NBA | Se não fossem essas lesões, Kristaps Porzingis…

- Advertisement -

Kristaps Porzingis. Letónia. Outrora o prodígio dos New York Knicks, agora é o parceiro da estrela dos Dallas Mavericks e da NBA, Luka Doncic.

Porzingis foi o quarto jogador da classe de 2015 que subiu ao palco: “With the fourth pick in the 2015 Draft, The New York Knicks select Kristaps Porzingis”. Foram os primeiros passos do basquetebolista mais alto de sempre, da Letónia e do Balcãs, na NBA. Depois de mais uma época para esquecer, os fãs dos Knicks estavam entusiasmados!

Apesar do entusiasmo dos fãs, houve várias reações em relação à quarta escolha do Draft. A estrela dos Knicks Carmelo Anthony, afirmou que estava com pena do jogador da Letónia pois “está com muita pressão e ainda nem sequer jogou um minuto na NBA”. Por outro lado, o comentador de NBA da ESPN Stephen A. Smith, estava indignado e referiu que saiu das férias para reclamar das escolhas feitas pelo presidente dos Knicks na altura, Phill Jackson. O Stephen A. Smith estava bem enganado em relação a Porzingis.

Na época anterior à chegada de Porzingis, os Knicks tiveram a pior época da história da equipa: 17 vitórias e 65 derrotas em 82 jogos, um péssimo registo para a equipa de New York. Porém, com o jogador da Letónia, os Knicks conseguiram 32 vitórias, mais 15 do que na época anterior.

Apesar de ser de primeiro ano, o jogador com mais de 2 metros demonstrou bons números: jogou 72 jogos e teve, por jogo, 14.3 pontos, 7.3 ressaltos, 1.3 assistências e 1.9 bloqueios. Números que valeram o segundo lugar no prémio ROY (Rookie of the Year), atrás de Karl Anthony-Towns, dos Timberwolves, e um lugar na NBA All-Rookie First Team, fazendo parte dos cinco melhores jogadores novatos.

Ora, na época seguinte, os Knicks tiveram menos uma vitória (31 vitórias) e não alcançaram os playoffs, novamente. Foi a última época de Carmelo Anthony nos Knicks. Estava na hora de Porzingis ser a estrela da equipa.

O começo da época 2017/18 foi formidável para Porzingis e conseguiu uma proeza: o jogador com mais pontos nos primeiros dez jogos da época – 300 pontos, uma média de 30 pontos por jogo. E não é que foi convocado para o NBA All-Star 2018? Estava tudo a correr às mil maravilhas para Kristaps, até ao dia 6 de fevereiro de 2018, num jogo contra os Milwaukee Bucks, no qual Porzingis teve uma rotura de ligamentos do joelho esquerdo. Não estava em condições para jogar no All-Star de 2018 e foi substituído por Kemba Walker.

A notícia da lesão foi devastadora para todos os fãs dos Knicks. O comentador Stephen A. Smith, que já se tornara fã do balcã, também se mostrou irritado com a lesão de Porzingis, uma vez que os Knicks estavam a ter a melhor época desde a sua entrada.

Ele não jogou qualquer jogo na época seguinte para ter uma melhor recuperação. Porém, no decorrer da época e, após uma reunião com o jogador, a direção percebeu que o jogador queria sair e trocou-o para os Dallas Mavericks, num negócio que envolveu vários jogadores. Apesar de não ter jogado por mais de um ano, Porzingis assinou um contrato máximo de 5 anos com os Dallas, no caso dele – 158 milhões de dólares.

Os Mavericks iam começar a época sem o maior nome da história da franchise, que se retirou na época anterior: Dirk Nowitzki. Porém, estes estavam bem servidos com a figura da equipa: Luka Doncic, o Rookie of the Year da época anterior.

A dupla Doncic-Pornzigis foi espetacular para o jovem eslovénio: terminou a época quase a arrecadar um triplo-duplo por jogo, tanto fez parte do NBA All-Star Game e da All-NBA First Team, e foi considerado o quarto melhor jogador da época regular. Para além da presença de outros bons jogadores, Kristaps teve uma ótima influência na equipa.

Os Mavericks alcançaram os PlayOffs e perderam para os LA Clippers, na primeira ronda da Conferência Oeste. Kristaps apenas jogou três dos seis jogos devido a uma lesão no menisco lateral, tendo sido operado ao joelho direito.

Será que Porzingis ainda vai a tempo de singrar na NBA, ou as lesões estão a levar a melhor sobre o jogador de 2,21 metros da Letónia?

Foto de capa: Dallas Mavericks

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.

Tiago Martins foi escolhido como melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Tiago Martins como o melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga.

Arjen van der Heide confirmado como reforço do CD Tondela

O CD Tondela anunciou a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês de 24 anos assinou contrato até junho de 2029.

Vitória SC empresta Vando Félix ao Vojvodina até ao final da temporada

Vando Félix já não faz parte do plantel do Vitória SC. O avançado de 23 anos foi emprestado ao Vojvodina até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras na antevisão ao Benfica x Real Madrid: «Estou no melhor clube do Mundo e joguei no maior de Portugal»

Álvaro Carreras esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao embate entre o Benfica e o Real Madrid, na Champions League.

Sporting CP destaca-se em chuva de recordes em Pombal | Atletismo

O Expocentro de Pombal recebeu este domingo, dia 25 de janeiro, uma edição histórica do Meeting Professor Mário Moniz Pereira.

Os registos de Rui Silva contra o Athletic

Rui Silva passou vários anos ao serviço de equipas espanholas e enfrentou em várias ocasiões o Athletic, emblema de Bilbao.