Neemias Queta: Finalmente, um português na NBA!

- Advertisement -

Após um NBA Draft totalmente virtual, em 2020, a cerimónia voltou ao Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets. Apesar de a maior parte dos olhares estarem fixados nas escolhas mais altas, como Cade Cunningham, Jalen Green ou Evan Mobley, os portugueses tinham um outro motivo para seguir o certame: Neemias Queta.

Queta, natural do Vale da Amoreira, podia tornar-se o primeiro atleta lusitano a entrar na NBA. Depois do feito de Ticha Penicheiro, ao ser a primeira portuguesa escolhida no Draft da WNBA, de 1998, o Basquetebol português ganhou mais motivos para sorrir.

A espera foi longa. Demorou algumas horas para ouvir o seu nome a ser chamado, mas, depois de tanto sacrifício, era só mais um degrau rumo ao sonho. Queta começou a jogar basquetebol no clube local, o FC Barreirense, até dar o salto para o SL Benfica. No entanto, nem uma época depois, esperava-o, do outro lado do Atlântico, uma bolsa de estudo na Utah State University.

Nos Aggies, foram três anos ao mais alto nível na NCAA, o campeonato universitário norte americano e a forma mais convencional de entrar na NBA. Na cidade de Logan, Neemias aprendeu e melhorou a olhos vistos. Até os scouts se aperceberem do talento que ali estava presente, foi um ápice.

Na carreira universitária, teve médias de 13.2 pontos, nove ressaltos e duas assistências por partida. A nível coletivo, colecionou dois títulos da conferência Mountain West, onde Utah State está inserida. Devido às grandes performances individuais, adicionou à prateleira dois prémios individuais de melhor defesa, assim como presenças no melhor cinco inicial da conferência.

With the 39th pick in the 2021 NBA Draft, the Sacramento Kings select, Neemias Queta, from Portugal and Utah State University”. Mark Tatum, sub-comissário da NBA, disse as palavras que todos queríamos ouvir.

Agora, espera-o uma aventura na costa Oeste e na cidade de Sacramento, onde Ticha Penicheiro também começou a carreira profissional. O mais importante já está, temos o primeiro jogador de Basquetebol português na NBA! Agora, voa, Neemias!

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

México: Toluca de Paulinho continua série de vitórias com triunfo na casa do Puebla

O Toluca venceu fora de casa o Puebla por 1-0 na sétima jornada da Liga do México. Paulinho foi titular e saiu aos 90 minutos.

Mikel Arteta rendido a jovem do Arsenal: «Temos de proteger jogadores como ele»

Max Dowman bisou na vitória do Arsenal para a Taça da Liga Inglesa e Mikel Arteta, treinador dos Gunners, não ficou indiferente.

A Maldição do Manchester United

Há clubes que perdem jogos, mas o Manchester United parece ter-se especializado em perder a própria identidade neste arranque de época.

José Mourinho sobre reforço do Real Madrid: «Está a evoluir rapidamente»

José Mourinho elogiou Yan Diomande, reforço do mercado de verão. Palavras após a vitória do Real Madrid na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda vai renovar com o Sporting e já há detalhes

Iván Fresneda vai renovar com o Sporting até 2031. Lateral espanhol terá um aumento salarial, enquanto cláusula de rescisão mantém-se.

Martín Anselmi após derrota com o Real Madrid de José Mourinho: «Vem-me mais a palavra ‘orgulho’ do que outra coisa»

O Real Madrid de José Mourinho venceu fora de casa o Elche por 3-2 na La Liga. Fica com a reação de Martín Anselmi.

Dia de AC Milan x Benfica: eis os onzes prováveis do jogo referente à Europa League

O Benfica está em Milão para enfrentar o AC Milan na primeira jornada da Europa League. Vê os onzes prováveis.