Cape Epic: A Rainha do Mountain Bike

- Advertisement -

Há quem lhe chame de “Tour de France do Ciclismo de Montanha”, mas esta autointitula-se como a Corrida Africana Indomável. Na prática, são oito dias – um prólogo e sete etapas – na região sul-africana de Cabo Ocidental e a mais dura competição anual de Mountain Bike (MTB).

A competição foi criada em 2004 – está, por isso, na 15ª edição – e disputa-se em pares. Logo no ano de estreia viu triunfar Karl Platt (nesse ano junto de Mannie Heymans), o alemão que reparte o recorde de 4 vitórias com o suíço Cristiph Sauser e a dinamarquesa Annika Langvad.

Também merecedora de referência é a postura dos organizadores face ao doping. Há tolerância zero para quem agora for apanhado com substâncias ilícitas, mas o mesmo não se aplica a quem foi suspenso antes desta política ser implementada, já que reconhecem o passado negro da modalidade e admitem que seria ingénuo tentar aplicar uma medida dessas. Ou seja, reconhecem que em certas épocas o ciclismo tinha uma outra mentalidade perante este tema e que o importante é que isso não se repita daqui para a frente.

Para a edição 2018, os atletas tiveram de enfrentar 658 quilómetros e um desnível positivo acumulado de 13 530 metros. No total, foram 689 equipas distribuídas pelas diferentes categorias, umas com intenção de obter um bom resultado, outras de amadores que pretendem apenas um desafio aos seus limites. Entre esta segunda categoria, estão também alguns nomes conhecidos do púbico, como Douglas Ryder, o Diretor da equipa World Tour Dimension Data, que se juntou a outra figura pública sul-africana, Jan Scannel, e aproveitou a corrida para angariar fundos para o projeto de solidariedade Qhubeka.

A dupla ibérica ficou às portas do podium final
Fonte: BUFF SCOTT MTB Team

Os vencedores dos masculinos foram Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts, que assumiram a liderança à etapa 3 e não mais a largaram, terminando com uma vantagem de mais de 9 minutos. Em prova estiveram também vários atletas portugueses, com especial destaque para Luis Leão Pinto. O veterano fez par com o espanhol Francesc Guerra Carretero e, além de várias presenças entre os 5 melhores em etapas, conseguiram terminar em 4º lugar da geral final, ficando a cerca de 5 minutos do pódio.

Em femininos, Annika Langvad chegou ao seu quarto triunfo, mas com uma nova parceira. Depois de três títulos (2014, 2015 e 2016) com Ariane Kleinhans, desta vez triunfou na companhia de Kate Courtney, destruindo a oposição e chegando ao final com 46(!) minutos de vantagem sobre as segundas classificadas. Já nos pares mistos, a vitória caiu para um conjunto da casa, os sul-africanos Brennan Anderson e Nicky Giliomee.

Foto de Capa: Cape Epic

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.