📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA | A frivolidade dos triplo-duplos

- Advertisement -

Uma das maiores conquistas individuais dentro do jogo do basquetebol é conseguir executar um triplo-duplo. Isto, principalmente quando ele surge de forma natural e singelo. Ora, para quem é leigo no vocabulário do “basquetebolês”, um triplo-duplo é o acumulado por um jogador, durante a partida, de pelo menos dois dígitos em três das cinco categorias estatísticas (pontos, assistências, ressaltos, bloqueios de lançamento ou roubos de bola).

Ora, fazer um triplo-duplo não está ao alcance de todos, porém, paradoxalmente, considero cada vez mais ser algo nos primórdios da banalização. Com isto, ressalvo que não estou de todo a desvalorizar a execução de triplos-duplos por parte dos atletas. A premissa é outra, ao passo que vejo como se tem desenvolvido os marcos históricos associados aos triplos-duplos nos últimos anos. Aliás, parece que todos os meses nos encontramos perante “um novo recorde” associado a este feito individual, seja do jogador mais jovem a fazê-lo ou o primeiro jogador a fazê-lo com 40/50/60 pontos.

Parece que estamos diariamente a ser “engolidos” pelos triplos-duplos. É relativamente a isto que me refiro, ou seja, já é algo no quotidiano da NBA que não parece radiar ninguém, mas antes elucidar de como “mais um bateu o recorde de x”. Para sublinhar isto, temos atualmente Jokic, Russell Westbrook (o “rei” dos triplos duplos), James Harden e LeBron James (todos no ativo) no top 10 da história da NBA com mais triplos duplos de sempre. Estamos na era dos triplos e dos triplos-duplos é caso para se dizer.

Ora, as motivações do artigo vêm exatamente para destacar o feito de LaMelo Ball, que se tornou o mais jovem de sempre a executar um triplo-duplo, com apenas 19 anos e 140 dias (algo que numa época «normal» teria sido batido numa idade ainda mais prematura). Mas ao invés de solenizar um feito de um jogador geracional que vai andar a carreira toda a «cheirar» triplos duplos, decidi, por outro lado selecionar diacronicamente nos últimos anos, os 3(!) jogadores que bateram este recorde conquistado por Ball, de forma quase consecutiva.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.