Giro Rosa: A luta mais esperada

- Advertisement -

Há 12 meses, Annemiek van Vleuten dominou a seu belo prazer a única Grande Volta do calendário feminino. Vencendo três etapas e terminando com mais de quatro minutos de vantagem sobre a segunda classificada, a holandesa conquistou finalmente a prova italiana e confirmou o seu estatuto como figura principal da modalidade.

No entanto, o triunfo da bi-campeã mundial de contrarrelógio, apesar de convincente, pecou pela falta de oposição mais credível. Moolman-Pasio é um bom nome, mas uma segunda linha quando comparada com as ausentes Anna van der Breggen ou Lizzie Deignan ou com a fora de forma Elisa Longo Borghini.

A edição deste ano não terá os mesmos facilitismos e, finalmente, teremos a luta que os adeptos mais esperam nos últimos anos: van Vleuten contra van der Breggen num Giro Rosa com (muita) dureza. As duas holandesas têm sido as dominadores dos últimos três anos, mas o primeiro round de 2017 foi marcado por um Giro pouco comum, em que havia muito pouco onde fazer a diferença e em que van Vleuten perdeu a sua oportunidade num corte numa etapa plana.

Agora, as líderes da Boels-Dolmans e da Mitchelton-Scott terão a oportunidade de se testarem e se levarem ao limite, para nosso benefício que poderemos desfrutar de uma luta para a história do Ciclismo.

O percurso para tal será extremamente acidentada, com um contrarrelógio coletivo a abrir, seguido por duas etapas que tanto poderão dar para um sprint como para movimentações de atletas mais explosivas e um sprint pura ao quarto dia. A primeira etapa de montanha chega à quinta etapa, mas com apenas uma 1ª Categoria. A segunda metade da prova arranca com uma crono-escalada de 12 quilómetros. No dia seguinte, há colinas e um terreno perigoso para quem quiser armadilhar a corrida. As jornadas oito e dez deverão ser para as velocistas e pelo meio fica a etapa rainha, uma chegada em alto a Montasio.

Apesar de duro, o perfil da prova permite muitos dias bem ao jeito das clássicas, o que deverá beneficiar Anna van der Breggen, pelo que van Vleuten terá que aproveitar bem as suas duas principais oportunidades de fazer a diferença, o crono de Teglio e a chegada em alto da penúltima jornada.

Além destas duas estrelas e das suas colegas de equipa Spratt e Hall, também há que ter em conta a italiana Longo Borghini, a polaca Niewiadoma e a jovem prodígio Cecilie Uttrup Ludwig.

Foto de Capa: La Course by Le Tour de France

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Dérbi do Minho: onde ver o Braga x Vitória SC que é destaque na Primeira Liga?

Dia de Dérbi do Minho. O Braga recebe o Vitória SC em nova edição do escaldante duelo da Primeira Liga, desta vez em casa dos arsenalistas.

Jaime Faria faz história e segue para a 2.ª ronda do US Open

Jaime Faria bateu Jenson Brooksby e está na 2.ª ronda do US Open. É a primeira vitória para o português no quadro principal do prestigiado Grand Slam.

Palmeiras de Abel Ferreira volta aos tropeços e Grémio de Luís Castro volta às vitórias no Brasileirão

O Palmeiras de Abel Ferreira voltou a tropeçar. Destino diferente teve o Grémio de Luís Castro que venceu e colocou fim a série de maus resultados.

Rio Ave garante reforço de peso e paga 1,4 milhões de euros por novo avançado

Sebastian Clemmensen está fechado no Rio Ave. Extremo direito dinamarquês chega da Suécia, proveniente do Goteborg.

PUB

Mais Artigos Populares

Transferência de Daniel Bragança para o Torino em risco e Sporting tem 2 problemas para resolver até fim do mercado

O Torino também está interessado em Rolando Mandragora. Caso chegue o médio italiano, Daniel Bragança será descartado pelos italianos.

Al Sharjah de José Morais de regresso às vitórias na Liga dos Emirados Árabes Unidos

José Morais regressou às vitórias e subiu na classificação da Liga dos Emirados Árabes Unidos. O Al Sharjah derrotou o Hatta Club por 3-0.

FC Porto espera pela chegada de mais um reforço a Portugal nas próximas horas

Souza é esperado ainda nesta segunda-feira em Portugal. Lateral esquerdo vai reforçar o setor defensivo do FC Porto por empréstimo.