NBA | A frivolidade dos triplo-duplos

- Advertisement -

Uma das maiores conquistas individuais dentro do jogo do basquetebol é conseguir executar um triplo-duplo. Isto, principalmente quando ele surge de forma natural e singelo. Ora, para quem é leigo no vocabulário do “basquetebolês”, um triplo-duplo é o acumulado por um jogador, durante a partida, de pelo menos dois dígitos em três das cinco categorias estatísticas (pontos, assistências, ressaltos, bloqueios de lançamento ou roubos de bola).

Ora, fazer um triplo-duplo não está ao alcance de todos, porém, paradoxalmente, considero cada vez mais ser algo nos primórdios da banalização. Com isto, ressalvo que não estou de todo a desvalorizar a execução de triplos-duplos por parte dos atletas. A premissa é outra, ao passo que vejo como se tem desenvolvido os marcos históricos associados aos triplos-duplos nos últimos anos. Aliás, parece que todos os meses nos encontramos perante “um novo recorde” associado a este feito individual, seja do jogador mais jovem a fazê-lo ou o primeiro jogador a fazê-lo com 40/50/60 pontos.

Parece que estamos diariamente a ser “engolidos” pelos triplos-duplos. É relativamente a isto que me refiro, ou seja, já é algo no quotidiano da NBA que não parece radiar ninguém, mas antes elucidar de como “mais um bateu o recorde de x”. Para sublinhar isto, temos atualmente Jokic, Russell Westbrook (o “rei” dos triplos duplos), James Harden e LeBron James (todos no ativo) no top 10 da história da NBA com mais triplos duplos de sempre. Estamos na era dos triplos e dos triplos-duplos é caso para se dizer.

Ora, as motivações do artigo vêm exatamente para destacar o feito de LaMelo Ball, que se tornou o mais jovem de sempre a executar um triplo-duplo, com apenas 19 anos e 140 dias (algo que numa época «normal» teria sido batido numa idade ainda mais prematura). Mas ao invés de solenizar um feito de um jogador geracional que vai andar a carreira toda a «cheirar» triplos duplos, decidi, por outro lado selecionar diacronicamente nos últimos anos, os 3(!) jogadores que bateram este recorde conquistado por Ball, de forma quase consecutiva.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona: Hansi Flick rejeita Famalicão e considera que jogador não tem a qualidade necessária

Hansi Flick rejeitou a possibilidade do Barcelona avançar para a contratação de Yassir Zabiri, avançado do Racing Santander.

Jorge Mendes já aterrou em Barcelona e pode ‘fazer tremer’ o próximo mercado de transferências

Jorge Mendes chegou durante a tarde desta segunda-feira a Barcelona e pode existir uma reunião com a estrutura blaugrana.

Vítor Campelos abandona o Celje

Vítor Campelos deixou de ser o treinador do Celje. O treinador português não estava de acordo com a direção em alguns pontos.

Manchester United quer defesa do Barcelona: oferta do PSG já foi rejeitada

Eric García pode ser o próximo jogador a deixar o Barcelona. O Manchester United está interessado no defesa espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Aston Villa e Liverpool estudam contratação de antiga promessa do Benfica e possível transferência pode ultrapassar os 30 milhões de euros

O Aston Villa e o Liverpool estão a analisar a evolução de Cher Ndour, médio ofensivo que representa a Fiorentina.

Ainda te lembras de Simon Banza? Avançado perto de trocar de clube e pode render 6 milhões de euros

Simon Banza deve deixar nas próximas horas o Al Jazira. O ponta de lança pode ser confirmado em breve no PAOK.

A ganhar embalo para uma época de recordes? Ex-Benfica já leva 4 quatro golos esta temporada

Gustavo Varela trocou o Benfica pelo Monza no mercado de transferências de verão e já leva quatro partidas esta temporada.