Giro d’Italia #1: Três dias de Ciclismo na Albânia

modalidades cabeçalho

Chegados ao primeiro dia de descanso do 108.º Giro d’Italia, é agora a altura ideal de se fazerem contas aos primeiros três dias de prova, plenos de emoções, espetáculo, grandes exibições e desilusões.

Pela primeira vez na sua longa história, a Corsa Rosa iniciou-se em território albanês e, após três dias de competição, segue agora para Itália, onde serão disputadas as restantes 18 etapas.

Mads Pedersen em modo killer

O dinamarquês da Lidl – Trek voltou a mostrar que esta época está melhor do que nunca. Vestiu a maglia rosa após uma vitória ao sprint “tirada a ferros” na primeira jornada, em Tirana, diante da superestrela Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e do venezuelano Orluis Aular (Movistar Team). Finalizou com sucesso um sprint em grupo reduzido depois de todo o incansável trabalho dos colegas de equipa durante a jornada, nomeadamente Giuilio Ciccone e Mathias Vacek.

Embora tenha feito um sólido contrarrelógio na segunda tirada, acabou por perder por um escasso segundo a camisola de líder na segunda jornada, mas voltou a mostrar quem é o verdadeiro “rei da Albânia” na terceira etapa, quando recuperou a maglia rosa com mais uma vitória de etapa ao sprint, vencendo milimetricamente o neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech) e fechando o pódio novamente Orluis Aular.

Joshua Tarling no topo por pouco

O jovem contrarrelogista britânico Josh Tarling (INEOS Grenadiers), o grande favorito à vitória para o curto contrarrelógio de 13.7 km nas ruas de Tirana, conseguiu corresponder ao favoritismo que lhe foi apontado, mas com bastante dificuldade, já que os quase 51km/h de média que marcou no final do percurso apenas chegaram para manter o australiano Jay Vine a pouco mais de 2 segundos (UAE Team Emirates – XRG) e o esloveno Primoz Roglic (Red Bull – BORA – hansgrohe) a menos de um segundo. Josh Tarling sofreu, mas cumpriu com o que lhe competia e “picou já o ponto” no Giro.

Primoz Roglic em grande forma

O veterano esloveno, a liderar a poderosa equipa da Red Bull, esteve sempre bem colocado nas duas etapas em linha disputadas, demonstrando estar plenamente focado na chegada a Roma com a maglia rosa envergada. Mas mais do que o bom posicionamento na primeira e terceira etapas, o que mais surpreendeu os aficionados pela positiva foi o facto de não ter vencido o contrarrelógio da segunda tirada por menos de um segundo, impondo-se a especialistas em contrarrelógios curtos e não superando apenas o supersónico Josh Tarling. A performance no contrarrelógio valeu-lhe até à subida prematura ao topo da classificação geral por um dia. É verdade que ainda muito se encontra por decidir e que só na alta montanha se poderá apurar verdadeiramente o estado de forma de Roglic e dos rivais, mas que o fim de semana de abertura do atual campeão da Vuelta a España foi de alta qualidade, quanto a isso não há dúvidas. Esperemos pelos próximos capítulos…

Desilusões e abandonos

Ninguém vence uma Grande Volta no fim de semana de abertura, mas muita gente perde todas as esperanças nesse fim de semana.

A estrela basca da Soudal Quick – Step, Mikel Landa, abandonou logo na primeira etapa, após cair desamparado nos quilómetros finais da jornada, tendo todas as suas esperanças de vitória se desvanecido nessa queda.

De entre os ciclistas que perderam bastante tempo nas primeiras etapas e que poderiam ter ambições a uma boa classificação geral final, destacam-se ainda: Pello Bilbao (Bahrain – Victorious) e Luke Plapp (Team Jayco AlUla).

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Monteiro
Miguel Monteirohttp://www.bolanarede.pt
O Miguel é um estudante universitário natural do Porto, cuja paixão pelo desporto, fomentada na infância pelos cromos de Futebol que recebia e colava nas cadernetas, considera ser algo indescritível. Espetador assíduo de uma multiplicidade de desportos, tentou também a sua sorte em algumas modalidades, sem grande sucesso, tendo encontrado agora na análise desportiva uma oportunidade para cultivar o seu amor pelo desporto e para partilhar com os demais as suas opiniões, nomeadamente de Ciclismo, modalidade pela qual nutre um carinho especial.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de fechar 3 jogadores do Botafogo de Renato Paiva por 34 milhões de euros

O Nottingham Forest está próximo de contratar três jogadores do Botafogo. Negócio feito na casa dos 34 milhões de euros.

A situação dos guarda-redes do Sporting no mercado

O Sporting conta com alguns guarda-redes sob contrato e existem alguns elementos que podem deixar Alvalade no verão.

Enzo Le Fée oficializado no Sunderland em definitivo após a subida à Premier League

Enzo Le Fée foi confirmado como reforço em definitivo do Sunderland. O médio francês estava no clube por empréstimo da AS Roma.

Benfica começa esta quarta-feira a preparação para o Mundial de Clubes 2025

O Benfica regressa na quarta-feira aos treinos. O conjunto de Bruno Lage vai iniciar a preparação para o Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Ansu Fati muito perto de deixar o Barcelona para rumar à Ligue 1

Ansu Fati está muito perto de mudar-se para o AS Mónaco. O jogador vai chegar do Barcelona por empréstimo com uma opção de compra.

Portugal vence Noruega em jogo de preparação para o Mundial Feminino de Futsal

Portugal derrotou a Noruega num encontro de preparação para o Mundial de Futsal Feminino. Vitória por 2-1.

Rodrigo Gomes: «Estamos a melhorar e prontos para entrar bem no Europeu»

Rodrigo Gomes faz parte da lista de convocados de Rui Jorge para o Euro Sub-21, onde Portugal vai marcar presença.