Neemias Queta: Finalmente, um português na NBA!

- Advertisement -

Após um NBA Draft totalmente virtual, em 2020, a cerimónia voltou ao Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets. Apesar de a maior parte dos olhares estarem fixados nas escolhas mais altas, como Cade Cunningham, Jalen Green ou Evan Mobley, os portugueses tinham um outro motivo para seguir o certame: Neemias Queta.

Queta, natural do Vale da Amoreira, podia tornar-se o primeiro atleta lusitano a entrar na NBA. Depois do feito de Ticha Penicheiro, ao ser a primeira portuguesa escolhida no Draft da WNBA, de 1998, o Basquetebol português ganhou mais motivos para sorrir.

A espera foi longa. Demorou algumas horas para ouvir o seu nome a ser chamado, mas, depois de tanto sacrifício, era só mais um degrau rumo ao sonho. Queta começou a jogar basquetebol no clube local, o FC Barreirense, até dar o salto para o SL Benfica. No entanto, nem uma época depois, esperava-o, do outro lado do Atlântico, uma bolsa de estudo na Utah State University.

Nos Aggies, foram três anos ao mais alto nível na NCAA, o campeonato universitário norte americano e a forma mais convencional de entrar na NBA. Na cidade de Logan, Neemias aprendeu e melhorou a olhos vistos. Até os scouts se aperceberem do talento que ali estava presente, foi um ápice.

Na carreira universitária, teve médias de 13.2 pontos, nove ressaltos e duas assistências por partida. A nível coletivo, colecionou dois títulos da conferência Mountain West, onde Utah State está inserida. Devido às grandes performances individuais, adicionou à prateleira dois prémios individuais de melhor defesa, assim como presenças no melhor cinco inicial da conferência.

With the 39th pick in the 2021 NBA Draft, the Sacramento Kings select, Neemias Queta, from Portugal and Utah State University”. Mark Tatum, sub-comissário da NBA, disse as palavras que todos queríamos ouvir.

Agora, espera-o uma aventura na costa Oeste e na cidade de Sacramento, onde Ticha Penicheiro também começou a carreira profissional. O mais importante já está, temos o primeiro jogador de Basquetebol português na NBA! Agora, voa, Neemias!

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gent vence final do playoff e garante presença nas competições europeias

O Gent garantiu este domingo a qualificação para as competições europeias ao vencer o Genk por 5-4 nos penáltis.

Robert Lewandowski fala sobre Torreense na Europa League: «É espetacular para eles»

Robert Lewandowski protagonizou um momento descontraído durante o estágio da seleção da Polónia ao perguntar sobre o Torreense.

Dodi Lukebakio brinca com onda de calor na Bélgica: «Não há ar aqui»

Dodi Lukebakio mostrou-se surpreendido com as altas temperaturas registadas na Bélgica e deixou um desabafo bem-humorado.

Força da Tática | PSG x Arsenal

Paris Saint-Germain e Arsenal defrontaram-se, este sábado, na tão aguardada final da Champions League. Os franceses, campeões em título, procuravam revalidar a sua conquista, enquanto que os ingleses procuravam uma glória nunca antes atingida.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Itália: Festa italiana em Mugello com triunfo de Marco Bezzecchi na corrida

Marco Bezzecchi assegurou o primeiro lugar com Jorge Martín a ocupar o segundo, seguido de Francesco Bagnaia que ficou em terceiro lugar.

Mundial 2026 à porta: Cristiano Ronaldo já está por Portugal e deixa mensagem nas redes sociais

Cristiano Ronaldo já está por Portugal e deixa mensagem nas redes sociais. «Feliz por voltar a casa com a família», pode ler-se.

Declan Rice após final perdida da Champions League: «No próximo ano vamos voltar por mais»

Declan Rice já olha para a próxima época. Palavras durante os festejos do título da Premier League, um dia depois da final da Champions League.