📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA | A frivolidade dos triplo-duplos

- Advertisement -

Uma das maiores conquistas individuais dentro do jogo do basquetebol é conseguir executar um triplo-duplo. Isto, principalmente quando ele surge de forma natural e singelo. Ora, para quem é leigo no vocabulário do “basquetebolês”, um triplo-duplo é o acumulado por um jogador, durante a partida, de pelo menos dois dígitos em três das cinco categorias estatísticas (pontos, assistências, ressaltos, bloqueios de lançamento ou roubos de bola).

Ora, fazer um triplo-duplo não está ao alcance de todos, porém, paradoxalmente, considero cada vez mais ser algo nos primórdios da banalização. Com isto, ressalvo que não estou de todo a desvalorizar a execução de triplos-duplos por parte dos atletas. A premissa é outra, ao passo que vejo como se tem desenvolvido os marcos históricos associados aos triplos-duplos nos últimos anos. Aliás, parece que todos os meses nos encontramos perante “um novo recorde” associado a este feito individual, seja do jogador mais jovem a fazê-lo ou o primeiro jogador a fazê-lo com 40/50/60 pontos.

Parece que estamos diariamente a ser “engolidos” pelos triplos-duplos. É relativamente a isto que me refiro, ou seja, já é algo no quotidiano da NBA que não parece radiar ninguém, mas antes elucidar de como “mais um bateu o recorde de x”. Para sublinhar isto, temos atualmente Jokic, Russell Westbrook (o “rei” dos triplos duplos), James Harden e LeBron James (todos no ativo) no top 10 da história da NBA com mais triplos duplos de sempre. Estamos na era dos triplos e dos triplos-duplos é caso para se dizer.

Ora, as motivações do artigo vêm exatamente para destacar o feito de LaMelo Ball, que se tornou o mais jovem de sempre a executar um triplo-duplo, com apenas 19 anos e 140 dias (algo que numa época «normal» teria sido batido numa idade ainda mais prematura). Mas ao invés de solenizar um feito de um jogador geracional que vai andar a carreira toda a «cheirar» triplos duplos, decidi, por outro lado selecionar diacronicamente nos últimos anos, os 3(!) jogadores que bateram este recorde conquistado por Ball, de forma quase consecutiva.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.