Esta conferência Este não é para velhos

- Advertisement -

O final da época regular aproxima-se e quase tudo está decidido na conferência Este: as oito equipas já estão qualificadas, falta apenas definir as posições.

Na última madrugada, os líderes do Este, Toronto Raptors, distanciaram-se dos Boston Celtics, que ocupam o segundo lugar, já os Philadelphia 76ers alcançaram a 12ª vitória consecutiva, solidificaram o 4º lugar, e acabaram com as esperanças dos Detroit Pistons, que já não conseguem chegar ao 8º lugar, ou seja, mais um ano sem playoffs.

Dentro das restantes equipas já apuradas encontram-se ainda Cleveland Cavaliers, Indiana Pacers, Miami Heat, Washington Wizards e Milwaukee Bucks.

A equipa que pode surpreender na luta pela passagem à final é os Toronto Raptors. Apresentaram-se rejuvenescidos durante toda a época, com um estilo de jogo mais adequado a esta nova era de basquetebol, e sem dependerem tanto dos seus dois All-Stars, Kyle Lowry e DeMar DeRozan.

Os Boston Celtics, em princípio, vão mudar a sua famosa mascote para um duende com um braço engessado, visto que foram a equipa mais fustigada por lesões durante toda a época. Podem perfeitamente desiludir nos playoffs devido ao plantel bastante jovem que vão apresentar, mas também podem deslumbrar, tal como aconteceu durante toda a época. Só não podem levar o caneco para Boston, em princípio.

LeBron James está a fazer uma das melhores épocas da carreira, contudo a sua equipa, os Cleveland Cavaliers, estão uns bons furos abaixo daquilo que era expectável. Mas o fator LeBron já ganhou finais, portanto continuam a ser o grande candidato a representar o Este.

Philadelphia está em estado de graça: depois da vitória dos Eagles na NFL, os Sixers querem desafiar os gigantes. Perderam Joel Embiid para uma lesão e ainda não existe uma data de regresso definida. Porém, recuperaram Markelle Futlz depois de bastante tempo lesionado, souberam gerir a ausência de Embiid nos últimos jogos, e têm boas opções no banco. Este ano servirá para ganhar experiência, até lá é confiar nos seus jovens e no processo.

Depois da saída do seu jogador mais valioso, os Indiana Pacers aparentavam ser condenados e terem uns maus anos pela frente. Contudo, a troca de Paul George para os Thunder – que a priori parecia um roubo – mostrou-se mais proveitosa do que o esperado. Oladipo explodiu como um relâmpago e fez a sua melhor época de sempre. Têm um bom núcleo de jovens que podem desenvolver no futuro e, para eles, será uma mais-valia disputarem uma série de playoffs para ganharem experiência.

Victor Oladipo tem sido a grande figura dos Pacers, um papel que lhe valeu a ida ao jogo All-Star pela primeira vez
Fonte: NBA

Com o regresso de Dwyane Wade a Miami, o plantel ganhou um veterano com um currículo notável – um impulso excelente para fazerem uma boa campanha nos playoffs. São a equipa que, na minha opinião, pode destronar um dos quatro primeiros classificados na primeira ronda. Juntam experiência e juventude como poucas equipas na liga. Quem lhes fizer frente que fique atento.

Pela capital, os Wizards parecem apáticos. A excelente notícia do regresso de John Wall pode trazer à equipa a motivação que lhes falta, mas continuam escassos em boas opções a vir do banco. Acredito que precisam de reconstruir: destruam a casa e arranjem novos alicerces. A que têm serve para dormir e pouco mais.

Giannis Antetokounmpo (permita-me fazer só um aparte: incluir este nome num dos meus textos era um sonho e finalmente o realizo): o nome deste jogador é tão versátil e longo como o próprio jogador. O “Greek Freak”, como é apelidado, é uma das joias da NBA. Tenham muito medo desta equipa no futuro, por agora há que amadurecer com… (adivinhem lá) … experiência de playoffs.

A conferência Este – tão criticada por vezes – conseguiu juntar muito talento jovem, e se o futuro destes jogadores promete, o da conferência seguirá o mesmo rumo. Como diriam os irmãos Coen: este Este não é para velhos. A não ser que – a não ser que LeBron conte, nesse caso é.

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Gustavo Carvalho
Gustavo Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
Gustavo é um sujeito moderadamente eloquente, só que no que toca ao desporto é inevitável mandar um bom bitaite. Jogou futsal federado e uma vez foi expulso porque cortou a bola com a mão em cima da linha de golo. O guarda-redes defendeu o penálti: um motivo para celebrar, não fosse o facto da equipa estar a perder 6-1. Para ele a mística de uma equipa é essencial, daí ser um fervoroso adepto do FC Porto e dos Boston Celtics. Consegue, orgulhosamente, ter conversas bem nerds sobre basquetebol. Tenta dar uns toques no humor, mas sem comprometimentos.                                                                                                                                                 O Gustavo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.

Força da Tática | Vitória SC x Braga

O dérbi minhoto entre Vitória SC e Braga foi uma partida taticamente rica, mas com pouco espaço para conforto na construção.