Alarcón vence Volta ferida na sua credibilidade

- Advertisement -

Raul Alarcón vestiu em Fafe a camisola amarela, na final da Volta a Portugal 2018, alcançando a sexta vitória consecutiva para o conjunto que representa, a W52/FC Porto. O líder da equipa dos “Dragões” levou ainda para casa três etapas, a camisola da montanha e o prémio do combinado e ajudou a triunfar na classificação coletiva. 

O espanhol, que já tinha ganho a Volta e duas etapas em 2017, é cada vez mais a figura maior do pelotão nacional. Em relação ao domínio da W52/FC Porto, esse não dá sinais de abrandar. Se a primeira semana da Volta deu a sensação de que os azuis e brancos podiam não estar ao nível habitual, a segunda foi mais do mesmo, com o contrarrelógio final como corolário de um domínio avassalador.

O homem que mais luta deu foi o melhor português, Joni Brandão, que ficou pela segunda vez na carreira no lugar mais agridoce. Nas etapas mais duras, o ciclista do Sporting tentou testar a equipa do líder, mas nunca conseguiu deixar Alarcon em dificuldades. Ainda assim, após a ausência do ano passado, foi o regresso de Joni à luta pela Volta e a equipa deu uma boa resposta, com Frederico Figueiredo a terminar no quinto posto.

O pódio foi fechado pelo vencedor da classificação dos pontos e de três etapas, Vicente de Mateos. O polivalente espanhol repetiu o lugar de 2017, mas os seus resultados deixam uma sombra sobre a Volta. De Mateos foi suspenso provisoriamente por anomalias no passaporte biológico, mas acabou por lhe ser permitido que continuasse a correr enquanto corre o processo, ou seja, está no limbo e poderá vir a ser castigado e os resultados desta Volta retirados.

De Mateos venceu três etapas e a camisola verde, apesar de estar a ser investigado pelas autoridades anti-doping espanholas
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

A verdade é que a Volta a Portugal já não tem, por vezes, a melhor imagem internacionalmente, exatamente pela estranheza dos desempenhos demasiado bons de ciclistas que não são capazes de fazer o mesmo tipo de exibições em provas fora de portas e uma situação destas só vem confirmar essa ideia.

Neste caso em particular, nem a equipa nem a organização estiveram bem. A equipa, porque não quis proteger a modalidade e garantir que o processo fosse gerido com a devida razoabilidade. A organização da Volta, pela incoerência, porque não se manifestou sobre este caso, mas, por uma questão idêntica, retirou o convite à Burgos-BH para participar. 

Entretanto, saíram a público informações de que também o vencedor da Juventude, Xuban Errazkin, estará sob investigação por dois controlos positivos no GP Abimota. Mais uma notícia triste e que fere a credibilidade da prova e do desporto. Resta esperar por mais desenvolvimentos.

Fora tudo isso, o principal nome foi o italiano Ricardo Stracchiotti, que venceu as duas chegadas em pelotão compacto desta edição da Volta. O campeão nacional de fundo e de crono, Domingos Gonçalves, também esteve em destaque com vários ataques e uma vitória em etapa, enquanto Rafael Reis, vencedor do prólogo, foi o único a envergar a amarela além do suspeito do costume.

Foi, sem dúvidas, uma excelente Volta, com lutas bem mais interessantes que as edições mais recentes, mas que perde pela previsibilidade do resultado e pelo domínio absoluto de uma só equipa. Ainda assim, a organização esteve melhor quanto ao percurso desenhado – claramente uma melhoria face ao passado mais próximo. Por fim, é de destacar a falta de qualidade das equipas portuguesas para os sprints, em que, apesar de alguns bons esforços de João Matias e Luís Mendonça, se deixaram dominar pelos adversários estrangeiros.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto de regresso ao Olival: Há ausência autorizada e 3 jovens chamados à sessão de treino

O FC Porto está de regresso aos trabalhos e inicia a preparação ao jogo com o AVS SAD para a jornada 33 da Primeira Liga.

FIFA aumenta castigo a Gianluca Prestianni e avançado pode falhar início do Mundial 2026

Gianluca Prestianni (Benfica) pode vir a falhar o arranque do Mundial 2026. FIFA decidiu ampliar a suspensão do avançado argentino.

APAF alerta para aumento da violência e propõe mudanças estruturais no futebol português

A APAF defendeu no Parlamento um conjunto de medidas estruturais para travar o que descreve como a «normalização do conflito» no desporto.

Alan Shearer elogia Bruno Fernandes: «Não é dos melhores de sempre do Manchester United, mas a culpa não é dele»

Alan Shearer destacou o impacto de Bruno Fernandes no Manchester United, mas lembrou a ausência de títulos coletivos.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana confirma venda em definitivo que vai render 50 mil euros ao Sporting

Ana Capeta vai ser adquirida em definitivo pela Juventus. A avançada está emprestada pelo Sporting, mas vai continuar nos italianos.

Abel Ferreira ergueu o dedo do meio para avançado do Palmeiras: «É o jogador a quem mais dou na cabeça»

Abel Ferreira teve um momento curioso com Flaco López, na vitória do Palmeiras. Treinador explicou momento em conferência de imprensa.

Santa Clara já tomou a decisão quanto ao futuro de Petit: «Acreditámos sempre que era o homem certo»

Petit vai continuar ao leme do Santa Clara. Presidente da SAD dos açorianos confirmou a renovação do treinador.