Última horaBenfica: pérola é disputada por Portugal, Alemanha e Espanha
Publicidade

Trae Young não é Steph Curry

António Pedro Dias · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Foi a comparação imediata aquando da descoberta do jovem Trae Young na Universidade de Oklahoma. O pequeno base estava destinado a ser Stephen Curry porque lança muito – e bem – de longe. Mas a temporada de Young, que até começou discreta, mostra que não é bem assim. O jovem Trae não é Stephen Curry e não há nada de mal com isso.

Trae Young tem a capacidade de acertar lançamentos exteriores que se calhar nem Curry tinha com a sua idade. Mas Curry mudou a NBA, estabeleceu um novo estilo de jogo e abriu portas aos mais pequenos e menos atléticos. Assim, jogadores como Young foram olhados com menos desconfiança na altura de serem escolhidos no draft. Tanto que os Hawks decidiram trocar a sua escolha e abdicar de Luka Doncic, tal era a confiança em Trae.

Mas Young é mais do que um lançador. Aliás, lançador devia ser a segunda caraterística atribuída ao base dos Hawks, logo atrás de playmaker. É aí que Young tem não só sobrevivido, mas surpreendido na sua primeira temporada de NBA. A equipa dos Hawks é fraca, não há como negar. Então, o plano de todas as equipas passa por criar o máximo de dificuldades ao base para que este largue a bola.

Porém, Young já está uns níveis acima daqueles em que devia estar nesse atributo. O mais seguro para um rookie seria soltar logo a bola. Mas Young já tem a experiência adquirida na universidade de que os seus colegas não vão resolver todos os problemas. Então, Young está a aprender e a superar expetativas ao descobrir constantemente a melhor opção quando toda uma defesa se foca em si.

Trae Young com o veterano Vince Carter
Fonte: Atlanta Hawks

É incrível a quantidade de lançamentos completamente isolados que Trae Young consegue criar para os seus colegas, passando as três opções mais óbvias na altura da assistência e descobrindo aquela que mais ninguém no pavilhão viu, mas que faz todos soltarem um “oooohhhh” sempre que acontece. É aqui que Young foge às comparações com Curry e que começa a criar o seu próprio legado na NBA.

Mesmo com um plantel tão fraco, os Hawks de Lloyd Pierce são a equipa mais interessante da liga programada para perder. Young tem muitas arestas por limar. A sua defesa e turnovers estão no topo da lista (só Harden e Westbrook perdem mais a bola). Mas até aí há um ponto a seu favor. Só perde a bola quem a tem, e Young tem-na mais do que quase toda a gente, porque têm confiança nele para isso.

E não há melhor maneira para um rookie crescer. Para além de que estar na mesma lista de Harden e Westbrook na primeira temporada na NBA será sempre um elogio, mesmo que essa lista contabilize perdas de bola. Young joga e faz jogar os Hawks, que devem ser vistos e que este verão acrescentarão mais dois jovens no top 10 do draft.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Atlanta Hawks

António Pedro Dias

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Sporting

Sporting | O que pode dar Paulo Fonseca aos leões

Dez anos depois de ter deixado o futebol português, Paulo Fonseca chega ao Sporting e regressa ao nosso campeonato com uma bagagem competitiva incomparavelmente mais rica. As passagens pela Ucrânia, Itália e França moldaram um treinador de 53 anos que já não vive apenas da estética ofensiva que o notabilizou no início da carreira. Agora, Fonseca traz um equilíbrio muito mais apurado entre a ambição com bola, a capacidade de adaptação ao contexto e uma liderança humana capaz de unir plantéis em momentos de exigência.

Duarte Rêgo · 3 min de leitura
Ler a crónica
Europa League

O caminho da redenção europeia passa por Leiria | Torreense x Ararat Armenia

O Torreense recebe, esta quinta-feira, o Ararat Armenia, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, em encontro relativo à quarta jornada da fase de liga da UEFA Europa League. Frente ao atual campeão arménio, a formação de Torres Vedras procura regressar aos triunfos na competição e somar pontos importantes para continuar na luta pelo apuramento. Ora, as duas equipas chegam a este encontro em momentos distintos nos respetivos campeonatos, mas partilham um percurso europeu negativo nas últimas jornadas. O Torreense, que surpreendeu na estreia ao vencer o Lillestrom, na Noruega, por 1-2, não voltou a conquistar qualquer ponto, tendo perdido diante do Sunderland (1-2) e do Ferencváros (4-1). Do outro lado, o Ararat ainda não conseguiu pontuar, somando três derrotas nos três encontros já disputados.

Raul Saraiva · 6 min de leitura
Ler a crónica
Benfica

Na Luz, não há três vitórias sem quatro | Benfica x Lech Poznan 

Na entrada para quarta jornada da fase de Liga da UEFA Europa League, são cinco as equipas que procuram o pleno de alcançarem quatro vitórias nos quatro jogos. O Benfica é uma das mesmas. Estando em primeiro lugar e com o melhor ataque da competição (dez golos), as águias têm mais um desafio pela frente. O desgaste causado por seis jogos em três semanas e a própria rotatividade do conjunto faz parte do desafio. Dois dos últimos jogos da equipa encarnada (Açores com Santa Clara e em casa com FC Alverca) deixaram patente o cansaço com o qual a equipa de Marco Silva se depara e se torna importante geri-lo da forma mais eficaz possível. Quanto ao jogo em si, não existe dúvidas quanto ao favoritismo das águias. Tem sido uma das duas equipas mais fortes do futebol português na presente época, tal como uma das equipas mais capaz e a chamar a atenção na UEFA Europa League. Embora o apuramento ainda não esteja seguramente alcançado e muito menos o acesso direto aos oitavos de final na competição (oito primeiros classificados), já nada retira aos encarnados o feito de já ter vencido em Milão, a equipa de Rúben Amorim (considerada pela qualidade e estatuto, uma das favoritas) por 2-0 e mais duas goleadas ao Celtic em casa e em Chipre, frente ao Omonia e ambas por 4-1.

Jorge Afonso · 6 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.