Giro Rosa: A luta mais esperada

- Advertisement -

Há 12 meses, Annemiek van Vleuten dominou a seu belo prazer a única Grande Volta do calendário feminino. Vencendo três etapas e terminando com mais de quatro minutos de vantagem sobre a segunda classificada, a holandesa conquistou finalmente a prova italiana e confirmou o seu estatuto como figura principal da modalidade.

No entanto, o triunfo da bi-campeã mundial de contrarrelógio, apesar de convincente, pecou pela falta de oposição mais credível. Moolman-Pasio é um bom nome, mas uma segunda linha quando comparada com as ausentes Anna van der Breggen ou Lizzie Deignan ou com a fora de forma Elisa Longo Borghini.

A edição deste ano não terá os mesmos facilitismos e, finalmente, teremos a luta que os adeptos mais esperam nos últimos anos: van Vleuten contra van der Breggen num Giro Rosa com (muita) dureza. As duas holandesas têm sido as dominadores dos últimos três anos, mas o primeiro round de 2017 foi marcado por um Giro pouco comum, em que havia muito pouco onde fazer a diferença e em que van Vleuten perdeu a sua oportunidade num corte numa etapa plana.

Agora, as líderes da Boels-Dolmans e da Mitchelton-Scott terão a oportunidade de se testarem e se levarem ao limite, para nosso benefício que poderemos desfrutar de uma luta para a história do Ciclismo.

O percurso para tal será extremamente acidentada, com um contrarrelógio coletivo a abrir, seguido por duas etapas que tanto poderão dar para um sprint como para movimentações de atletas mais explosivas e um sprint pura ao quarto dia. A primeira etapa de montanha chega à quinta etapa, mas com apenas uma 1ª Categoria. A segunda metade da prova arranca com uma crono-escalada de 12 quilómetros. No dia seguinte, há colinas e um terreno perigoso para quem quiser armadilhar a corrida. As jornadas oito e dez deverão ser para as velocistas e pelo meio fica a etapa rainha, uma chegada em alto a Montasio.

Apesar de duro, o perfil da prova permite muitos dias bem ao jeito das clássicas, o que deverá beneficiar Anna van der Breggen, pelo que van Vleuten terá que aproveitar bem as suas duas principais oportunidades de fazer a diferença, o crono de Teglio e a chegada em alto da penúltima jornada.

Além destas duas estrelas e das suas colegas de equipa Spratt e Hall, também há que ter em conta a italiana Longo Borghini, a polaca Niewiadoma e a jovem prodígio Cecilie Uttrup Ludwig.

Foto de Capa: La Course by Le Tour de France

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.