Neemias Queta: Finalmente, um português na NBA!

- Advertisement -

Após um NBA Draft totalmente virtual, em 2020, a cerimónia voltou ao Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets. Apesar de a maior parte dos olhares estarem fixados nas escolhas mais altas, como Cade Cunningham, Jalen Green ou Evan Mobley, os portugueses tinham um outro motivo para seguir o certame: Neemias Queta.

Queta, natural do Vale da Amoreira, podia tornar-se o primeiro atleta lusitano a entrar na NBA. Depois do feito de Ticha Penicheiro, ao ser a primeira portuguesa escolhida no Draft da WNBA, de 1998, o Basquetebol português ganhou mais motivos para sorrir.

A espera foi longa. Demorou algumas horas para ouvir o seu nome a ser chamado, mas, depois de tanto sacrifício, era só mais um degrau rumo ao sonho. Queta começou a jogar basquetebol no clube local, o FC Barreirense, até dar o salto para o SL Benfica. No entanto, nem uma época depois, esperava-o, do outro lado do Atlântico, uma bolsa de estudo na Utah State University.

Nos Aggies, foram três anos ao mais alto nível na NCAA, o campeonato universitário norte americano e a forma mais convencional de entrar na NBA. Na cidade de Logan, Neemias aprendeu e melhorou a olhos vistos. Até os scouts se aperceberem do talento que ali estava presente, foi um ápice.

Na carreira universitária, teve médias de 13.2 pontos, nove ressaltos e duas assistências por partida. A nível coletivo, colecionou dois títulos da conferência Mountain West, onde Utah State está inserida. Devido às grandes performances individuais, adicionou à prateleira dois prémios individuais de melhor defesa, assim como presenças no melhor cinco inicial da conferência.

With the 39th pick in the 2021 NBA Draft, the Sacramento Kings select, Neemias Queta, from Portugal and Utah State University”. Mark Tatum, sub-comissário da NBA, disse as palavras que todos queríamos ouvir.

Agora, espera-o uma aventura na costa Oeste e na cidade de Sacramento, onde Ticha Penicheiro também começou a carreira profissional. O mais importante já está, temos o primeiro jogador de Basquetebol português na NBA! Agora, voa, Neemias!

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Julián Álvarez em ‘crise’ no Atlético Madrid: avançado tem sido criticado

Julián Álvarez tem sido criticado pelo seu momento de forma no Atlético Madrid. O jogador já não marca desde o dia 9 de dezembro.

Seko Fofana comenta estreia no Clássico: «Podia ter sido perfeito… mas foi especial na mesma»

Seko Fofana reagiu ao empate da passada segunda-feira diante do Sporting, após marcar na estreia oficial pelo FC Porto.

Manchester City já trabalha em 2026/27 e pondera oferecer 115 milhões de euros por médio

O Manchester City está disposto a chegar aos 115 milhões de euros por Elliot Anderson, médio que pertence ao Nottingham Forest.