0 na visita ao terreno de Toulouse.

Estoril Praia e Casa Pia sem golos no último jogo do dia em Portugal: eis os resultados da Primeira Liga

Foi sem golos que terminou o último jogo do dia na Primeira Liga. Empate por 0-0 entre o Estoril Praia e o Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting sofre desaire nos últimos minutos pela 3ª vez consecutiva contra o Braga

O Sporting empatou 2-2 frente ao Braga com um golo sofrido nos últimos minutos do jogo. É a terceira vez seguida que isto acontece.

Empate no Clássico de Andebol entre FC Porto e Benfica

O Clássico do andebol entre Benfica e FC Porto acabou empatado. As equipas seguem em segundo e terceiro, respetivamente.

Lamine Yamal marca golo da vitória do Barcelona e repõe 4 pontos de vantagem sobre o Real Madrid: eis os resultados do dia na...

O Barcelona venceu o Athletic na 27.ª jornada da La Liga. Vitória pela margem mínima dos culés na visita ao País Basco.