📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pascal Siakam: O camaronês que não para de surpreender

- Advertisement -

A NBA parecia formatada para os cidadãos americanos, mas na última década a tendência mudou. Cada vez mais, chegam ao país do Tio Sam jovens com o sonho de serem bem-sucedidos com a borracha laranja e preta entre as mãos. Pascal Siakam é um dos exemplos, mas engane-se quem acha que a carreira do poste foi sempre positiva e num crescendo contínuo.

Nascido nos Camarões, é o mais novo de três irmãos que praticavam basquetebol. Todos conseguiram bolsas em conhecidas universidades nos Estados Unidos da América, mas Pascal era o que menos parecia querer saber do desporto. Tudo mudou no dia em que pisou um campo de treinos de Luc Mbah a Moute. Depressa, a diversão passou a algo sério.

Na África do Sul encontrou o trampolim necessário para voos mais altos. A aterragem foi turbulenta e o sonho americano não foi como o que é mostrado nos filmes, era preciso saber lidar com novos ideais e táticas. Descreviam o camaronês como magro para os 2,06 metros que apresentava e o primeiro passo foi a adaptação aos adversários mais fortes fisicamente. Seguiu-se a Universidade do Novo México e uma lesão, que adiou o sonho de ser profissional.

O joelho melhorou e o jovem não desiludiu quem tanto acreditava nele. Os Toronto Raptors não ficaram indiferentes ao seu talento e escolheram-no na 27.ª escolha do Draft de 2016. Nos primeiros anos como profissional cresceu na G-League pela equipa secundária e foi sombra do cinco inicial de Dwayne Casey. O trabalho começou a ser visto globalmente e já muitas pessoas conheciam o potencial do camaronês.

A chegada de Nick Nurse marcou a passagem para as luzes da ribalta, e “Spicy P” passou de quase desconhecido a uma estrela da NBA. A época de 2018/2019 não podia ser roteiro de realizador de cinema, pois tudo correu de forma perfeita. Com uma média de 26 pontos e cinco ressaltos por jogo, foi uma das forças que em conjunto com Kawhi Leonard trouxe a inédita taça de campeão para os dinossauros do Canadá.

O prémio de Most Improved Player (jogador que mais evoluiu de uma época para outra) da liga foi o resultado de uma caminhada longa e sinuosa, de um atleta que nem sempre foi o maior apreciador do basquetebol, mas sabia que tinha capacidade para singrar. Esta época, Pascal Siakam continua a surpreender, e o nome do camaronês já ecoa nos ouvidos de todos os aficionados da melhor liga de basquetebol do mundo.

De desconhecido a ganhar o espaço do plantel, de não gostar de jogar basquetebol a campeão da NBA, de jogador que mais evoluiu a All Star. A carreira de Pascal Siakam é uma das melhores histórias de superação e vai demonstrando ao planeta que mesmo na maior adversidade não desistiu e todos os dias vamos vendo a prova disso mesmo.

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas na Gala Dragões de Ouro: «Hoje celebramos muito da nossa história»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, já falou na Gala Dragões de Ouro. Eis o que disse o líder dos azuis e brancos.

Vizela empata com Feirense na Segunda Liga: eis os resultados do dia

O Vizela recebeu e empatou 1-1 com o Feirense na jornada 12 da Segunda Liga. Leandro Antunes e Ítalo fizeram os golos do jogo.

Leonardo Jardim não acredita em Portugal favorito a ganhar o Mundial 2026 mas diz: «Essa ambição ninguém nos pode tirar»

Leonardo Jardim falou sobre as expetativas de Portugal no Mundial 2026. Eis o que disse o técnico português do Cruzeiro.

Seguro: Casa Pia confia totalmente em Gonçalo Brandão

Gonçalo Brandão está seguro no Casa Pia. Direção dos Gansos têm total confiança no treinador que substituiu João Pereira.

PUB

Mais Artigos Populares

Dois jogos idênticos? Fenerbahçe e João Pereira salvam-se da derrota já nos descontos

O Fenerbahçe recebeu e empatou 1-1 com o Galatasaray na Liga da Turquia. Aconteceu algo semelhante a João Pereira no Alanyaspor.

Enzo Fernández revela conversa com Rui Costa antes de deixar Benfica: «Se eu não tivesse falado com ele, penso que o negócio não teria...

Enzo Fernández recordou a transferência do Benfica para o Chelsea. Médio argentino contou conversa com o presidente Rui Costa.

A astúcia do Estoril Praia e as dificuldades criadas ao FC Porto: as nuances táticas apresentadas por Ian Cathro no Estádio do Dragão

As nuances táticas introduzidas por Ian Cathro no jogo do Estoril Praia frente ao FC Porto foram determinantes para a qualidade exibicional apresentada.