📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Doc Rivers: O treinador das equipas cheias de talento, mas com muito pouco sucesso

- Advertisement -

Doc Rivers, o ex-treinador dos Los Angeles Clippers e actual treinador dos Philadelphia 76ers é treinador da NBA há 21 épocas, mas apenas ganhou um campeonato na sua carreira, em 2008, quando era o técnico dos Boston Celtics.

Rivers começou a sua carreira de treinador a serviço dos Orlando Magic, uma equipa que no início do milénio tinha pouco poderio ofensivo e poucas referências a nível individual. Liderados pelo base Chauncey Billups, a equipa não teria uma grande prestação ao longo da época, terminando com um recorde de 41-41, sendo penúltimos na sua divisão e falhando os playoffs.

O desenrolar da sua carreira ia tendo progressos algo lentos. Na temporada seguinte, em 2000/2001, com a chegada de Grant Hill e apesar do seu histórico de lesões e pouca consistência, foi o suficiente para a equipa chegar aos playoffs, mas acabou eliminada na primeira ronda.

É então que chegamos a temporada de 2001/2002, época da chegada de uma superestrela à  equipa orientada por Doc Rivers, Tracy McGrady, mas o sucesso foi muito pouco materializado. O recorde da equipa em relação à época anterior pouco se alterou e, como esperado, foi apenas mais uma saída prematura na primeira ronda dos Playoffs.

Na temporada 2002/2003, com o recorde da equipa a piorar substancialmente durante a fase regular, Doc Rivers, na primeira ronda dos playoffs, vê-se a liderar a série por 3-1, frente aos Detroit Pistons. Mas, consegue adivinhar o que aconteceu? – É verdade, a equipa não conseguiu fechar a série e foi eliminada em 7 jogos.

Com um histórico de uma prestação algo medíocre para o talento que tinha a disposição, Doc Rivers é despedido dos Orlando Magic, na temporada de 2003/2004, depois de ter começado a época regular com um recorde de 1-10.

Rivers ficaria o resto do ano sem treinar nenhuma equipa, até que conseguiu o posto de treinador dos Boston Celtics a começar a temporada de 2004/2005. Com uma equipa liderada pelo então Paul Pierce e ainda Antoine Walker, Doc Rivers conseguiu nada mais nada menos do que…  consegue adivinhar? Exatamente, uma ida aos playoffs e uma saída na primeira ronda, frente aos Indiana Pacers.

Nas duas épocas seguintes, Rivers e os Boston Celtics não teriam muito sucesso, falhando os playoffs em ambas as temporadas.

Doc Rivers treinou os Boston Celtics durante 9 épocas, sendo campeão em 2008.
Fonte: Boston Celtics

É então que chegamos ao mítico verão de 2007. Talvez um dos melhores General Managers de sempre, Danny Ainge, consegue “aterrar” na cidade de Boston dois dos maiores nomes da liga na altura: Kevin Garnett, MVP da liga em 2000 e Ray Allen, o atirador implacável que detinha até então recorde de mais triplos marcados numa só época.

Com três franchise players à sua disposição, sendo que Garnett na mesma época ganhou o “Defensive player of the year”, Rivers conseguiu, na mesma época em que conseguiu passar da primeira ronda e chegar a uma final de conferência, ganhar o Campeonato da NBA, numa final contra os Los Angeles Lakers. Foram precisos 26 jogos dos Playoffs para obter as tão necessitadas 16 vitórias para o titulo. Existe até quem defenda que este foi o campeonato mais espremido da história da NBA.

Foto de capa: LA Clippers

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.