Silver falou e Seattle voltou a sonhar

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Quando comecei a estar atento à NBA, há uns bons anos, os Seattle SuperSonics eram uma das equipas a ver. Mesmo longe do seu auge, as cores vibrantes dos equipamentos refletiam-se na força e paixão dos adeptos. Seattle era uma cidade cinzenta onde a chuva governa. Mas dentro do pavilhão, tudo era mais colorido. A equipa da casa jogava melhor ali, os forasteiros pior. Até que alguém decidiu pegar nos Sonics e transformá-los nos Thunder de OKC. Quase dez anos depois, Adam Silver afirmou pela primeira vez que a expansão da NBA é possível e que Seattle será sempre uma das favoritas a receber uma equipa da NBA. Algo que os adeptos dos Sonics têm sonhado desde 2008 e que faz todo o sentido para quem gosta da NBA.

Em 2006, o então dono dos Sonics, Howard Schultz decidiu vender a equipa a um grupo de investidores de Oklahoma City liderados por Clay Bennett, que lhe garantiu que não mudaria a equipa de cidade. Porém, depois de não verem garantidos fundos necessários por parte da cidade de Seattle para a construção de um novo pavilhão, Bennett acordou com a NBA a mudança dos Sonics para Oklahoma. A cidade de Seattle ainda levou o caso a tribunal por haver um contrato de arrendamento do pavilhão em Seattle por parte dos SuperSonics até 2010, o que manteria a equipa na cidade até aí. Mas antes da decisão judicial, a cidade de Seattle e Bennett chegaram a um acordo: Bennett levava o franchise para OKC, mas teria de pagar 45 milhões de dólares à cidade, não usar o nome SuperSonics para a equipa e manter a história dos Sonics.

Payton e Kemp, duas lendas dos Sonics Fonte: NBA
Payton e Kemp, duas lendas dos Sonics
Fonte: NBA

O povo de Seattle ficou destroçado. Foram 41 anos de história, de uma das equipas mais marcantes para qualquer adepto de basquetebol. Um dos pavilhões mais ruidosos da NBA, onde brilharam os campeões Gus Williams, Jack Sikma e Dennis Johnson. A equipa de 95-96 onde pontificavam Gary Payton, Shawn Kemp e Detlef Schrempf, só derrotada pelos poderosos Bulls de Michael Jordan. Os Sonics de Lenny Wilkens, Spencer Haywood ou mais recentemente de Ray Allen e Rashard Lewis e ainda do rookie Kevin Durant. Tudo deitado ao lixo por mau planeamento da cidade, má gestão dos donos do clube e um último dono com segundas intenções.

Mas há luz ao fundo do túnel. Adam Silver tem rejeitado o aumento do número de equipas na NBA. Até que parou de o fazer na semana passada. Numa entrevista ao The Players’ Tribune, o comissário da NBA admitiu que há uma boa possibilidade de isso acontecer no futuro próximo (provavelmente de 30 para 32 equipas), com Seattle na pole-position para (voltar a) receber uma equipa. A história do franchise ficaria, no papel, em OKC. Mas depois da tentativa furada de mover os Kings de Sacramento e sem grandes razões para acreditar na possibilidade de mover uma das equipas existentes para Seattle, esta será sempre a melhor opção e a que mais esperança traz a uma das cidades mais apaixonadas por basquetebol nos Estados Unidos. Os adeptos merecem e a NBA será sempre melhor com os Sonics presentes.

Foto de Capa: NBA

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Matos termina carreira profissional no final da temporada

João Matos vai terminar a sua carreira profissional no final da temporada. O fixo de 39 anos representou sempre o Sporting ao longo de todo o seu percurso.

Chelsea vive nova era e pensa em contratar antigo jogador do Vitória SC

O Chelsea já se encontra a preparar a próxima temporada. Edmond Tapsoba está a ser apontado ao emblema inglês.

A evolução tática do FC Porto rumo ao título e os pontos de crescimento identificados para a próxima época

O FC Porto conquistou o título de campeão nacional, após uma evolução tática consistente e com espaço para crescimento na próxima época.

Mudanças na Formula 1? Já existe um piloto a ser questionado e sucessores estão a ser apontados

Esteban Ocon não está a corresponder às expectativas e pode deixar a Haas durante a presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Enzo Fernández pode ser novela de mercado: há um emblema que está em vantagem para o contratar ao Chelsea

Enzo Fernández pode deixar de ser jogador do Chelsea neste mercado. O argentino é pretendido pelo Manchester City.

O desejo da subida contra o coração: Diogo Paulo reencontra Farense em tom de despedida

Diogo Paulo reencontra o Farense na luta pela subida à Segunda Liga, num embate que dita a despedida do médio do Belenenses.

Atlético Madrid acelera por Bernardo Silva: o ponto das negociações

O Atlético Madrid quer fechar as negociações por Bernardo Silva nos próximos dias, de preferência antes do Mundial 2026.