Alarcón vence Volta ferida na sua credibilidade

- Advertisement -

Raul Alarcón vestiu em Fafe a camisola amarela, na final da Volta a Portugal 2018, alcançando a sexta vitória consecutiva para o conjunto que representa, a W52/FC Porto. O líder da equipa dos “Dragões” levou ainda para casa três etapas, a camisola da montanha e o prémio do combinado e ajudou a triunfar na classificação coletiva. 

O espanhol, que já tinha ganho a Volta e duas etapas em 2017, é cada vez mais a figura maior do pelotão nacional. Em relação ao domínio da W52/FC Porto, esse não dá sinais de abrandar. Se a primeira semana da Volta deu a sensação de que os azuis e brancos podiam não estar ao nível habitual, a segunda foi mais do mesmo, com o contrarrelógio final como corolário de um domínio avassalador.

O homem que mais luta deu foi o melhor português, Joni Brandão, que ficou pela segunda vez na carreira no lugar mais agridoce. Nas etapas mais duras, o ciclista do Sporting tentou testar a equipa do líder, mas nunca conseguiu deixar Alarcon em dificuldades. Ainda assim, após a ausência do ano passado, foi o regresso de Joni à luta pela Volta e a equipa deu uma boa resposta, com Frederico Figueiredo a terminar no quinto posto.

O pódio foi fechado pelo vencedor da classificação dos pontos e de três etapas, Vicente de Mateos. O polivalente espanhol repetiu o lugar de 2017, mas os seus resultados deixam uma sombra sobre a Volta. De Mateos foi suspenso provisoriamente por anomalias no passaporte biológico, mas acabou por lhe ser permitido que continuasse a correr enquanto corre o processo, ou seja, está no limbo e poderá vir a ser castigado e os resultados desta Volta retirados.

De Mateos venceu três etapas e a camisola verde, apesar de estar a ser investigado pelas autoridades anti-doping espanholas
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

A verdade é que a Volta a Portugal já não tem, por vezes, a melhor imagem internacionalmente, exatamente pela estranheza dos desempenhos demasiado bons de ciclistas que não são capazes de fazer o mesmo tipo de exibições em provas fora de portas e uma situação destas só vem confirmar essa ideia.

Neste caso em particular, nem a equipa nem a organização estiveram bem. A equipa, porque não quis proteger a modalidade e garantir que o processo fosse gerido com a devida razoabilidade. A organização da Volta, pela incoerência, porque não se manifestou sobre este caso, mas, por uma questão idêntica, retirou o convite à Burgos-BH para participar. 

Entretanto, saíram a público informações de que também o vencedor da Juventude, Xuban Errazkin, estará sob investigação por dois controlos positivos no GP Abimota. Mais uma notícia triste e que fere a credibilidade da prova e do desporto. Resta esperar por mais desenvolvimentos.

Fora tudo isso, o principal nome foi o italiano Ricardo Stracchiotti, que venceu as duas chegadas em pelotão compacto desta edição da Volta. O campeão nacional de fundo e de crono, Domingos Gonçalves, também esteve em destaque com vários ataques e uma vitória em etapa, enquanto Rafael Reis, vencedor do prólogo, foi o único a envergar a amarela além do suspeito do costume.

Foi, sem dúvidas, uma excelente Volta, com lutas bem mais interessantes que as edições mais recentes, mas que perde pela previsibilidade do resultado e pelo domínio absoluto de uma só equipa. Ainda assim, a organização esteve melhor quanto ao percurso desenhado – claramente uma melhoria face ao passado mais próximo. Por fim, é de destacar a falta de qualidade das equipas portuguesas para os sprints, em que, apesar de alguns bons esforços de João Matias e Luís Mendonça, se deixaram dominar pelos adversários estrangeiros.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «Tentámos alterar para impedir que a primeira fase do FC Porto pudesse empurrar-nos para trás»

Vasco Seabra fez a análise ao desaire do Arouca frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Eu gosto, às vezes, de colocar os jogadores numa posição mais calma para receber a bola»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Arouca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim elogia atitude do AC Milan na sua estreia oficial e explica celebração apaixonada: «Foi a comemoração de um adepto habituado a comemorar...

Ruben Amorim analisou a vitória do AC Milan sobre o Torino. Técnico teve estreia vitoriosa no primeiro jogo oficial pelos rossoneri.

FC Porto termina a 3ª jornada com registos quase iguais à última temporada e desta vez sem companhia na liderança

O FC Porto voltou a arrancar a época só com vitórias e sem golos sofridos. Registos semelhantes aos de 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Arouca: eis a conferência de imprensa

Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli elogia postura do FC Porto e ressalva: «O Arouca costuma pressionar com outra agressividade e acabaram por baixar metros»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.

Vasco Seabra aponta as melhorias necessárias ao Arouca e enaltece: «Mérito ao FC Porto. Temos de bater palmas quando conseguem impedir-nos de ter bola...

Vasco Seabra analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.