Alguém para Anna van der Breggen?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTerminou este domingo o Giro Rosa, a prova mais importante do Ciclismo feminino. Numa edição em que faltou a dureza de outros anos, a holandesa Anna van der Breggen continuou a sua época de sonho e venceu a prova italiana pela segunda vez na carreira.

O Giro começou com um contrarrelógio por equipas onde a Boels-Dolmans, equipa de van der Breggen, mostrou ao que vinha e venceu, colocando logo aí a holandesa em vantagem face às suas adversárias da geral. Seria logo na segunda etapa que assumiria a liderança quando, após uma subida perto do final, se isolou com as duas ciclistas que viriam a discutir consigo a classificação geral, Annemiek van Vleuten e Elisa Longo Borghini.

As duas etapas seguintes disputaram-se ao sprint, tendo, ainda assim, implicações para a geral uma vez que, na quarta etapa, um corte no pelotão à passagem da segunda meta volante do dia foi aproveitado para distanciar Annemiek van Vleuten que, apesar do trabalho da sua equipa, Orica – Scott, perdeu nesse dia um minuto e 59 segundos.

Annemiek van Vleuten ainda deu luta a van der Breggen Fonte: Orica-Scott
Annemiek van Vleuten ainda deu luta a van der Breggen
Fonte: Orica-Scott

Van Vleuten respondeu no dia seguinte vencendo o duro contrarrelógio de Sant’elpidio a Mare à frente van der Breggen e Longo Borghini. No entanto, não mais diferenças se fariam entre as principais líderes, apesar das etapas oito e dez terem produzido ataques e seleções no pelotão. No final, Anna van der Breggen ganhou com um minuto e 3 segundos de vantagem sobre Elisa Longho Borghini e um minuto e 39 segundos sobre Annemiek van Vleuten.

Já no ano de 2016, van der Breggen tinha-se sagrado Campeã Olímpica e Europeia, mas este está a ser o ano da sua afirmação como dominadora do pelotão feminino. Na estreia da ‘Tripla das Ardenas’ feminina, a holandesa venceu Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège no espaço de uma semana para igualar o feito de dois homens: Davide Rebellin (2004) e Philippe Gilbert (2011). Seguiu-se a vitória no Tour of California e, agora, vence a mais mítica prova do calendário feminino e é lider do ranking World Tour.

O pelotão liderado por Daniela Reis, única portuguesa em prova Fonte: Daniela Reis
O pelotão liderado por Daniela Reis, única portuguesa em prova
Fonte: Daniela Reis

Integrada na mais forte equipa feminina, a Boels-Dolmans, para onde se mudou este ano, Anna van der Breggen parece querer afirmar-se definitivamente como a cabeça de cartaz do ciclismo feminino e a pergunta que fica no ar é se há quem a possa parar. No Giro Rosa, Annemiek van Vleuten deu luta, mas um erro – e uma equipa que não a conseguiu salvar – numa etapa teoricamente inofensiva custou-lhe caro. E a jovem Katarzyna Niewiadoma, sexta no Giro Rosa, que também brilhou nas ardenas e é segunda no ranking World Tour, também aspira a voos mais altos. Teremos de esperar para ver se este domínio terá continuidade nos próximos anos, mas, para já, parece encontrada a melhor de 2017.

Ainda que longe desse patamar, Daniela Reis que encheu o Ciclismo português de orgulho só pela presença na prova, teve uma primeira participação no Giro Rosa discreta, mas positiva, tendo sido a melhor da sua equipa, a Lares-Waowdeals, ao terminar em 56º da geral e fazendo até um 18º lugar na nona etapa.

Foto de Capa: Boels-Dolmans

Artigo revisto por: Beatriz Silva

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Braga assegura reforço de peso para a frente de ataque

Fabrizio Romano avança que Jonas Wind optou por assinar pelo Braga até 2029, numa altura em que tinha propostas de vários clubes.

Nuno Borges assina estreia vitoriosa em Wimbledon: Português pode enfrentar n.º 1 do Ranking na próxima ronda

Nuno Borges garantiu a passagem à segunda ronda de Wimbledon com uma vitória frente a Tristan Boyer, com parciais de 7-3, 7-5 e 7-5.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Brasil x Japão dos 16 avos de final do Mundial 2026

Brasil e Japão têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Portugal: 9 jogadores em trabalho de ginásio num treino iniciado com minuto de silêncio

O treino de Portugal em Palm Beach desta segunda-feira foi iniciado com um momento de luto pela morte do pai de Ricardo Carvalho.

PUB

Mais Artigos Populares

À atenção do Benfica: Há boas notícias a envolver Amar Dedic

Amar Dedic esteve no primeiro treino de preparação da Bósnia, que vai enfrentar os Estados Unidos nos 16 avos do Mundial 2026.

Eis os onzes oficiais do Brasil x Japão dos 16 avos de final do Mundial 2026

Brasil e Japão têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas seleções.

Torreense vai ao mercado em Espanha e fecha defesa-central

O Torreense garantiu a contratação de Hugo Pérez. Defesa-central espanhol assinará contrato válido até 2029.