NBA | A frivolidade dos triplo-duplos

- Advertisement -

Uma das maiores conquistas individuais dentro do jogo do basquetebol é conseguir executar um triplo-duplo. Isto, principalmente quando ele surge de forma natural e singelo. Ora, para quem é leigo no vocabulário do “basquetebolês”, um triplo-duplo é o acumulado por um jogador, durante a partida, de pelo menos dois dígitos em três das cinco categorias estatísticas (pontos, assistências, ressaltos, bloqueios de lançamento ou roubos de bola).

Ora, fazer um triplo-duplo não está ao alcance de todos, porém, paradoxalmente, considero cada vez mais ser algo nos primórdios da banalização. Com isto, ressalvo que não estou de todo a desvalorizar a execução de triplos-duplos por parte dos atletas. A premissa é outra, ao passo que vejo como se tem desenvolvido os marcos históricos associados aos triplos-duplos nos últimos anos. Aliás, parece que todos os meses nos encontramos perante “um novo recorde” associado a este feito individual, seja do jogador mais jovem a fazê-lo ou o primeiro jogador a fazê-lo com 40/50/60 pontos.

Parece que estamos diariamente a ser “engolidos” pelos triplos-duplos. É relativamente a isto que me refiro, ou seja, já é algo no quotidiano da NBA que não parece radiar ninguém, mas antes elucidar de como “mais um bateu o recorde de x”. Para sublinhar isto, temos atualmente Jokic, Russell Westbrook (o “rei” dos triplos duplos), James Harden e LeBron James (todos no ativo) no top 10 da história da NBA com mais triplos duplos de sempre. Estamos na era dos triplos e dos triplos-duplos é caso para se dizer.

Ora, as motivações do artigo vêm exatamente para destacar o feito de LaMelo Ball, que se tornou o mais jovem de sempre a executar um triplo-duplo, com apenas 19 anos e 140 dias (algo que numa época «normal» teria sido batido numa idade ainda mais prematura). Mas ao invés de solenizar um feito de um jogador geracional que vai andar a carreira toda a «cheirar» triplos duplos, decidi, por outro lado selecionar diacronicamente nos últimos anos, os 3(!) jogadores que bateram este recorde conquistado por Ball, de forma quase consecutiva.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

UFC | Procuram-se estrelas

Com a recente queda dos atletas mais famosos do MMA, e com alguns tendo a sua imagem arranhada, o UFC encontra-se numa crise de marca.

Al Wasl de Rui Vitória perde dérbi e distancia-se do primeiro lugar

O Al Wasl de Rui Vitória perdeu o dérbi frente ao Al Ahli Dubai. A equipa liderada pelo técnico português vê assim o rival a fugir na classificação.

Nicolas Jackson confirmado como reforço do Aston Villa

O Aston Villa anunciou a contratação de Nicolas Jackson. O avançado senegalês vai reencontrar Unai Emery, com quem trabalhou no Villarreal.

Dragões vão ao Fontelo à procura de continuar na senda das vitórias | Académico Viseu x FC Porto 

O FC Porto tem um desafio difícil nesta jornada da Liga. Desloca-se a um Estádio do Fontelo para defrontar o Académico de Viseu.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado ao rubro: Aston Villa fecha novo extremo após falhar contratação de Rafael Leão

O Aston Villa contratou o extremo Ibrahima Mbaye por 55 milhões de euros após falhar a contratação de Rafael Leão.

Bradley Barcola no Liverpool: Eis detalhes do contrato e da transferência

Os detalhes do negócio de Bradley Barcola no Liverpool revelam uma transferência de 125 milhões de euros mais bónus adicionais.

Al Ula de José Peseiro volta a vencer e partilha liderança na Arábia Saudita

O Al Ula de José Peseiro visitou e venceu o Al Anwar por 1-0. O treinador português soma duas vitórias e partilha o primeiro lugar.