📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Neemias Queta: Finalmente, um português na NBA!

- Advertisement -

Após um NBA Draft totalmente virtual, em 2020, a cerimónia voltou ao Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets. Apesar de a maior parte dos olhares estarem fixados nas escolhas mais altas, como Cade Cunningham, Jalen Green ou Evan Mobley, os portugueses tinham um outro motivo para seguir o certame: Neemias Queta.

Queta, natural do Vale da Amoreira, podia tornar-se o primeiro atleta lusitano a entrar na NBA. Depois do feito de Ticha Penicheiro, ao ser a primeira portuguesa escolhida no Draft da WNBA, de 1998, o Basquetebol português ganhou mais motivos para sorrir.

A espera foi longa. Demorou algumas horas para ouvir o seu nome a ser chamado, mas, depois de tanto sacrifício, era só mais um degrau rumo ao sonho. Queta começou a jogar basquetebol no clube local, o FC Barreirense, até dar o salto para o SL Benfica. No entanto, nem uma época depois, esperava-o, do outro lado do Atlântico, uma bolsa de estudo na Utah State University.

Nos Aggies, foram três anos ao mais alto nível na NCAA, o campeonato universitário norte americano e a forma mais convencional de entrar na NBA. Na cidade de Logan, Neemias aprendeu e melhorou a olhos vistos. Até os scouts se aperceberem do talento que ali estava presente, foi um ápice.

Na carreira universitária, teve médias de 13.2 pontos, nove ressaltos e duas assistências por partida. A nível coletivo, colecionou dois títulos da conferência Mountain West, onde Utah State está inserida. Devido às grandes performances individuais, adicionou à prateleira dois prémios individuais de melhor defesa, assim como presenças no melhor cinco inicial da conferência.

With the 39th pick in the 2021 NBA Draft, the Sacramento Kings select, Neemias Queta, from Portugal and Utah State University”. Mark Tatum, sub-comissário da NBA, disse as palavras que todos queríamos ouvir.

Agora, espera-o uma aventura na costa Oeste e na cidade de Sacramento, onde Ticha Penicheiro também começou a carreira profissional. O mais importante já está, temos o primeiro jogador de Basquetebol português na NBA! Agora, voa, Neemias!

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.