NBA | A frivolidade dos triplo-duplos

- Advertisement -

Uma das maiores conquistas individuais dentro do jogo do basquetebol é conseguir executar um triplo-duplo. Isto, principalmente quando ele surge de forma natural e singelo. Ora, para quem é leigo no vocabulário do “basquetebolês”, um triplo-duplo é o acumulado por um jogador, durante a partida, de pelo menos dois dígitos em três das cinco categorias estatísticas (pontos, assistências, ressaltos, bloqueios de lançamento ou roubos de bola).

Ora, fazer um triplo-duplo não está ao alcance de todos, porém, paradoxalmente, considero cada vez mais ser algo nos primórdios da banalização. Com isto, ressalvo que não estou de todo a desvalorizar a execução de triplos-duplos por parte dos atletas. A premissa é outra, ao passo que vejo como se tem desenvolvido os marcos históricos associados aos triplos-duplos nos últimos anos. Aliás, parece que todos os meses nos encontramos perante “um novo recorde” associado a este feito individual, seja do jogador mais jovem a fazê-lo ou o primeiro jogador a fazê-lo com 40/50/60 pontos.

Parece que estamos diariamente a ser “engolidos” pelos triplos-duplos. É relativamente a isto que me refiro, ou seja, já é algo no quotidiano da NBA que não parece radiar ninguém, mas antes elucidar de como “mais um bateu o recorde de x”. Para sublinhar isto, temos atualmente Jokic, Russell Westbrook (o “rei” dos triplos duplos), James Harden e LeBron James (todos no ativo) no top 10 da história da NBA com mais triplos duplos de sempre. Estamos na era dos triplos e dos triplos-duplos é caso para se dizer.

Ora, as motivações do artigo vêm exatamente para destacar o feito de LaMelo Ball, que se tornou o mais jovem de sempre a executar um triplo-duplo, com apenas 19 anos e 140 dias (algo que numa época «normal» teria sido batido numa idade ainda mais prematura). Mas ao invés de solenizar um feito de um jogador geracional que vai andar a carreira toda a «cheirar» triplos duplos, decidi, por outro lado selecionar diacronicamente nos últimos anos, os 3(!) jogadores que bateram este recorde conquistado por Ball, de forma quase consecutiva.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo de Portugal: Eis os 26 convocados do Uzbequistão para o Mundial 2026

O Uzbequistão apresentou esta terça-feira os 26 convocados para o Mundial 2026. Será o segundo adversário de Portugal na fase de grupos.

Deniz Gul vai ao Mundial: Eis a lista final de convocados da Turquia

Já é conhecida a lista final da Turquia para o Mundial 2026. Deniz Gul, avançado do FC Porto, está presente na convocatória.

Quem convocou Carlos Queiroz para o Mundial 2026? Eis a lista final da Gana

A Gana de Carlos Queiroz já deu a conhecer a lista final de convocados para o Mundial 2026. Há três jogadores que passaram por Portugal.

Bruno Fernandes com elogios para Michael Carrick: «Trouxe uma energia muito positiva para a equipa»

Bruno Fernandes falou sobre a entrada de Michael Carrick no comando do Manchester United. Médio deixou elogios.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Sporting: Morten Hjulmand deixa Seleção da Dinamarca por lesão

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, foi dispensado esta terça-feira da Seleção da Dinamarca devido a uma lesão.

Bruno Fernandes continua com sonho: «Espero realizá-lo»

Bruno Fernandes continua com o objetivo de conquistar a Premier League. Médio do Manchester United elogia ainda Michael Carrick.

Diretor-desportivo do Hacken aborda interesse do Sporting e admite: «Não posso prometer que o Silas Andersen ficará»

O diretor-desportivo do Hacken, Erik Friberg falou sobre a possibilidade de Silas Andersen rumar ao Sporting no mercado de verão.