📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Iúri Leitão: Um corredor talhado para as grandes ocasiões

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com a cidade alemã de Munique a ser, por estes dias, palco dos Campeonatos Europeus Multi Desportivos, foi no Ciclismo de Pista, e por intermédio de Iúri Leitão, que chegou a primeira medalha, e logo de ouro, para as cores lusitanas. Nesse sentido, e por forma a dar a conhecer um pouco mais do seu trajeto, que já conta com vários pontos altos, aqui fica a minha vénia sob a forma de artigo.

A BICICLETA DESDE SEMPRE

Nascido a 3 de julho de 1998, na cidade de Viana do Castelo, é desde bastante cedo que começa a traçar o seu futuro. Ainda antes de completar sete anos, ‘obriga’ os pais a inscrevê-lo numa escola de ciclismo local, pois a relação com a bicicleta era quase que umbilical. De imediato provaria que o investimento dos progenitores colheria frutos, até bem mais cedo que o esperado, vencendo várias competições nos escalões etários mais baixos, o que lhe augurava um futuro bastante risonho. Ele que conjugava as lides académicas e desportivas com o árduo trabalho no campo, auxiliando a família, que daí extraía o seu sustento.

UMA ASCENSÃO METEÓRICA

É no ano de 2015 que o jovem Iúri Gabriel Dantas Leitão se mostra mais a sério ao público especializado, conquistando, entre outras competições, uma etapa da Taça de Portugal de Ciclismo de Pista, em Oliveira do Bairro, bem como sagrando-se campeão nacional na referida vertente para menores de 19 anos. Estes seriam os passos que faltavam para Portugal ver no vianense um atleta de excelência e em quem apostar a breve trecho. Desde então, foi sempre a queimar etapas: basta dizer que, ainda antes de completar 20 anos, Iúri já contava com o título nacional de pista no palmarés, ele que colecionava várias classificações medalháveis em eventos tanto na pista, disciplina predileta, quanto na estrada, onde vai igualmente competindo durante o ano. Convém dizer, a esse respeito, que em estrada um dos pontos mais altos, até ao momento, foi o segundo lugar na geral na Volta a Portugal do Futuro, onde em 2016 conquistou duas “tiradas”.

Arrecada duas etapas na volta ao Alentejo em 2021, onde acaba por se sagrar o camisola verde da competição (vencedor da classificação por pontos). Estas são apenas algumas das conquistas de Leitão em estrada, onde se especializou como sprinter, correndo ainda antes de alcançar o profissionalismo nas seguintes equipas: Sicasal – Constantinos -Delta Cafés, mais tarde apenas Sicasal- Constantinos, Tavfer – Miasindot – Mortágua e ainda na Super Froiz. Isto, até se mudar para a atual estrutura: a Caja Rural- Seguros RGA, onde tem competido em provas da Taça de Espanha com resultados para lá de satisfatórios.

Contudo, é na pista onde se tem focado priomordialmente. Da sua ainda curta carreira internacional, mas já bastante preenchida de sucessos, destacam-se: três medalhas, uma de cada metal, nos Europeus de 2020 realizados em solo búlgaro, o vice-título mundial de perseguição em França e vários outros sucessos enquanto sub23.

O que aconteceu no passado sábado foi a confirmação do minhoto como um dos mais valiosos talentos na pista a nível mundial, reforçando assim o trabalho da nossa Federação, que tanto tem promovido e apostado na disciplina de pista, com infraestruturas como o sublime Velódromo de Sangalhos, que tem possibilitado que nomes como os dos manos Oliveira, Ivo e Rui, ou o de Maria Martins apresentem cada vez mais resultados de monta.

O brilhante título de Iúri resultaria de um prematuro ataque, que levou o patrício a dar duas voltas de avanço sob a concorrência, gerindo o esforço e controlando a prova eximiamente rumo ao estrelato.

Conquistas como esta enaltecem toda a garra, espírito de trabalho e de luta que fazem do ciclista uma referência e um nome de presente e futuro do ciclismo e do desporto lusitano.

O BNR felicita o atleta e restante corpo técnico nacional por mais esta alegria. Que venham muitas mais!

Foto de Capa: COP

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.