Os rapazes da montanha e o rapaz-montanha

- Advertisement -

Não são a equipa-surpresa da temporada porque os indícios de temporadas anteriores começavam a indicar algo assim, mas não andam longe. Os Denver Nuggets são segundos na Conferência Oeste, apenas atrás dos Warriors que recuperaram agora Cousins e não parecem dispostos a cair nos próximos tempos.

Todo o jogo da equipa dos Nuggets anda à volta de um sérvio. Grande, não parece em muito boa forma e pouco atlético, Nikola Jokic seria o protótipo do jovem europeu escolhido no fim do draft que passaria uma época na NBA e regressaria à Europa, sem que ninguém soubesse escrever o seu nome. Isto, claro, se Jokic não tivesse uma técnica e entendimento do jogo acima da média. A defesa de Nikola deixa muito a desejar e é, constantemente, o alvo dos adversários. Mas facilmente os Nuggets veem isso compensado do outro lado do campo. Qualquer ataque tem de passar pelas mãos de Jokic, tudo o que Denver faz no ataque deriva de algo que o Joker fez.

Capacitado com a bola nas mãos e uma ameaça em todos os momentos ofensivos, Jokic oferece aos Nuggets uma das jogadas mais difíceis de parar na NBA. O bloqueio direto, em que o poste é quem tem a bola e o base é quem bloqueia, é tão anormal como bem sucedida. Seja Jamal Murray ou Garry Harris a dar o bloqueio, vão aparecer sempre sozinhos após darem o bloqueio, dada a atenção que Nikola traz para si. E, se toda a gente se fecha ali naqueles dois, haverá sempre alguém no canto contrário à espera da bola. E, acreditem, Jokic vai encontrá-lo.

Jokic é a peça que faz toda a equipa mexer
Fonte: Denver Nuggets

Mas mesmo com todo o sucesso nesta temporada, há muito espaço para melhorar. Isaiah Thomas e Michael Porter Jr. ainda nem jogaram pelos Nuggets e, se no caso dos bases os Nuggets até estão bem entregues, um extremo possante como Porter Jr. tem feito falta à equipa em vários jogos e será uma peça fundamental quando finalmente se estrear. Ele que acabou por cair várias posições no draft devido a uma lesão e deve mesmo ficar de fora toda a temporada. Mesmo sendo visto como um dos grandes talentos do draft de 2018, um dos melhores dos últimos anos.

Os Nuggets deverão ser ainda curtos para chatear os Warriors (e mesmo uns Rockets saudáveis). Porém, para uma equipa que falhou os playoffs no ano passado e que é constituída por jogadores escolhidos, maioritariamente, tarde no draft, esta época tem sido mais do que poderiam pedir e um atestado de ultra-competência do treinador Mike Malone e de todo o front office.

Foto de Capa: Denver Nuggets

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição recebe o prémio de Golo do Ano da Serie A

Francisco Conceição venceu o prémio de Golo do Ano da Serie A 2025/26, graças ao remate apontado frente à Roma, no Estádio Olímpico.

Al Ittihad anuncia chegada de Richard Ríos por empréstimo do Benfica

O Al Ittihad já oficializou a chegada de Richard Ríos. Médio deixa Benfica por empréstimo sem opção de compra.

Benfica tem acordo para a saída de jovem médio para a Turquia

O Benfica e o Bodrumspor chegaram a acordo para a transferência de Tomás Cruz. Médio representou equipa B na última época.

FC Porto revela todos os valores e detalhes de intermediação da contratação de Gabriel Mec

Gabriel Mec é reforço do FC Porto. O avançado brasileiro chega do Grémio e assina por cinco anos numa transferência de 11 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Claudio Echeverri fica com número de Otamendi e já fala como jogador do Benfica com elogios a 2 ídolos: «Oxalá consiga fazer um pouco...

Claudio Echeverri já foi oficializado como reforço do Benfica. O avançado fica com o número 30 e a falou aos meios de comunicação encarnados.

José Mourinho nos nomeados para melhor treinador do mês de agosto na La Liga

José Mourinho está nomeado para melhor treinador de agosto na La Liga. Técnico do Real Madrid disputa galardão com Hansi Flick e Quique Flores.

Champions League Feminina: Tatiana Pinto marca no apuramento da Juventus e Real Madrid de Andreia Jacinto também segue em frente

A portuguesa Tatiana Pinto marcou no apuramento da Juventus, numa ronda da Champions que também sorriu ao Real Madrid de Andreia Jacinto.