📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA | Se não fossem essas lesões, Kristaps Porzingis…

- Advertisement -

Kristaps Porzingis. Letónia. Outrora o prodígio dos New York Knicks, agora é o parceiro da estrela dos Dallas Mavericks e da NBA, Luka Doncic.

Porzingis foi o quarto jogador da classe de 2015 que subiu ao palco: “With the fourth pick in the 2015 Draft, The New York Knicks select Kristaps Porzingis”. Foram os primeiros passos do basquetebolista mais alto de sempre, da Letónia e do Balcãs, na NBA. Depois de mais uma época para esquecer, os fãs dos Knicks estavam entusiasmados!

Apesar do entusiasmo dos fãs, houve várias reações em relação à quarta escolha do Draft. A estrela dos Knicks Carmelo Anthony, afirmou que estava com pena do jogador da Letónia pois “está com muita pressão e ainda nem sequer jogou um minuto na NBA”. Por outro lado, o comentador de NBA da ESPN Stephen A. Smith, estava indignado e referiu que saiu das férias para reclamar das escolhas feitas pelo presidente dos Knicks na altura, Phill Jackson. O Stephen A. Smith estava bem enganado em relação a Porzingis.

Na época anterior à chegada de Porzingis, os Knicks tiveram a pior época da história da equipa: 17 vitórias e 65 derrotas em 82 jogos, um péssimo registo para a equipa de New York. Porém, com o jogador da Letónia, os Knicks conseguiram 32 vitórias, mais 15 do que na época anterior.

Apesar de ser de primeiro ano, o jogador com mais de 2 metros demonstrou bons números: jogou 72 jogos e teve, por jogo, 14.3 pontos, 7.3 ressaltos, 1.3 assistências e 1.9 bloqueios. Números que valeram o segundo lugar no prémio ROY (Rookie of the Year), atrás de Karl Anthony-Towns, dos Timberwolves, e um lugar na NBA All-Rookie First Team, fazendo parte dos cinco melhores jogadores novatos.

Ora, na época seguinte, os Knicks tiveram menos uma vitória (31 vitórias) e não alcançaram os playoffs, novamente. Foi a última época de Carmelo Anthony nos Knicks. Estava na hora de Porzingis ser a estrela da equipa.

O começo da época 2017/18 foi formidável para Porzingis e conseguiu uma proeza: o jogador com mais pontos nos primeiros dez jogos da época – 300 pontos, uma média de 30 pontos por jogo. E não é que foi convocado para o NBA All-Star 2018? Estava tudo a correr às mil maravilhas para Kristaps, até ao dia 6 de fevereiro de 2018, num jogo contra os Milwaukee Bucks, no qual Porzingis teve uma rotura de ligamentos do joelho esquerdo. Não estava em condições para jogar no All-Star de 2018 e foi substituído por Kemba Walker.

A notícia da lesão foi devastadora para todos os fãs dos Knicks. O comentador Stephen A. Smith, que já se tornara fã do balcã, também se mostrou irritado com a lesão de Porzingis, uma vez que os Knicks estavam a ter a melhor época desde a sua entrada.

Ele não jogou qualquer jogo na época seguinte para ter uma melhor recuperação. Porém, no decorrer da época e, após uma reunião com o jogador, a direção percebeu que o jogador queria sair e trocou-o para os Dallas Mavericks, num negócio que envolveu vários jogadores. Apesar de não ter jogado por mais de um ano, Porzingis assinou um contrato máximo de 5 anos com os Dallas, no caso dele – 158 milhões de dólares.

Os Mavericks iam começar a época sem o maior nome da história da franchise, que se retirou na época anterior: Dirk Nowitzki. Porém, estes estavam bem servidos com a figura da equipa: Luka Doncic, o Rookie of the Year da época anterior.

A dupla Doncic-Pornzigis foi espetacular para o jovem eslovénio: terminou a época quase a arrecadar um triplo-duplo por jogo, tanto fez parte do NBA All-Star Game e da All-NBA First Team, e foi considerado o quarto melhor jogador da época regular. Para além da presença de outros bons jogadores, Kristaps teve uma ótima influência na equipa.

Os Mavericks alcançaram os PlayOffs e perderam para os LA Clippers, na primeira ronda da Conferência Oeste. Kristaps apenas jogou três dos seis jogos devido a uma lesão no menisco lateral, tendo sido operado ao joelho direito.

Será que Porzingis ainda vai a tempo de singrar na NBA, ou as lesões estão a levar a melhor sobre o jogador de 2,21 metros da Letónia?

Foto de capa: Dallas Mavericks

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.